A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’ev

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilherme , Alexandre Anselmo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Valderez Marina do Rosário, Gessinger , Rosana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656765
Resumo: Este artigo discute criticamente o tema do conhecimento profissional na formação de professores através das lentes da contraeducação de Ilan Gur-Ze'ev. Baseia-se em um estudo que investiga como a formação de conhecimentos profissionais evolui através de reflexões escritas, examinando o desenvolvimento da identidade profissional no contexto de uma disciplina de um curso de graduação em Pedagogia no Brasil. Os resultados demonstram que os estudantes ganharam consciência do potencial que as atividades de ensino e aprendizagem têm para o desenvolvimento de concepções sobre a profissão docente, levando ao fortalecimento de sua identidade profissional como futuros professores e ao que Gur-Ze'ev chamou de “professor-improvisador”.
id UNICAMP-18_8e98bfacff9cf673066c065d0dd2b827
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8656765
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’evProfessional knowledge building in teacher education: some reflections based on Gur-Ze’ev Gur-Ze’evFormação de professoresConstrução do conhecimento profissionalProfessor-improvisadorGur-Ze’evTeacher educationProfessional knowledge buildingImproviser-teacherEste artigo discute criticamente o tema do conhecimento profissional na formação de professores através das lentes da contraeducação de Ilan Gur-Ze'ev. Baseia-se em um estudo que investiga como a formação de conhecimentos profissionais evolui através de reflexões escritas, examinando o desenvolvimento da identidade profissional no contexto de uma disciplina de um curso de graduação em Pedagogia no Brasil. Os resultados demonstram que os estudantes ganharam consciência do potencial que as atividades de ensino e aprendizagem têm para o desenvolvimento de concepções sobre a profissão docente, levando ao fortalecimento de sua identidade profissional como futuros professores e ao que Gur-Ze'ev chamou de “professor-improvisador”.This article critically discusses the topic of professional knowledge in teacher education through the lenses of Ilan Gur-Ze'ev's counter-education. It is based on a study investigating how professional knowledge building evolves through written reflections, examining the development of professional identity in the context of a course in an undergraduate teacher education course in Brazil. The research’s findings demonstrate that students gained an awareness of the potential that teaching and learning activities have for the development of concepts about the teaching profession, leading to the strengthening of their professional identity as future teachers and as what Gur-Ze'ev called 'improviser-teacher'.Universidade Estadual de Campinas2019-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656765Pro-Posições; Vol. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-22Pro-Posições; Vol. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-22Pro-Posições; v. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-221980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656765/21363Brasil; 2019Brazil; 2019Copyright (c) 2019 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuilherme , Alexandre AnselmoLima, Valderez Marina do RosárioGessinger , Rosana Maria2022-03-18T18:46:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8656765Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-03-18T18:46:14Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’ev
Professional knowledge building in teacher education: some reflections based on Gur-Ze’ev
title A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’ev
spellingShingle A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’ev
Guilherme , Alexandre Anselmo
Gur-Ze’ev
Formação de professores
Construção do conhecimento profissional
Professor-improvisador
Gur-Ze’ev
Teacher education
Professional knowledge building
Improviser-teacher
title_short A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’ev
title_full A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’ev
title_fullStr A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’ev
title_full_unstemmed A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’ev
title_sort A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’ev
author Guilherme , Alexandre Anselmo
author_facet Guilherme , Alexandre Anselmo
Lima, Valderez Marina do Rosário
Gessinger , Rosana Maria
author_role author
author2 Lima, Valderez Marina do Rosário
Gessinger , Rosana Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guilherme , Alexandre Anselmo
Lima, Valderez Marina do Rosário
Gessinger , Rosana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Gur-Ze’ev
Formação de professores
Construção do conhecimento profissional
Professor-improvisador
Gur-Ze’ev
Teacher education
Professional knowledge building
Improviser-teacher
topic Gur-Ze’ev
Formação de professores
Construção do conhecimento profissional
Professor-improvisador
Gur-Ze’ev
Teacher education
Professional knowledge building
Improviser-teacher
description Este artigo discute criticamente o tema do conhecimento profissional na formação de professores através das lentes da contraeducação de Ilan Gur-Ze'ev. Baseia-se em um estudo que investiga como a formação de conhecimentos profissionais evolui através de reflexões escritas, examinando o desenvolvimento da identidade profissional no contexto de uma disciplina de um curso de graduação em Pedagogia no Brasil. Os resultados demonstram que os estudantes ganharam consciência do potencial que as atividades de ensino e aprendizagem têm para o desenvolvimento de concepções sobre a profissão docente, levando ao fortalecimento de sua identidade profissional como futuros professores e ao que Gur-Ze'ev chamou de “professor-improvisador”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656765
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656765/21363
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 2019
Brazil; 2019
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-22
Pro-Posições; Vol. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-22
Pro-Posições; v. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-22
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217189016403968