Leitura e formação inicial de professores: sentidos, memória e história a partir da perspectiva discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assolini, Filomena Elaine P.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643277
Resumo: Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que vem investigando, dentre outras questões, a relação que estudantes do curso de Pedagogia estabeleceram com a leitura ao longo de suas vidas. Buscamos saber se e como tal relação repercute no processo de aprendizagem desses licenciandos de forma particular e, em sua formação acadêmica, de maneira ampla. Os postulados teórico-metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa propostos por Pêcheux e seus seguidores, bem como as contribuições do referencial histórico-cultural trazidas por Chartier, fundamentam nossas investigaçõesAbstract:In this article, we present the results of a research that has been investigating, among other issues, the relationship that the Pedagogy Program students have developed with reading throughout their lives. It is our intention to find out if and how such relationship influences these graduates’ learning process, in a particular way and their academic qualification, in an extensive way. The theoretical-methodological postulates from the French Speech Analysis proposed by Pêcheux and followers, as well as the contributions of the historical-cultural referential, brought by Chartier, substantiate our investigations.Key words: Reading. Learning. Academic qualification
id UNICAMP-18_9e59c30c3e449b89ce2bc69cf83cf07e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643277
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Leitura e formação inicial de professores: sentidos, memória e história a partir da perspectiva discursivaLeitura. Aprendizagem. Qualificação acadêmicaEducaçãoNeste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que vem investigando, dentre outras questões, a relação que estudantes do curso de Pedagogia estabeleceram com a leitura ao longo de suas vidas. Buscamos saber se e como tal relação repercute no processo de aprendizagem desses licenciandos de forma particular e, em sua formação acadêmica, de maneira ampla. Os postulados teórico-metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa propostos por Pêcheux e seus seguidores, bem como as contribuições do referencial histórico-cultural trazidas por Chartier, fundamentam nossas investigaçõesAbstract:In this article, we present the results of a research that has been investigating, among other issues, the relationship that the Pedagogy Program students have developed with reading throughout their lives. It is our intention to find out if and how such relationship influences these graduates’ learning process, in a particular way and their academic qualification, in an extensive way. The theoretical-methodological postulates from the French Speech Analysis proposed by Pêcheux and followers, as well as the contributions of the historical-cultural referential, brought by Chartier, substantiate our investigations.Key words: Reading. Learning. Academic qualificationUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643277Pro-Posições; Vol. 22 No. 1: jan./abr.2011[64]; 33-43Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 1: jan./abr.2011[64]; 33-43Pro-Posições; v. 22 n. 1: jan./abr.2011[64]; 33-431980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643277/10846Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssolini, Filomena Elaine P.2016-02-18T14:33:47Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643277Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:33:47Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e formação inicial de professores: sentidos, memória e história a partir da perspectiva discursiva
title Leitura e formação inicial de professores: sentidos, memória e história a partir da perspectiva discursiva
spellingShingle Leitura e formação inicial de professores: sentidos, memória e história a partir da perspectiva discursiva
Assolini, Filomena Elaine P.
Leitura. Aprendizagem. Qualificação acadêmica
Educação
title_short Leitura e formação inicial de professores: sentidos, memória e história a partir da perspectiva discursiva
title_full Leitura e formação inicial de professores: sentidos, memória e história a partir da perspectiva discursiva
title_fullStr Leitura e formação inicial de professores: sentidos, memória e história a partir da perspectiva discursiva
title_full_unstemmed Leitura e formação inicial de professores: sentidos, memória e história a partir da perspectiva discursiva
title_sort Leitura e formação inicial de professores: sentidos, memória e história a partir da perspectiva discursiva
author Assolini, Filomena Elaine P.
author_facet Assolini, Filomena Elaine P.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assolini, Filomena Elaine P.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Aprendizagem. Qualificação acadêmica
Educação
topic Leitura. Aprendizagem. Qualificação acadêmica
Educação
description Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que vem investigando, dentre outras questões, a relação que estudantes do curso de Pedagogia estabeleceram com a leitura ao longo de suas vidas. Buscamos saber se e como tal relação repercute no processo de aprendizagem desses licenciandos de forma particular e, em sua formação acadêmica, de maneira ampla. Os postulados teórico-metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa propostos por Pêcheux e seus seguidores, bem como as contribuições do referencial histórico-cultural trazidas por Chartier, fundamentam nossas investigaçõesAbstract:In this article, we present the results of a research that has been investigating, among other issues, the relationship that the Pedagogy Program students have developed with reading throughout their lives. It is our intention to find out if and how such relationship influences these graduates’ learning process, in a particular way and their academic qualification, in an extensive way. The theoretical-methodological postulates from the French Speech Analysis proposed by Pêcheux and followers, as well as the contributions of the historical-cultural referential, brought by Chartier, substantiate our investigations.Key words: Reading. Learning. Academic qualification
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643277
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643277/10846
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 22 No. 1: jan./abr.2011[64]; 33-43
Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 1: jan./abr.2011[64]; 33-43
Pro-Posições; v. 22 n. 1: jan./abr.2011[64]; 33-43
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184753942528