Imigração e educação: discutindo algumas pistas de pesquisa'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demartini, Zeila de Brito Fabri
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643802
Resumo: Na história da educação são muitas as questões permeando a abordagem de qualquer tema e que, por vezes, demandam uma atenção talvez maior quando se trabalha com uma problemática por natureza já tão complexa: as relações entre diferentes grupos de imigrantes e o campo educacional. Discutimos aqui alguns pontos - que consideramos imporrantes para a pesquisa em história da educação - que se referem à presença de imigrantes na sociedade de adoção; estas reflexões foram surgindo das pesquisas que realizamos com diferentes grupos de imigrantes que chegaram ao Estado de São Paulo no final do século XIX e primeiras décadas do século XX: porrugueses, japoneses e alemães. Nossas preocupações foram as vivências e as representações das famílias destes diferentes tipos de imigrantes, o que implicou o trabalho com diferentes fontes e com as várias gerações de famílias da capital e do interior para a compreensão da inserção das mesmas neste novo contextO. Anotamos algumas pistas que podem permitir um aprofundamentO dos estudos para o estabelecimento de perspectivas histórico-comparadas sobre imigração e educaçãoAbstract:In the hisrory of education rhere are many questions that pervade the approach of every subject. Sometimes they demand grearer arrention when one srudies rhe complex issue of rhe relarionship berween different groups ofimmigranrs and rhe educarional field. Here we discuss some points we regard as imporrant for the research on rhe histOry of education, related to the presence ofimmigrants in the sociery of adoption. These reflections emerged from researches carried out with different groups of immigrants that arrived in rhe Srate of São Paulo at rhe end of the 19'1. and during the firsr decades of rhe 20'1. century: Portugucse, ]apanese and German immigrants. Our worrics have been the ways oflife and rhc representations of these different types of immigrants' families, and this led us to work with different sourccs and several generations in order ro understand the inserrion of rhese families in this new context. We used some cIues that may allow a deeper srudy in order to establish histOrical-comparative perspectives on immigration and education.Keywords: Immigrarion and education. Hisrory of education. Research methodology
id UNICAMP-18_57a0afb5518d891feb840e1efd8087bd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643802
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Imigração e educação: discutindo algumas pistas de pesquisa'Imigração e educação. História da educação. Metodologia de pesquisaEducaçãoNa história da educação são muitas as questões permeando a abordagem de qualquer tema e que, por vezes, demandam uma atenção talvez maior quando se trabalha com uma problemática por natureza já tão complexa: as relações entre diferentes grupos de imigrantes e o campo educacional. Discutimos aqui alguns pontos - que consideramos imporrantes para a pesquisa em história da educação - que se referem à presença de imigrantes na sociedade de adoção; estas reflexões foram surgindo das pesquisas que realizamos com diferentes grupos de imigrantes que chegaram ao Estado de São Paulo no final do século XIX e primeiras décadas do século XX: porrugueses, japoneses e alemães. Nossas preocupações foram as vivências e as representações das famílias destes diferentes tipos de imigrantes, o que implicou o trabalho com diferentes fontes e com as várias gerações de famílias da capital e do interior para a compreensão da inserção das mesmas neste novo contextO. Anotamos algumas pistas que podem permitir um aprofundamentO dos estudos para o estabelecimento de perspectivas histórico-comparadas sobre imigração e educaçãoAbstract:In the hisrory of education rhere are many questions that pervade the approach of every subject. Sometimes they demand grearer arrention when one srudies rhe complex issue of rhe relarionship berween different groups ofimmigranrs and rhe educarional field. Here we discuss some points we regard as imporrant for the research on rhe histOry of education, related to the presence ofimmigrants in the sociery of adoption. These reflections emerged from researches carried out with different groups of immigrants that arrived in rhe Srate of São Paulo at rhe end of the 19'1. and during the firsr decades of rhe 20'1. century: Portugucse, ]apanese and German immigrants. Our worrics have been the ways oflife and rhc representations of these different types of immigrants' families, and this led us to work with different sourccs and several generations in order ro understand the inserrion of rhese families in this new context. We used some cIues that may allow a deeper srudy in order to establish histOrical-comparative perspectives on immigration and education.Keywords: Immigrarion and education. Hisrory of education. Research methodologyUniversidade Estadual de Campinas2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643802Pro-Posições; Vol. 15 No. 3: set./dez.2004[45]; 215-228Pro-Posições; Vol. 15 Núm. 3: set./dez.2004[45]; 215-228Pro-Posições; v. 15 n. 3: set./dez.2004[45]; 215-2281980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643802/11294Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDemartini, Zeila de Brito Fabri2016-03-03T13:59:18Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643802Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-03T13:59:18Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imigração e educação: discutindo algumas pistas de pesquisa'
title Imigração e educação: discutindo algumas pistas de pesquisa'
spellingShingle Imigração e educação: discutindo algumas pistas de pesquisa'
Demartini, Zeila de Brito Fabri
Imigração e educação. História da educação. Metodologia de pesquisa
Educação
title_short Imigração e educação: discutindo algumas pistas de pesquisa'
title_full Imigração e educação: discutindo algumas pistas de pesquisa'
title_fullStr Imigração e educação: discutindo algumas pistas de pesquisa'
title_full_unstemmed Imigração e educação: discutindo algumas pistas de pesquisa'
title_sort Imigração e educação: discutindo algumas pistas de pesquisa'
author Demartini, Zeila de Brito Fabri
author_facet Demartini, Zeila de Brito Fabri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Demartini, Zeila de Brito Fabri
dc.subject.por.fl_str_mv Imigração e educação. História da educação. Metodologia de pesquisa
Educação
topic Imigração e educação. História da educação. Metodologia de pesquisa
Educação
description Na história da educação são muitas as questões permeando a abordagem de qualquer tema e que, por vezes, demandam uma atenção talvez maior quando se trabalha com uma problemática por natureza já tão complexa: as relações entre diferentes grupos de imigrantes e o campo educacional. Discutimos aqui alguns pontos - que consideramos imporrantes para a pesquisa em história da educação - que se referem à presença de imigrantes na sociedade de adoção; estas reflexões foram surgindo das pesquisas que realizamos com diferentes grupos de imigrantes que chegaram ao Estado de São Paulo no final do século XIX e primeiras décadas do século XX: porrugueses, japoneses e alemães. Nossas preocupações foram as vivências e as representações das famílias destes diferentes tipos de imigrantes, o que implicou o trabalho com diferentes fontes e com as várias gerações de famílias da capital e do interior para a compreensão da inserção das mesmas neste novo contextO. Anotamos algumas pistas que podem permitir um aprofundamentO dos estudos para o estabelecimento de perspectivas histórico-comparadas sobre imigração e educaçãoAbstract:In the hisrory of education rhere are many questions that pervade the approach of every subject. Sometimes they demand grearer arrention when one srudies rhe complex issue of rhe relarionship berween different groups ofimmigranrs and rhe educarional field. Here we discuss some points we regard as imporrant for the research on rhe histOry of education, related to the presence ofimmigrants in the sociery of adoption. These reflections emerged from researches carried out with different groups of immigrants that arrived in rhe Srate of São Paulo at rhe end of the 19'1. and during the firsr decades of rhe 20'1. century: Portugucse, ]apanese and German immigrants. Our worrics have been the ways oflife and rhc representations of these different types of immigrants' families, and this led us to work with different sourccs and several generations in order ro understand the inserrion of rhese families in this new context. We used some cIues that may allow a deeper srudy in order to establish histOrical-comparative perspectives on immigration and education.Keywords: Immigrarion and education. Hisrory of education. Research methodology
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643802
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643802/11294
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 15 No. 3: set./dez.2004[45]; 215-228
Pro-Posições; Vol. 15 Núm. 3: set./dez.2004[45]; 215-228
Pro-Posições; v. 15 n. 3: set./dez.2004[45]; 215-228
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186165325824