Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giraldi, Luciana Ponce Bellido
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642381
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é problematizar práticas docentes observadas em sete turmas, distribuídas entre quatro unidades de ensino, com o intuito de contextualizar diferenças e aproximações entre as práticas estabelecidas em cada ambiente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter longitudinal, que contou com o emprego de diversos instrumentos e com a contribuição de professores e alunos. Como resultado deste estudo, notou-se que, embora houvesse proximidades entre as práticas acompanhadas em distintas turmas, expressas por perguntas, exemplos, atividades, correções e tarefas, baseadas em um padrão macrossocial, também se fizeram presentes diferenças, sopesadas nas singularidades dos contextos, atreladas às características docentes, à composição e aos posicionamentos dos alunos atendidos.Palavras-chave: Práticas docentes. Salas de aulas. Ensino Fundamental. Contextos escolaresAbstract This article discusses the variability of teaching practices in order to understand its causes. Based on a qualitative, longitudinal research developed in seven classes, distributed among four schools, the article shows that although similarities among teaching practices were quite common in terms of types of questions, examples, activities, exercise corrections and homework, based on a macro-social standard, differences were also present, associated with the singularities of contexts, the teacher’s characteristics, and the composition and behavior of the students concerned.Keywords: teaching practices, classrooms, elementary education, school contexts
id UNICAMP-18_48d767a3cab251d25f133d730631541f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642381
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolaresO objetivo da presente pesquisa é problematizar práticas docentes observadas em sete turmas, distribuídas entre quatro unidades de ensino, com o intuito de contextualizar diferenças e aproximações entre as práticas estabelecidas em cada ambiente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter longitudinal, que contou com o emprego de diversos instrumentos e com a contribuição de professores e alunos. Como resultado deste estudo, notou-se que, embora houvesse proximidades entre as práticas acompanhadas em distintas turmas, expressas por perguntas, exemplos, atividades, correções e tarefas, baseadas em um padrão macrossocial, também se fizeram presentes diferenças, sopesadas nas singularidades dos contextos, atreladas às características docentes, à composição e aos posicionamentos dos alunos atendidos.Palavras-chave: Práticas docentes. Salas de aulas. Ensino Fundamental. Contextos escolaresAbstract This article discusses the variability of teaching practices in order to understand its causes. Based on a qualitative, longitudinal research developed in seven classes, distributed among four schools, the article shows that although similarities among teaching practices were quite common in terms of types of questions, examples, activities, exercise corrections and homework, based on a macro-social standard, differences were also present, associated with the singularities of contexts, the teacher’s characteristics, and the composition and behavior of the students concerned.Keywords: teaching practices, classrooms, elementary education, school contextsUniversidade Estadual de Campinas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642381Pro-Posições; Vol. 26 No. 3: set./dez.2015 [78]; 239-255Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 3: set./dez.2015 [78]; 239-255Pro-Posições; v. 26 n. 3: set./dez.2015 [78]; 239-2551980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642381/9898Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiraldi, Luciana Ponce BellidoSigolo, Silvia Regina Ricco Lucato2016-04-07T13:43:55Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642381Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-04-07T13:43:55Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares
title Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares
spellingShingle Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares
Giraldi, Luciana Ponce Bellido
title_short Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares
title_full Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares
title_fullStr Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares
title_full_unstemmed Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares
title_sort Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares
author Giraldi, Luciana Ponce Bellido
author_facet Giraldi, Luciana Ponce Bellido
Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato
author_role author
author2 Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giraldi, Luciana Ponce Bellido
Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato
description O objetivo da presente pesquisa é problematizar práticas docentes observadas em sete turmas, distribuídas entre quatro unidades de ensino, com o intuito de contextualizar diferenças e aproximações entre as práticas estabelecidas em cada ambiente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter longitudinal, que contou com o emprego de diversos instrumentos e com a contribuição de professores e alunos. Como resultado deste estudo, notou-se que, embora houvesse proximidades entre as práticas acompanhadas em distintas turmas, expressas por perguntas, exemplos, atividades, correções e tarefas, baseadas em um padrão macrossocial, também se fizeram presentes diferenças, sopesadas nas singularidades dos contextos, atreladas às características docentes, à composição e aos posicionamentos dos alunos atendidos.Palavras-chave: Práticas docentes. Salas de aulas. Ensino Fundamental. Contextos escolaresAbstract This article discusses the variability of teaching practices in order to understand its causes. Based on a qualitative, longitudinal research developed in seven classes, distributed among four schools, the article shows that although similarities among teaching practices were quite common in terms of types of questions, examples, activities, exercise corrections and homework, based on a macro-social standard, differences were also present, associated with the singularities of contexts, the teacher’s characteristics, and the composition and behavior of the students concerned.Keywords: teaching practices, classrooms, elementary education, school contexts
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642381
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642381/9898
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 26 No. 3: set./dez.2015 [78]; 239-255
Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 3: set./dez.2015 [78]; 239-255
Pro-Posições; v. 26 n. 3: set./dez.2015 [78]; 239-255
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217183862652928