Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Acácia A. Angeli
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644201
Resumo: O presente trabalho avaliou a eficácia de um programa psicopedagógico para estudantes universitários iniciantes, selecionados através do Teste de Cloze e divididos em dois grupos: Experimental (N=22) e Controle (N=22). O programa foi desenvolvido em trinta e duas sessões e incluiu, além do treino de compreensão em leitura, a orientação de hábitos de estudo e uso da biblioteca. Os resultados não demonstraram superioridade do Grupo Experimental na compreensão em leitura, mas evidenciaram aumentos significativos no desempenho acadêmico dos sujeitos e melhoras qualitativas em seus hábitos de estudo. Palavras-chaves: Leitura; Leitura de Cloze; Ensino superior; Psicopedagogia no 3º grau; hábitos de estudo de universitários.AbstractThis experimental study evaluated the effectiveness of a psychopedagogical program for beginning undergraduate students selected through the Cloze Test and divided in two groups: the experimental (N=22) and the control group (N=22). The program was developed in thirty-two sessions and included training in reading comprehension and guidance in study habits and library use. The results did not show greater achievement of the experimental group in reading comprehension but indicated significant increase in academic performance and qualitative improvements in study habits.Dcscriptors: Student reading in higher education;. Cloze Technique; Study habits of undergraduate students. Psychopedagogy in higher education
id UNICAMP-18_8193a01f11baf696fc84e241ccf7eaed
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644201
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudoLeitura. Leitura de Cloze. Ensino superior. Psicopedagogia no 3º grau. hábitos de estudo de universitáriosEducaçãoO presente trabalho avaliou a eficácia de um programa psicopedagógico para estudantes universitários iniciantes, selecionados através do Teste de Cloze e divididos em dois grupos: Experimental (N=22) e Controle (N=22). O programa foi desenvolvido em trinta e duas sessões e incluiu, além do treino de compreensão em leitura, a orientação de hábitos de estudo e uso da biblioteca. Os resultados não demonstraram superioridade do Grupo Experimental na compreensão em leitura, mas evidenciaram aumentos significativos no desempenho acadêmico dos sujeitos e melhoras qualitativas em seus hábitos de estudo. Palavras-chaves: Leitura; Leitura de Cloze; Ensino superior; Psicopedagogia no 3º grau; hábitos de estudo de universitários.AbstractThis experimental study evaluated the effectiveness of a psychopedagogical program for beginning undergraduate students selected through the Cloze Test and divided in two groups: the experimental (N=22) and the control group (N=22). The program was developed in thirty-two sessions and included training in reading comprehension and guidance in study habits and library use. The results did not show greater achievement of the experimental group in reading comprehension but indicated significant increase in academic performance and qualitative improvements in study habits.Dcscriptors: Student reading in higher education;. Cloze Technique; Study habits of undergraduate students. Psychopedagogy in higher educationUniversidade Estadual de Campinas2016-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644201Pro-Posições; Vol. 8 No. 1: mar./1997[22]; 27-37Pro-Posições; Vol. 8 Núm. 1: mar./1997[22]; 27-37Pro-Posições; v. 8 n. 1: mar./1997[22]; 27-371980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644201/11631Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Acácia A. Angeli2016-03-14T15:03:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644201Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-14T15:03:17Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo
title Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo
spellingShingle Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo
Santos, Acácia A. Angeli
Leitura. Leitura de Cloze. Ensino superior. Psicopedagogia no 3º grau. hábitos de estudo de universitários
Educação
title_short Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo
title_full Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo
title_fullStr Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo
title_full_unstemmed Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo
title_sort Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo
author Santos, Acácia A. Angeli
author_facet Santos, Acácia A. Angeli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Acácia A. Angeli
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Leitura de Cloze. Ensino superior. Psicopedagogia no 3º grau. hábitos de estudo de universitários
Educação
topic Leitura. Leitura de Cloze. Ensino superior. Psicopedagogia no 3º grau. hábitos de estudo de universitários
Educação
description O presente trabalho avaliou a eficácia de um programa psicopedagógico para estudantes universitários iniciantes, selecionados através do Teste de Cloze e divididos em dois grupos: Experimental (N=22) e Controle (N=22). O programa foi desenvolvido em trinta e duas sessões e incluiu, além do treino de compreensão em leitura, a orientação de hábitos de estudo e uso da biblioteca. Os resultados não demonstraram superioridade do Grupo Experimental na compreensão em leitura, mas evidenciaram aumentos significativos no desempenho acadêmico dos sujeitos e melhoras qualitativas em seus hábitos de estudo. Palavras-chaves: Leitura; Leitura de Cloze; Ensino superior; Psicopedagogia no 3º grau; hábitos de estudo de universitários.AbstractThis experimental study evaluated the effectiveness of a psychopedagogical program for beginning undergraduate students selected through the Cloze Test and divided in two groups: the experimental (N=22) and the control group (N=22). The program was developed in thirty-two sessions and included training in reading comprehension and guidance in study habits and library use. The results did not show greater achievement of the experimental group in reading comprehension but indicated significant increase in academic performance and qualitative improvements in study habits.Dcscriptors: Student reading in higher education;. Cloze Technique; Study habits of undergraduate students. Psychopedagogy in higher education
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644201
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644201/11631
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 8 No. 1: mar./1997[22]; 27-37
Pro-Posições; Vol. 8 Núm. 1: mar./1997[22]; 27-37
Pro-Posições; v. 8 n. 1: mar./1997[22]; 27-37
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217187418374144