Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percurso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643577 |
Resumo: | Nas pesquisas em Educação, a cada dia existe uma maior preocupação, entre outras, em discutir o lugar do “social” nas diversas concepções sobre a ciência, inclusive a ciência educacional; na organização, realização e avaliação de pesquisas; na produção e na difusão dos conhecimentos escolares; etc. Nesse contexto, uma das posições que têm aparecido é a denominada “Epistemologia Social”. O presente trabalho aborda uma das possíveis origens desse termo e alguns de seus usos posteriores nos estudos sobre a Ciência e a Educação. Assim, debruça-se particularmente sobre como essas diversas posturas relacionadas com a “Epistemologia Social” se posicionam perante a importância teórica e prática da Epistemologia; o caráter social do conhecimento; o progresso científicotecnológico; e a formação dos cientistas e dos professores.Abstract: Among other issues recently discussed in educational research is the role of the ‘social’ character in the theoretical and methodological conceptions about science – including educational science – in research planning, execution and assessment, as well as in the production and dissemination of academic knowledge. In this context, one of the proposals that have been forwarded is the so-called “Social Epistemology”. This paper presents information on one of the possible origins of this term and how it has been used in research on science and education. So, the paper focuses on the different perspectives in which this trend has been approached regarding the theoretical and practical relevance of Epistemology. It also focuses on the social character of knowledge, on the new developments of science and technology and on the educational issues of scientist and teacher education.Key words: Social epistemology. Educational research. Knowledge. Progress |
id |
UNICAMP-18_c7ab57caff80abe3706925897266d1a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643577 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percursoEpistemologia Social. Pesquisa educacional. Conhecimento. ProgressoEducaçãoNas pesquisas em Educação, a cada dia existe uma maior preocupação, entre outras, em discutir o lugar do “social” nas diversas concepções sobre a ciência, inclusive a ciência educacional; na organização, realização e avaliação de pesquisas; na produção e na difusão dos conhecimentos escolares; etc. Nesse contexto, uma das posições que têm aparecido é a denominada “Epistemologia Social”. O presente trabalho aborda uma das possíveis origens desse termo e alguns de seus usos posteriores nos estudos sobre a Ciência e a Educação. Assim, debruça-se particularmente sobre como essas diversas posturas relacionadas com a “Epistemologia Social” se posicionam perante a importância teórica e prática da Epistemologia; o caráter social do conhecimento; o progresso científicotecnológico; e a formação dos cientistas e dos professores.Abstract: Among other issues recently discussed in educational research is the role of the ‘social’ character in the theoretical and methodological conceptions about science – including educational science – in research planning, execution and assessment, as well as in the production and dissemination of academic knowledge. In this context, one of the proposals that have been forwarded is the so-called “Social Epistemology”. This paper presents information on one of the possible origins of this term and how it has been used in research on science and education. So, the paper focuses on the different perspectives in which this trend has been approached regarding the theoretical and practical relevance of Epistemology. It also focuses on the social character of knowledge, on the new developments of science and technology and on the educational issues of scientist and teacher education.Key words: Social epistemology. Educational research. Knowledge. ProgressUniversidade Estadual de Campinas2016-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643577Pro-Posições; Vol. 18 No. 1: jan./abr.2007[52]; 103-113Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 1: jan./abr.2007[52]; 103-113Pro-Posições; v. 18 n. 1: jan./abr.2007[52]; 103-1131980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643577/11098Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLama, Adolfo Ramos2016-02-22T11:55:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643577Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-22T11:55:20Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percurso |
title |
Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percurso |
spellingShingle |
Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percurso Lama, Adolfo Ramos Epistemologia Social. Pesquisa educacional. Conhecimento. Progresso Educação |
title_short |
Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percurso |
title_full |
Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percurso |
title_fullStr |
Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percurso |
title_full_unstemmed |
Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percurso |
title_sort |
Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percurso |
author |
Lama, Adolfo Ramos |
author_facet |
Lama, Adolfo Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lama, Adolfo Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia Social. Pesquisa educacional. Conhecimento. Progresso Educação |
topic |
Epistemologia Social. Pesquisa educacional. Conhecimento. Progresso Educação |
description |
Nas pesquisas em Educação, a cada dia existe uma maior preocupação, entre outras, em discutir o lugar do “social” nas diversas concepções sobre a ciência, inclusive a ciência educacional; na organização, realização e avaliação de pesquisas; na produção e na difusão dos conhecimentos escolares; etc. Nesse contexto, uma das posições que têm aparecido é a denominada “Epistemologia Social”. O presente trabalho aborda uma das possíveis origens desse termo e alguns de seus usos posteriores nos estudos sobre a Ciência e a Educação. Assim, debruça-se particularmente sobre como essas diversas posturas relacionadas com a “Epistemologia Social” se posicionam perante a importância teórica e prática da Epistemologia; o caráter social do conhecimento; o progresso científicotecnológico; e a formação dos cientistas e dos professores.Abstract: Among other issues recently discussed in educational research is the role of the ‘social’ character in the theoretical and methodological conceptions about science – including educational science – in research planning, execution and assessment, as well as in the production and dissemination of academic knowledge. In this context, one of the proposals that have been forwarded is the so-called “Social Epistemology”. This paper presents information on one of the possible origins of this term and how it has been used in research on science and education. So, the paper focuses on the different perspectives in which this trend has been approached regarding the theoretical and practical relevance of Epistemology. It also focuses on the social character of knowledge, on the new developments of science and technology and on the educational issues of scientist and teacher education.Key words: Social epistemology. Educational research. Knowledge. Progress |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643577 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643577/11098 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 18 No. 1: jan./abr.2007[52]; 103-113 Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 1: jan./abr.2007[52]; 103-113 Pro-Posições; v. 18 n. 1: jan./abr.2007[52]; 103-113 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217185652572160 |