A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’ev
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656765 |
Resumo: | Este artigo discute criticamente o tema do conhecimento profissional na formação de professores através das lentes da contraeducação de Ilan Gur-Ze'ev. Baseia-se em um estudo que investiga como a formação de conhecimentos profissionais evolui através de reflexões escritas, examinando o desenvolvimento da identidade profissional no contexto de uma disciplina de um curso de graduação em Pedagogia no Brasil. Os resultados demonstram que os estudantes ganharam consciência do potencial que as atividades de ensino e aprendizagem têm para o desenvolvimento de concepções sobre a profissão docente, levando ao fortalecimento de sua identidade profissional como futuros professores e ao que Gur-Ze'ev chamou de “professor-improvisador”. |
id |
UNICAMP-18_8e98bfacff9cf673066c065d0dd2b827 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8656765 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’evProfessional knowledge building in teacher education: some reflections based on Gur-Ze’ev Gur-Ze’evFormação de professoresConstrução do conhecimento profissionalProfessor-improvisadorGur-Ze’evTeacher educationProfessional knowledge buildingImproviser-teacherEste artigo discute criticamente o tema do conhecimento profissional na formação de professores através das lentes da contraeducação de Ilan Gur-Ze'ev. Baseia-se em um estudo que investiga como a formação de conhecimentos profissionais evolui através de reflexões escritas, examinando o desenvolvimento da identidade profissional no contexto de uma disciplina de um curso de graduação em Pedagogia no Brasil. Os resultados demonstram que os estudantes ganharam consciência do potencial que as atividades de ensino e aprendizagem têm para o desenvolvimento de concepções sobre a profissão docente, levando ao fortalecimento de sua identidade profissional como futuros professores e ao que Gur-Ze'ev chamou de “professor-improvisador”.This article critically discusses the topic of professional knowledge in teacher education through the lenses of Ilan Gur-Ze'ev's counter-education. It is based on a study investigating how professional knowledge building evolves through written reflections, examining the development of professional identity in the context of a course in an undergraduate teacher education course in Brazil. The research’s findings demonstrate that students gained an awareness of the potential that teaching and learning activities have for the development of concepts about the teaching profession, leading to the strengthening of their professional identity as future teachers and as what Gur-Ze'ev called 'improviser-teacher'.Universidade Estadual de Campinas2019-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656765Pro-Posições; Vol. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-22Pro-Posições; Vol. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-22Pro-Posições; v. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-221980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656765/21363Brasil; 2019Brazil; 2019Copyright (c) 2019 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuilherme , Alexandre AnselmoLima, Valderez Marina do RosárioGessinger , Rosana Maria2022-03-18T18:46:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8656765Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-03-18T18:46:14Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’ev Professional knowledge building in teacher education: some reflections based on Gur-Ze’ev |
title |
A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’ev |
spellingShingle |
A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’ev Guilherme , Alexandre Anselmo Gur-Ze’ev Formação de professores Construção do conhecimento profissional Professor-improvisador Gur-Ze’ev Teacher education Professional knowledge building Improviser-teacher |
title_short |
A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’ev |
title_full |
A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’ev |
title_fullStr |
A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’ev |
title_full_unstemmed |
A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’ev |
title_sort |
A construção do conhecimento profissional na formação de professores: algumas reflexões a partir de Gur-Ze’ev |
author |
Guilherme , Alexandre Anselmo |
author_facet |
Guilherme , Alexandre Anselmo Lima, Valderez Marina do Rosário Gessinger , Rosana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Valderez Marina do Rosário Gessinger , Rosana Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guilherme , Alexandre Anselmo Lima, Valderez Marina do Rosário Gessinger , Rosana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gur-Ze’ev Formação de professores Construção do conhecimento profissional Professor-improvisador Gur-Ze’ev Teacher education Professional knowledge building Improviser-teacher |
topic |
Gur-Ze’ev Formação de professores Construção do conhecimento profissional Professor-improvisador Gur-Ze’ev Teacher education Professional knowledge building Improviser-teacher |
description |
Este artigo discute criticamente o tema do conhecimento profissional na formação de professores através das lentes da contraeducação de Ilan Gur-Ze'ev. Baseia-se em um estudo que investiga como a formação de conhecimentos profissionais evolui através de reflexões escritas, examinando o desenvolvimento da identidade profissional no contexto de uma disciplina de um curso de graduação em Pedagogia no Brasil. Os resultados demonstram que os estudantes ganharam consciência do potencial que as atividades de ensino e aprendizagem têm para o desenvolvimento de concepções sobre a profissão docente, levando ao fortalecimento de sua identidade profissional como futuros professores e ao que Gur-Ze'ev chamou de “professor-improvisador”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656765 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656765/21363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; 2019 Brazil; 2019 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-22 Pro-Posições; Vol. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-22 Pro-Posições; v. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-22 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217189016403968 |