Cultura de escola: entre as coisas e as memórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rogério
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643753
Resumo: O estudo ora exposto procura demonstrar que a cultura da escola se desdobra em duas áreas de referência fundamentais: a) o que tem sido chamado cultura material da escola, constituída pelo universo de objectos e instrumentos utilizados no exercício da actividade de ensino/aprendizagem e b) o discurso instituinte desse mesmo projecto, o qual envolve no mesmo movimento a relação de aprendizagem e a relação interpessoal. Para analisar este último aspecto da cultura da escola, recorremos preferencialmente a egodocumentos, reduzidos desta vez a um breve conjunto de documentos escritos a pedido do investigador e centrados em torno da acçãolrelação entre professor e aluno na escola primária portuguesa dos finais do século XX. Tais depoimentos foram expressamente elaborados para este trabalho, cuja finalidade não foi todavia explicitada aos autores dos testemunhos.Abstract:This study is intended to show that school culture unfolds itself in two very important reference areas. One is what has been called school material eulture, and is constituted by the set of objects and instruments used in the teaching / learning activity. The other one is the instituting discourse of this same project, which involves the learning and interpersonal relationships together. To analyze this last aspect of school culture, we have resorted especially to ego-documents, this time reduced to a brief set of documents written after required for the investigation and focusing on the action / relationship between teachers and students in Porruguese primary schools at the end of the 20'10century. The testimonies taken were especially prepared for this work, although the intentions behind them have nor been declared to their authors.Key words: School-teacher. Punishment. Culture. Material
id UNICAMP-18_425bdfbc1a48bb022c95e6d895343b7b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643753
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Cultura de escola: entre as coisas e as memóriasEscola-professor(a). Castigo. Cultura. MaterialEducaçãoO estudo ora exposto procura demonstrar que a cultura da escola se desdobra em duas áreas de referência fundamentais: a) o que tem sido chamado cultura material da escola, constituída pelo universo de objectos e instrumentos utilizados no exercício da actividade de ensino/aprendizagem e b) o discurso instituinte desse mesmo projecto, o qual envolve no mesmo movimento a relação de aprendizagem e a relação interpessoal. Para analisar este último aspecto da cultura da escola, recorremos preferencialmente a egodocumentos, reduzidos desta vez a um breve conjunto de documentos escritos a pedido do investigador e centrados em torno da acçãolrelação entre professor e aluno na escola primária portuguesa dos finais do século XX. Tais depoimentos foram expressamente elaborados para este trabalho, cuja finalidade não foi todavia explicitada aos autores dos testemunhos.Abstract:This study is intended to show that school culture unfolds itself in two very important reference areas. One is what has been called school material eulture, and is constituted by the set of objects and instruments used in the teaching / learning activity. The other one is the instituting discourse of this same project, which involves the learning and interpersonal relationships together. To analyze this last aspect of school culture, we have resorted especially to ego-documents, this time reduced to a brief set of documents written after required for the investigation and focusing on the action / relationship between teachers and students in Porruguese primary schools at the end of the 20'10century. The testimonies taken were especially prepared for this work, although the intentions behind them have nor been declared to their authors.Key words: School-teacher. Punishment. Culture. MaterialUniversidade Estadual de Campinas2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643753Pro-Posições; Vol. 16 No. 1: jan./abr.2005[46]; 19-39Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 1: jan./abr.2005[46]; 19-39Pro-Posições; v. 16 n. 1: jan./abr.2005[46]; 19-391980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643753/11268Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Rogério2016-03-01T13:45:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643753Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-01T13:45:17Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura de escola: entre as coisas e as memórias
title Cultura de escola: entre as coisas e as memórias
spellingShingle Cultura de escola: entre as coisas e as memórias
Fernandes, Rogério
Escola-professor(a). Castigo. Cultura. Material
Educação
title_short Cultura de escola: entre as coisas e as memórias
title_full Cultura de escola: entre as coisas e as memórias
title_fullStr Cultura de escola: entre as coisas e as memórias
title_full_unstemmed Cultura de escola: entre as coisas e as memórias
title_sort Cultura de escola: entre as coisas e as memórias
author Fernandes, Rogério
author_facet Fernandes, Rogério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Escola-professor(a). Castigo. Cultura. Material
Educação
topic Escola-professor(a). Castigo. Cultura. Material
Educação
description O estudo ora exposto procura demonstrar que a cultura da escola se desdobra em duas áreas de referência fundamentais: a) o que tem sido chamado cultura material da escola, constituída pelo universo de objectos e instrumentos utilizados no exercício da actividade de ensino/aprendizagem e b) o discurso instituinte desse mesmo projecto, o qual envolve no mesmo movimento a relação de aprendizagem e a relação interpessoal. Para analisar este último aspecto da cultura da escola, recorremos preferencialmente a egodocumentos, reduzidos desta vez a um breve conjunto de documentos escritos a pedido do investigador e centrados em torno da acçãolrelação entre professor e aluno na escola primária portuguesa dos finais do século XX. Tais depoimentos foram expressamente elaborados para este trabalho, cuja finalidade não foi todavia explicitada aos autores dos testemunhos.Abstract:This study is intended to show that school culture unfolds itself in two very important reference areas. One is what has been called school material eulture, and is constituted by the set of objects and instruments used in the teaching / learning activity. The other one is the instituting discourse of this same project, which involves the learning and interpersonal relationships together. To analyze this last aspect of school culture, we have resorted especially to ego-documents, this time reduced to a brief set of documents written after required for the investigation and focusing on the action / relationship between teachers and students in Porruguese primary schools at the end of the 20'10century. The testimonies taken were especially prepared for this work, although the intentions behind them have nor been declared to their authors.Key words: School-teacher. Punishment. Culture. Material
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643753
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643753/11268
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 16 No. 1: jan./abr.2005[46]; 19-39
Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 1: jan./abr.2005[46]; 19-39
Pro-Posições; v. 16 n. 1: jan./abr.2005[46]; 19-39
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186129674240