A incongruência entre os predicados da educação: os desafios da docência no contexto da educação popular
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638206 |
Resumo: | O ensaio propõe uma reflexão sobre os princípios que orientam a concepção de Educação Popular enquanto prática político-pedagógica. A discussão é um diálogo com estudiosos da Educação Popular que culmina com apontamentos sobre os desafios da docência nessa perspectiva. O artigo está dividido em: i) Primeiras palavras; ii) Traços históricos e conceituais da Educação Popular; iii) Os sentidos da Educação Popular; iv) Os desafios da docência no contexto da Educação Popular; v) Considerações finais. A tese principal é a da infeliz necessidade de adjetivarmos a Educação como forma de demarcarmos um campo político, de resistência e de luta, contra as antinomias que perpassam nosso sistema educacional. Ainda, trata-se de uma postura assumidamente em defesa da ética humana com vistas à igualdade e à justiça social. |
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A incongruência entre os predicados da educação: os desafios da docência no contexto da educação popularEducação popular. Docência. Ética.EducaçãoO ensaio propõe uma reflexão sobre os princípios que orientam a concepção de Educação Popular enquanto prática político-pedagógica. A discussão é um diálogo com estudiosos da Educação Popular que culmina com apontamentos sobre os desafios da docência nessa perspectiva. O artigo está dividido em: i) Primeiras palavras; ii) Traços históricos e conceituais da Educação Popular; iii) Os sentidos da Educação Popular; iv) Os desafios da docência no contexto da Educação Popular; v) Considerações finais. A tese principal é a da infeliz necessidade de adjetivarmos a Educação como forma de demarcarmos um campo político, de resistência e de luta, contra as antinomias que perpassam nosso sistema educacional. Ainda, trata-se de uma postura assumidamente em defesa da ética humana com vistas à igualdade e à justiça social.Universidade Estadual de Campinas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresEnsaio teóricoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863820610.20396/etd.v17i3.8638206ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 502-513ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 502-513ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 502-5131676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638206/9828Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Júlia GuimarãesAmorim, Filipi VieiraAlvarenga, Bruna TelmoPereira, Vilmar Alves2017-03-22T13:08:30Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638206Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:15.131310ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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