Mudanças e permanências na gestão da educação infantil em Reggio Emilia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672120 |
Resumo: | Grande parte do prestígio italiano na educação infantil advém da Emilia-Romagna, especificamente da cidade de Reggio Emilia, reconhecida pelas inovadoras propostas pedagógicas, com gestão participativa e democrática. A educação infantil italiana é dividida entre nidi d’infanzia (0 a 3 – creches) e scuole dell’infanzia (3 a 6 – pré-escolas). Somente a partir de 2017, as creches passaram a fazer parte da área de educação, com a criação do Sistema Integrado de 0 a 6 anos. Esse quadro se diferencia da realidade brasileira, que já na Constituição de 1988 e na LDB de 1996 incorporou a creche no sistema de educação. Na Itália, o acesso das crianças às instituições de educação infantil ainda é restrito, principalmente pela cobrança de altas mensalidades na etapa de 0 a 3 anos, que pode ser pública, mas não é gratuita. A partir de análise documental, este artigo apresenta a configuração da educação de 0 a 6 anos na cidade de Reggio Emilia, com dados sobre atendimento à demanda, valores pagos pelas famílias e as novas configurações para gestão de seu sistema, por meio de um processo chamado de hibridização. O estudo conclui que, apesar de sua propagada qualidade, ainda é necessário um longo percurso para a garantia do direito das crianças à educação. Existe um processo diferenciado, resultante do histórico de luta e resistência de sua população, que pode ser um contraponto aos processos tradicionais de privatização. |
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Mudanças e permanências na gestão da educação infantil em Reggio EmiliaChanges and permanence in early childhoo education management in Reggio EmiliaCambios y permanencias em la gestión de la educación infantil em Reggio EmiliaReggio EmiliaEducación infantilGestión de la educaciónHibridaciónParticipación socialReggio EmiliaChildhood educationEducation managementHybridizationSocial participationReggio EmiliaEducação infantilGestão da educaçãoHibridizaçãoParticipação socialGrande parte do prestígio italiano na educação infantil advém da Emilia-Romagna, especificamente da cidade de Reggio Emilia, reconhecida pelas inovadoras propostas pedagógicas, com gestão participativa e democrática. A educação infantil italiana é dividida entre nidi d’infanzia (0 a 3 – creches) e scuole dell’infanzia (3 a 6 – pré-escolas). Somente a partir de 2017, as creches passaram a fazer parte da área de educação, com a criação do Sistema Integrado de 0 a 6 anos. Esse quadro se diferencia da realidade brasileira, que já na Constituição de 1988 e na LDB de 1996 incorporou a creche no sistema de educação. Na Itália, o acesso das crianças às instituições de educação infantil ainda é restrito, principalmente pela cobrança de altas mensalidades na etapa de 0 a 3 anos, que pode ser pública, mas não é gratuita. A partir de análise documental, este artigo apresenta a configuração da educação de 0 a 6 anos na cidade de Reggio Emilia, com dados sobre atendimento à demanda, valores pagos pelas famílias e as novas configurações para gestão de seu sistema, por meio de um processo chamado de hibridização. O estudo conclui que, apesar de sua propagada qualidade, ainda é necessário um longo percurso para a garantia do direito das crianças à educação. Existe um processo diferenciado, resultante do histórico de luta e resistência de sua população, que pode ser um contraponto aos processos tradicionais de privatização.Much of the Italian prestige in early childhood education, comes from the Emilia-Romagna, specifically from the city of Reggio Emilia, recognized for its innovative pedagogical proposals with participatory and democratic management. Italian early childhood education is divided between nidi d'infanzia (0 to 3 – kindergartens) and scuole dell'infanzia (3 to 6 – preschools). Only from 2017, day care centers became part of the education area, with the creation of the Integrated System for 0 to 6 years. This picture differs from the Brazilian reality, which has incorporated the day care center in the education system already in the Constitution of 1988 and in the LDB of 1996. In Italy, children's access to early childhood education institutions is still restricted, mainly due to the high monthly fees charged in the 0-3 years’ stage, which may be public but not free. Based on document analysis, this article presents the configuration of education from 0 to 6 years old in Reggio Emilia, with data on meeting demand, amounts paid by families and the new configurations for managing its system, through a process called hybridization. The study concludes that despite its propagated quality, it is still necessary a long way to guarantee the right of the children to education. There is a differentiated process resulting from the history of struggle and resistance of its population, which can be a counterpoint to the traditional processes of privatization.Gran parte del pretigio italiano en la educación infantil, llega de la Emilia- Romagna, especificamente de la ciudad de Reggio Emilia, reconocida por las inovadoras porpuestas pedagógicas, con gestión participativa y democrática. La educación infantil italiana es dividida entre nidid’infanzia (0 a 3 – guardería) y scoule dell’infanzia (3 a 6 – pré-escolar). Solamente a partir del 2017, las guarderías pasaron a formar parte del área de la educación, con la creación del Sistema Integrado de 0 a 6 años. Esa imagen, difiere de la realidade brasileña, que ya en la Constitución de 1988 y en la LDB de 1996, agregó a guarderías en el sistema de la educación. En Italia, el acceso de los niños a las instituciones de educación infantil aún es restricto, principalmente debido a las altas cuotas mensuales en la etapa de 0 a 3 años, que puede ser pública, pero no grátis. A partir del análisis documental, este artículo presenta la configuración de la educación de 0 a 6 años en Reggio Emilia, con datos sobre asistencia a la demanda, valores pagados por las familias y las nuevas configuraciones para la gestión de su sistema, por médio de un processo llamado hibridación. El estudio concluye que a pesar de su propaganda calidad, aún es necesario un largo caminho para asegurar el derecho de los niños a la educación. Hay un proceso diferenciado, resultado de la historia de lucha y resistencia de su población, lo que puede ser un contrapunto a los procesos tradicionales de privatización.Universidade Estadual de Campinas2023-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/867212010.20396/etd.v25i00.8672120ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023063ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023063ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e0230631676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672120/32855Brasil; ContemporâneoBrazil; Contemporary Brasil; ContemporáneoCopyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Maria Aparecida Antero2024-01-10T21:04:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8672120Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2024-01-10T21:04:57ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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