A incongruência entre os predicados da educação: os desafios da docência no contexto da educação popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Júlia Guimarães
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Amorim, Filipi Vieira, Alvarenga, Bruna Telmo, Pereira, Vilmar Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638206
Resumo: O ensaio propõe uma reflexão sobre os princípios que orientam a concepção de Educação Popular enquanto prática político-pedagógica. A discussão é um diálogo com estudiosos da Educação Popular que culmina com apontamentos sobre os desafios da docência nessa perspectiva. O artigo está dividido em: i) Primeiras palavras; ii) Traços históricos e conceituais da Educação Popular; iii) Os sentidos da Educação Popular; iv) Os desafios da docência no contexto da Educação Popular; v) Considerações finais. A tese principal é a da infeliz necessidade de adjetivarmos a Educação como forma de demarcarmos um campo político, de resistência e de luta, contra as antinomias que perpassam nosso sistema educacional. Ainda, trata-se de uma postura assumidamente em defesa da ética humana com vistas à igualdade e à justiça social.
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