Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644201 |
Resumo: | O presente trabalho avaliou a eficácia de um programa psicopedagógico para estudantes universitários iniciantes, selecionados através do Teste de Cloze e divididos em dois grupos: Experimental (N=22) e Controle (N=22). O programa foi desenvolvido em trinta e duas sessões e incluiu, além do treino de compreensão em leitura, a orientação de hábitos de estudo e uso da biblioteca. Os resultados não demonstraram superioridade do Grupo Experimental na compreensão em leitura, mas evidenciaram aumentos significativos no desempenho acadêmico dos sujeitos e melhoras qualitativas em seus hábitos de estudo. Palavras-chaves: Leitura; Leitura de Cloze; Ensino superior; Psicopedagogia no 3º grau; hábitos de estudo de universitários.AbstractThis experimental study evaluated the effectiveness of a psychopedagogical program for beginning undergraduate students selected through the Cloze Test and divided in two groups: the experimental (N=22) and the control group (N=22). The program was developed in thirty-two sessions and included training in reading comprehension and guidance in study habits and library use. The results did not show greater achievement of the experimental group in reading comprehension but indicated significant increase in academic performance and qualitative improvements in study habits.Dcscriptors: Student reading in higher education;. Cloze Technique; Study habits of undergraduate students. Psychopedagogy in higher education |
id |
UNICAMP-18_8193a01f11baf696fc84e241ccf7eaed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644201 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudoLeitura. Leitura de Cloze. Ensino superior. Psicopedagogia no 3º grau. hábitos de estudo de universitáriosEducaçãoO presente trabalho avaliou a eficácia de um programa psicopedagógico para estudantes universitários iniciantes, selecionados através do Teste de Cloze e divididos em dois grupos: Experimental (N=22) e Controle (N=22). O programa foi desenvolvido em trinta e duas sessões e incluiu, além do treino de compreensão em leitura, a orientação de hábitos de estudo e uso da biblioteca. Os resultados não demonstraram superioridade do Grupo Experimental na compreensão em leitura, mas evidenciaram aumentos significativos no desempenho acadêmico dos sujeitos e melhoras qualitativas em seus hábitos de estudo. Palavras-chaves: Leitura; Leitura de Cloze; Ensino superior; Psicopedagogia no 3º grau; hábitos de estudo de universitários.AbstractThis experimental study evaluated the effectiveness of a psychopedagogical program for beginning undergraduate students selected through the Cloze Test and divided in two groups: the experimental (N=22) and the control group (N=22). The program was developed in thirty-two sessions and included training in reading comprehension and guidance in study habits and library use. The results did not show greater achievement of the experimental group in reading comprehension but indicated significant increase in academic performance and qualitative improvements in study habits.Dcscriptors: Student reading in higher education;. Cloze Technique; Study habits of undergraduate students. Psychopedagogy in higher educationUniversidade Estadual de Campinas2016-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644201Pro-Posições; Vol. 8 No. 1: mar./1997[22]; 27-37Pro-Posições; Vol. 8 Núm. 1: mar./1997[22]; 27-37Pro-Posições; v. 8 n. 1: mar./1997[22]; 27-371980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644201/11631Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Acácia A. Angeli2016-03-14T15:03:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644201Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-14T15:03:17Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo |
title |
Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo |
spellingShingle |
Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo Santos, Acácia A. Angeli Leitura. Leitura de Cloze. Ensino superior. Psicopedagogia no 3º grau. hábitos de estudo de universitários Educação |
title_short |
Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo |
title_full |
Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo |
title_fullStr |
Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo |
title_full_unstemmed |
Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo |
title_sort |
Psicopedagogia no 3° grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo |
author |
Santos, Acácia A. Angeli |
author_facet |
Santos, Acácia A. Angeli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Acácia A. Angeli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. Leitura de Cloze. Ensino superior. Psicopedagogia no 3º grau. hábitos de estudo de universitários Educação |
topic |
Leitura. Leitura de Cloze. Ensino superior. Psicopedagogia no 3º grau. hábitos de estudo de universitários Educação |
description |
O presente trabalho avaliou a eficácia de um programa psicopedagógico para estudantes universitários iniciantes, selecionados através do Teste de Cloze e divididos em dois grupos: Experimental (N=22) e Controle (N=22). O programa foi desenvolvido em trinta e duas sessões e incluiu, além do treino de compreensão em leitura, a orientação de hábitos de estudo e uso da biblioteca. Os resultados não demonstraram superioridade do Grupo Experimental na compreensão em leitura, mas evidenciaram aumentos significativos no desempenho acadêmico dos sujeitos e melhoras qualitativas em seus hábitos de estudo. Palavras-chaves: Leitura; Leitura de Cloze; Ensino superior; Psicopedagogia no 3º grau; hábitos de estudo de universitários.AbstractThis experimental study evaluated the effectiveness of a psychopedagogical program for beginning undergraduate students selected through the Cloze Test and divided in two groups: the experimental (N=22) and the control group (N=22). The program was developed in thirty-two sessions and included training in reading comprehension and guidance in study habits and library use. The results did not show greater achievement of the experimental group in reading comprehension but indicated significant increase in academic performance and qualitative improvements in study habits.Dcscriptors: Student reading in higher education;. Cloze Technique; Study habits of undergraduate students. Psychopedagogy in higher education |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644201 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644201/11631 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 8 No. 1: mar./1997[22]; 27-37 Pro-Posições; Vol. 8 Núm. 1: mar./1997[22]; 27-37 Pro-Posições; v. 8 n. 1: mar./1997[22]; 27-37 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217187418374144 |