A pesquisa narrativa como pesquisa-formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Maria Amália
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Coutinho, Priscila Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670344
Resumo: No livro recém publicado L’Enquête Narrative en Sciences Humaines et Sociales, Hervé Breton explora o tema da pesquisa narrativa e sua pertinência no domínio das ciências humanas e sociais. O autor analisa a expressão do vivido, em primeira pessoa, por meio de uma abordagem teórica e metodológica clara, consistente e bastante rigorosa. Estruturado em 4 partes, o livro procura delinear o estatuto da experiência na teoria do conhecimento: se o trabalho investigativo é inextricável da interpretação da experiência, é necessário propor métodos de acesso aos processos pelos quais a experiência se transforma em linguagem e esta se configura em narrativas. Trata-se de um convite para todos aqueles que se interessam pelo campo da pesquisa narrativa e os desafios contidos nesta abordagem rica e complexa.
id UNICAMP-19_04b4f46b7cd4939146c44b7c0c0f13dc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8670344
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling A pesquisa narrativa como pesquisa-formaçãoThe narrative research as formative researchLa investigación narrativa como investigación-formaciónExperienceTemporalityNarrative researchExperiênciaTemporalidadePesquisa narrativaInvestigación narrativaExperienciaTemporalidadNo livro recém publicado L’Enquête Narrative en Sciences Humaines et Sociales, Hervé Breton explora o tema da pesquisa narrativa e sua pertinência no domínio das ciências humanas e sociais. O autor analisa a expressão do vivido, em primeira pessoa, por meio de uma abordagem teórica e metodológica clara, consistente e bastante rigorosa. Estruturado em 4 partes, o livro procura delinear o estatuto da experiência na teoria do conhecimento: se o trabalho investigativo é inextricável da interpretação da experiência, é necessário propor métodos de acesso aos processos pelos quais a experiência se transforma em linguagem e esta se configura em narrativas. Trata-se de um convite para todos aqueles que se interessam pelo campo da pesquisa narrativa e os desafios contidos nesta abordagem rica e complexa.In the recently published book L’Enquête Narrative en Sciences Humaines et Sociales, Hervé Breton explores the topic of narrative research and its relevance in the field of human and social sciences. The author analyzes the expression of the lived experience, in the first person, through a clear, consistent and very rigorous theoretical and methodological approach. Structured in 4 parts, the book seeks to outline the status of experience in the theory of knowledge: if investigative work is inextricable from the interpretation of experience, it is necessary to propose methods of access to the processes by which experience is transformed into language and this is configured into narratives. It is an invitation to all those interested in the field of narrative research and the challenges contained in this rich and complex approach.En el libro L’Enquête Narrative en Sciences Humaines et Sociales, recientemente publicado, Hervé Breton explora el tema de la investigación narrativa y su relevancia en el campo de las ciencias humanas y sociales. El autor analiza la expresión de la experiencia vivida, en primera persona, a través de un enfoque teórico y metodológico claro, coherente y muy riguroso. Estructurado en 4 partes, el libro busca esbozar el estatuto de la experiencia en la teoría del conocimiento: si el trabajo de investigación es inseparable de la interpretación de la experiencia, es necesario proponer métodos de acceso a los procesos por los cuales la experiencia se transforma en lenguaje y esto se configura en narrativas. Es una invitación a todos aquellos interesados ​​en el campo de la investigación narrativa y los desafíos que encierra este rico y complejo enfoque.Universidade Estadual de Campinas2023-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResenha avaliada pelos paresTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/867034410.20396/etd.v25i00.8670344ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023015ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023015ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e0230151676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670344/31738Brasil; ContemporâneoBrazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoCopyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Maria AmáliaCoutinho, Priscila Oliveira2024-01-10T21:04:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8670344Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2024-01-10T21:04:57ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa narrativa como pesquisa-formação
The narrative research as formative research
La investigación narrativa como investigación-formación
title A pesquisa narrativa como pesquisa-formação
spellingShingle A pesquisa narrativa como pesquisa-formação
Cunha, Maria Amália
Experience
Temporality
Narrative research
Experiência
Temporalidade
Pesquisa narrativa
Investigación narrativa
Experiencia
Temporalidad
title_short A pesquisa narrativa como pesquisa-formação
title_full A pesquisa narrativa como pesquisa-formação
title_fullStr A pesquisa narrativa como pesquisa-formação
title_full_unstemmed A pesquisa narrativa como pesquisa-formação
title_sort A pesquisa narrativa como pesquisa-formação
author Cunha, Maria Amália
author_facet Cunha, Maria Amália
Coutinho, Priscila Oliveira
author_role author
author2 Coutinho, Priscila Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Maria Amália
Coutinho, Priscila Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Experience
Temporality
Narrative research
Experiência
Temporalidade
Pesquisa narrativa
Investigación narrativa
Experiencia
Temporalidad
topic Experience
Temporality
Narrative research
Experiência
Temporalidade
Pesquisa narrativa
Investigación narrativa
Experiencia
Temporalidad
description No livro recém publicado L’Enquête Narrative en Sciences Humaines et Sociales, Hervé Breton explora o tema da pesquisa narrativa e sua pertinência no domínio das ciências humanas e sociais. O autor analisa a expressão do vivido, em primeira pessoa, por meio de uma abordagem teórica e metodológica clara, consistente e bastante rigorosa. Estruturado em 4 partes, o livro procura delinear o estatuto da experiência na teoria do conhecimento: se o trabalho investigativo é inextricável da interpretação da experiência, é necessário propor métodos de acesso aos processos pelos quais a experiência se transforma em linguagem e esta se configura em narrativas. Trata-se de um convite para todos aqueles que se interessam pelo campo da pesquisa narrativa e os desafios contidos nesta abordagem rica e complexa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Resenha avaliada pelos pares
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670344
10.20396/etd.v25i00.8670344
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670344
identifier_str_mv 10.20396/etd.v25i00.8670344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670344/31738
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; Contemporâneo
Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023015
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023015
ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e023015
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216649725378560