Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lama, Adolfo Ramos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643577
Resumo: Nas pesquisas em Educação, a cada dia existe uma maior preocupação, entre outras, em discutir o lugar do “social” nas diversas concepções sobre a ciência, inclusive a ciência educacional; na organização, realização e avaliação de pesquisas; na produção e na difusão dos conhecimentos escolares; etc. Nesse contexto, uma das posições que têm aparecido é a denominada “Epistemologia Social”. O presente trabalho aborda uma das possíveis origens desse termo e alguns de seus usos posteriores nos estudos sobre a Ciência e a Educação. Assim, debruça-se particularmente sobre como essas diversas posturas relacionadas com a “Epistemologia Social” se posicionam perante a importância teórica e prática da Epistemologia; o caráter social do conhecimento; o progresso científicotecnológico; e a formação dos cientistas e dos professores.Abstract: Among other issues recently discussed in educational research is the role of the ‘social’ character in the theoretical and methodological conceptions about science – including educational science – in research planning, execution and assessment, as well as in the production and dissemination of academic knowledge. In this context, one of the proposals that have been forwarded is the so-called “Social Epistemology”. This paper presents information on one of the possible origins of this term and how it has been used in research on science and education. So, the paper focuses on the different perspectives in which this trend has been approached regarding the theoretical and practical relevance of Epistemology. It also focuses on the social character of knowledge, on the new developments of science and technology and on the educational issues of scientist and teacher education.Key words: Social epistemology. Educational research. Knowledge. Progress
id UNICAMP-18_c7ab57caff80abe3706925897266d1a4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643577
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percursoEpistemologia Social. Pesquisa educacional. Conhecimento. ProgressoEducaçãoNas pesquisas em Educação, a cada dia existe uma maior preocupação, entre outras, em discutir o lugar do “social” nas diversas concepções sobre a ciência, inclusive a ciência educacional; na organização, realização e avaliação de pesquisas; na produção e na difusão dos conhecimentos escolares; etc. Nesse contexto, uma das posições que têm aparecido é a denominada “Epistemologia Social”. O presente trabalho aborda uma das possíveis origens desse termo e alguns de seus usos posteriores nos estudos sobre a Ciência e a Educação. Assim, debruça-se particularmente sobre como essas diversas posturas relacionadas com a “Epistemologia Social” se posicionam perante a importância teórica e prática da Epistemologia; o caráter social do conhecimento; o progresso científicotecnológico; e a formação dos cientistas e dos professores.Abstract: Among other issues recently discussed in educational research is the role of the ‘social’ character in the theoretical and methodological conceptions about science – including educational science – in research planning, execution and assessment, as well as in the production and dissemination of academic knowledge. In this context, one of the proposals that have been forwarded is the so-called “Social Epistemology”. This paper presents information on one of the possible origins of this term and how it has been used in research on science and education. So, the paper focuses on the different perspectives in which this trend has been approached regarding the theoretical and practical relevance of Epistemology. It also focuses on the social character of knowledge, on the new developments of science and technology and on the educational issues of scientist and teacher education.Key words: Social epistemology. Educational research. Knowledge. ProgressUniversidade Estadual de Campinas2016-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643577Pro-Posições; Vol. 18 No. 1: jan./abr.2007[52]; 103-113Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 1: jan./abr.2007[52]; 103-113Pro-Posições; v. 18 n. 1: jan./abr.2007[52]; 103-1131980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643577/11098Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLama, Adolfo Ramos2016-02-22T11:55:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643577Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-22T11:55:20Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percurso
title Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percurso
spellingShingle Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percurso
Lama, Adolfo Ramos
Epistemologia Social. Pesquisa educacional. Conhecimento. Progresso
Educação
title_short Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percurso
title_full Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percurso
title_fullStr Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percurso
title_full_unstemmed Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percurso
title_sort Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percurso
author Lama, Adolfo Ramos
author_facet Lama, Adolfo Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lama, Adolfo Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia Social. Pesquisa educacional. Conhecimento. Progresso
Educação
topic Epistemologia Social. Pesquisa educacional. Conhecimento. Progresso
Educação
description Nas pesquisas em Educação, a cada dia existe uma maior preocupação, entre outras, em discutir o lugar do “social” nas diversas concepções sobre a ciência, inclusive a ciência educacional; na organização, realização e avaliação de pesquisas; na produção e na difusão dos conhecimentos escolares; etc. Nesse contexto, uma das posições que têm aparecido é a denominada “Epistemologia Social”. O presente trabalho aborda uma das possíveis origens desse termo e alguns de seus usos posteriores nos estudos sobre a Ciência e a Educação. Assim, debruça-se particularmente sobre como essas diversas posturas relacionadas com a “Epistemologia Social” se posicionam perante a importância teórica e prática da Epistemologia; o caráter social do conhecimento; o progresso científicotecnológico; e a formação dos cientistas e dos professores.Abstract: Among other issues recently discussed in educational research is the role of the ‘social’ character in the theoretical and methodological conceptions about science – including educational science – in research planning, execution and assessment, as well as in the production and dissemination of academic knowledge. In this context, one of the proposals that have been forwarded is the so-called “Social Epistemology”. This paper presents information on one of the possible origins of this term and how it has been used in research on science and education. So, the paper focuses on the different perspectives in which this trend has been approached regarding the theoretical and practical relevance of Epistemology. It also focuses on the social character of knowledge, on the new developments of science and technology and on the educational issues of scientist and teacher education.Key words: Social epistemology. Educational research. Knowledge. Progress
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643577
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643577/11098
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 18 No. 1: jan./abr.2007[52]; 103-113
Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 1: jan./abr.2007[52]; 103-113
Pro-Posições; v. 18 n. 1: jan./abr.2007[52]; 103-113
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185652572160