THE CHALLENGES TO THE CONSOLIDATION OF A FEDERAL NETWORK OF PROFESSIONAL, SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL EDUCATION IN BRAZIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geo UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/38134 |
Resumo: | A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFPCT) é constituída por um conjunto de 643 unidades de ensino federais distribuídas por todos os estados brasileiros. São instituições que vem assumindo uma relevância não só do ponto de vista educacional como também social em função de sua capilaridade no território, do conjunto de cursos em diferentes níveis e modalidades ofertados bem como devido ao seu papel na implementação de programas governamentais. Pela abrangência de seus objetivos e pela heterogeneidade das instituições que a compõem enfrenta desafios no que se refere ao equilíbrio entre forças de coesão e de dispersão no seu interior. Tais desafios serão abordados aqui com base na trajetória histórica de constituição da rede, da identificação de sua distribuição territorial bem como do papel daqueles cursos que têm assumido uma posição de destaque no cenário dos Institutos Federais: as licenciaturas. |
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THE CHALLENGES TO THE CONSOLIDATION OF A FEDERAL NETWORK OF PROFESSIONAL, SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL EDUCATION IN BRAZILOS DESAFIOS À CONSOLIDAÇÃO DE UMA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO BRASILRede Federal de Educação Profissional. Científica e Tecnológica. Licenciaturas. desafiosFederal Network of Professional. Scientific and Technological Education. teacher training. challengesA Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFPCT) é constituída por um conjunto de 643 unidades de ensino federais distribuídas por todos os estados brasileiros. São instituições que vem assumindo uma relevância não só do ponto de vista educacional como também social em função de sua capilaridade no território, do conjunto de cursos em diferentes níveis e modalidades ofertados bem como devido ao seu papel na implementação de programas governamentais. Pela abrangência de seus objetivos e pela heterogeneidade das instituições que a compõem enfrenta desafios no que se refere ao equilíbrio entre forças de coesão e de dispersão no seu interior. Tais desafios serão abordados aqui com base na trajetória histórica de constituição da rede, da identificação de sua distribuição territorial bem como do papel daqueles cursos que têm assumido uma posição de destaque no cenário dos Institutos Federais: as licenciaturas.The Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education is consisted of a set of 643 federal units distributed throughout the Brazilian states. Those are institutions that are assuming an educational and social relevance due to its capillarity in the territory, the set of courses at different levels and modalities offered as well as its role in the implementation of governmental programs. Because of the scope of its objectives and the heterogeneity that are comprised faces challenges in terms of the balance between forces of cohesion and dispersion within it. These challenges will be addressed here based on the historical trajectory of the establishment of the network, the identification of its territorial distribution as well as the role of those courses that have assumed a prominent position in this context: teacher training.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/3813410.12957/geouerj.2020.38134Geo UERJ; n. 36 (2020): Jan/Jun - Políticas Públicas e Território: análise da agenda pública na segunda década do século XXI; e381341981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/38134/33786Copyright (c) 2020 Linovaldo Miranda Lemosinfo:eu-repo/semantics/openAccessLemos, Linovaldo Miranda2022-02-20T22:17:01Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/38134Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2022-02-20T22:17:01Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFPCT) é constituída por um conjunto de 643 unidades de ensino federais distribuídas por todos os estados brasileiros. São instituições que vem assumindo uma relevância não só do ponto de vista educacional como também social em função de sua capilaridade no território, do conjunto de cursos em diferentes níveis e modalidades ofertados bem como devido ao seu papel na implementação de programas governamentais. Pela abrangência de seus objetivos e pela heterogeneidade das instituições que a compõem enfrenta desafios no que se refere ao equilíbrio entre forças de coesão e de dispersão no seu interior. Tais desafios serão abordados aqui com base na trajetória histórica de constituição da rede, da identificação de sua distribuição territorial bem como do papel daqueles cursos que têm assumido uma posição de destaque no cenário dos Institutos Federais: as licenciaturas. |
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