Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650072 |
Resumo: | Neste artigo mobilizamos recursos de análise do discurso para analisar como indígenas de dois povos (Gavião e Surui Aikewara) percebem o papel do professor não indígena em sua formação acadêmica, visando compreender como estes veem a intervenção do professor, formado em outra cultura, com jeito de ser e viver diferente, em sua cultura. Investigamos, a partir de uma questão geradora, como o indígena percebe a relação indígena-não indígena na formação do professor indígena. Os resultados evidenciam o quanto o indígena valoriza a interculturalidade pautada no respeito e reconhecimento dos saberes de cada povo |
id |
UNICAMP-19_b1a738d4f03877cf1333ddb03ddf5a63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650072 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmicaInterculturalidade. Educação indígena. Formação de professores.Educação Escolar IndígenaNeste artigo mobilizamos recursos de análise do discurso para analisar como indígenas de dois povos (Gavião e Surui Aikewara) percebem o papel do professor não indígena em sua formação acadêmica, visando compreender como estes veem a intervenção do professor, formado em outra cultura, com jeito de ser e viver diferente, em sua cultura. Investigamos, a partir de uma questão geradora, como o indígena percebe a relação indígena-não indígena na formação do professor indígena. Os resultados evidenciam o quanto o indígena valoriza a interculturalidade pautada no respeito e reconhecimento dos saberes de cada povoUniversidade Estadual de Campinas2018-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica; análise do discursoapplication/pdfimage/jpeghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865007210.20396/etd.v20i4.8650072ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1036-1058ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1036-1058ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1036-10581676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650072/18675https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650072/20156Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Messias FurtadoTeixeira, Odete Pacubi Baierl2018-12-17T14:08:38Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650072Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:24.882510ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica |
title |
Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica |
spellingShingle |
Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica Silva, Messias Furtado Interculturalidade. Educação indígena. Formação de professores. Educação Escolar Indígena |
title_short |
Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica |
title_full |
Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica |
title_fullStr |
Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica |
title_full_unstemmed |
Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica |
title_sort |
Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica |
author |
Silva, Messias Furtado |
author_facet |
Silva, Messias Furtado Teixeira, Odete Pacubi Baierl |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Odete Pacubi Baierl |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Messias Furtado Teixeira, Odete Pacubi Baierl |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interculturalidade. Educação indígena. Formação de professores. Educação Escolar Indígena |
topic |
Interculturalidade. Educação indígena. Formação de professores. Educação Escolar Indígena |
description |
Neste artigo mobilizamos recursos de análise do discurso para analisar como indígenas de dois povos (Gavião e Surui Aikewara) percebem o papel do professor não indígena em sua formação acadêmica, visando compreender como estes veem a intervenção do professor, formado em outra cultura, com jeito de ser e viver diferente, em sua cultura. Investigamos, a partir de uma questão geradora, como o indígena percebe a relação indígena-não indígena na formação do professor indígena. Os resultados evidenciam o quanto o indígena valoriza a interculturalidade pautada no respeito e reconhecimento dos saberes de cada povo |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica; análise do discurso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650072 10.20396/etd.v20i4.8650072 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650072 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v20i4.8650072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650072/18675 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650072/20156 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1036-1058 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1036-1058 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1036-1058 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653913391104 |