A pesquisa narrativa como pesquisa-formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670344 |
Resumo: | No livro recém publicado L’Enquête Narrative en Sciences Humaines et Sociales, Hervé Breton explora o tema da pesquisa narrativa e sua pertinência no domínio das ciências humanas e sociais. O autor analisa a expressão do vivido, em primeira pessoa, por meio de uma abordagem teórica e metodológica clara, consistente e bastante rigorosa. Estruturado em 4 partes, o livro procura delinear o estatuto da experiência na teoria do conhecimento: se o trabalho investigativo é inextricável da interpretação da experiência, é necessário propor métodos de acesso aos processos pelos quais a experiência se transforma em linguagem e esta se configura em narrativas. Trata-se de um convite para todos aqueles que se interessam pelo campo da pesquisa narrativa e os desafios contidos nesta abordagem rica e complexa. |
id |
UNICAMP-19_04b4f46b7cd4939146c44b7c0c0f13dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8670344 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A pesquisa narrativa como pesquisa-formaçãoThe narrative research as formative researchLa investigación narrativa como investigación-formaciónExperienceTemporalityNarrative researchExperiênciaTemporalidadePesquisa narrativaInvestigación narrativaExperienciaTemporalidadNo livro recém publicado L’Enquête Narrative en Sciences Humaines et Sociales, Hervé Breton explora o tema da pesquisa narrativa e sua pertinência no domínio das ciências humanas e sociais. O autor analisa a expressão do vivido, em primeira pessoa, por meio de uma abordagem teórica e metodológica clara, consistente e bastante rigorosa. Estruturado em 4 partes, o livro procura delinear o estatuto da experiência na teoria do conhecimento: se o trabalho investigativo é inextricável da interpretação da experiência, é necessário propor métodos de acesso aos processos pelos quais a experiência se transforma em linguagem e esta se configura em narrativas. Trata-se de um convite para todos aqueles que se interessam pelo campo da pesquisa narrativa e os desafios contidos nesta abordagem rica e complexa.In the recently published book L’Enquête Narrative en Sciences Humaines et Sociales, Hervé Breton explores the topic of narrative research and its relevance in the field of human and social sciences. The author analyzes the expression of the lived experience, in the first person, through a clear, consistent and very rigorous theoretical and methodological approach. Structured in 4 parts, the book seeks to outline the status of experience in the theory of knowledge: if investigative work is inextricable from the interpretation of experience, it is necessary to propose methods of access to the processes by which experience is transformed into language and this is configured into narratives. It is an invitation to all those interested in the field of narrative research and the challenges contained in this rich and complex approach.En el libro L’Enquête Narrative en Sciences Humaines et Sociales, recientemente publicado, Hervé Breton explora el tema de la investigación narrativa y su relevancia en el campo de las ciencias humanas y sociales. El autor analiza la expresión de la experiencia vivida, en primera persona, a través de un enfoque teórico y metodológico claro, coherente y muy riguroso. Estructurado en 4 partes, el libro busca esbozar el estatuto de la experiencia en la teoría del conocimiento: si el trabajo de investigación es inseparable de la interpretación de la experiencia, es necesario proponer métodos de acceso a los procesos por los cuales la experiencia se transforma en lenguaje y esto se configura en narrativas. Es una invitación a todos aquellos interesados en el campo de la investigación narrativa y los desafíos que encierra este rico y complejo enfoque.Universidade Estadual de Campinas2023-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResenha avaliada pelos paresTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/867034410.20396/etd.v25i00.8670344ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023015ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023015ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e0230151676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670344/31738Brasil; ContemporâneoBrazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoCopyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Maria AmáliaCoutinho, Priscila Oliveira2024-01-10T21:04:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8670344Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2024-01-10T21:04:57ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa narrativa como pesquisa-formação The narrative research as formative research La investigación narrativa como investigación-formación |
title |
A pesquisa narrativa como pesquisa-formação |
spellingShingle |
A pesquisa narrativa como pesquisa-formação Cunha, Maria Amália Experience Temporality Narrative research Experiência Temporalidade Pesquisa narrativa Investigación narrativa Experiencia Temporalidad |
title_short |
A pesquisa narrativa como pesquisa-formação |
title_full |
A pesquisa narrativa como pesquisa-formação |
title_fullStr |
A pesquisa narrativa como pesquisa-formação |
title_full_unstemmed |
A pesquisa narrativa como pesquisa-formação |
title_sort |
A pesquisa narrativa como pesquisa-formação |
author |
Cunha, Maria Amália |
author_facet |
Cunha, Maria Amália Coutinho, Priscila Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Priscila Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Maria Amália Coutinho, Priscila Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experience Temporality Narrative research Experiência Temporalidade Pesquisa narrativa Investigación narrativa Experiencia Temporalidad |
topic |
Experience Temporality Narrative research Experiência Temporalidade Pesquisa narrativa Investigación narrativa Experiencia Temporalidad |
description |
No livro recém publicado L’Enquête Narrative en Sciences Humaines et Sociales, Hervé Breton explora o tema da pesquisa narrativa e sua pertinência no domínio das ciências humanas e sociais. O autor analisa a expressão do vivido, em primeira pessoa, por meio de uma abordagem teórica e metodológica clara, consistente e bastante rigorosa. Estruturado em 4 partes, o livro procura delinear o estatuto da experiência na teoria do conhecimento: se o trabalho investigativo é inextricável da interpretação da experiência, é necessário propor métodos de acesso aos processos pelos quais a experiência se transforma em linguagem e esta se configura em narrativas. Trata-se de um convite para todos aqueles que se interessam pelo campo da pesquisa narrativa e os desafios contidos nesta abordagem rica e complexa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Resenha avaliada pelos pares Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670344 10.20396/etd.v25i00.8670344 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670344 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v25i00.8670344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670344/31738 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; Contemporâneo Brazil; Contemporary Brasil; Contemporáneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023015 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023015 ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e023015 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216649725378560 |