Regimento da CRECHE/CEI: antecedentes históricos e demandas atuais na democratização da gestão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672807 |
Resumo: | A gestão democrática (GD) foi consagrada como princípio constitucional na Carta Magna de 1988, reafirmada na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB/1996). Orientada por tal legislação, cada unidade educacional, incluindo as creches na educação infantil, passou a elaborar seu Regimento. Como os meios não podem contradizer os fins, o Regimento da creche deve primar pelo cuidado e educação de forma indissociada como direito da criança. O Regimento contém, por exemplo, concepções de participação, criança, educação, cuidado. É documento legal, que explicita e orienta as ações de todas as pessoas na instituição. O objetivo do texto é evidenciar o Regimento do CEI da capital paulista, objeto de estudo, como um meio que pode trazer contribuições à construção coletiva da creche na perspectiva da gestão democrática. A metodologia é qualitativa, focada em análise documental (CELLARD, 2008), recorrendo-se à análise de textos legais. Teoricamente, foram importantes as contribuições de autores como Vitor Paro, Rubens Camargo, Maria Monção, entre outros. O estudo sugere que a elaboração ou a atualização do Regimento em consonância com o Projeto Político Pedagógico da instituição tendo como foco a criança, contando com a participação de educadoras e familiares, sua divulgação e exercício prático podem contribuir com a reflexão crítica sobre o fazer cotidiano, pautando ações convergentes à gestão democrática em contraposição ao discurso e às atitudes conservadoras e autoritárias, vislumbrando minimizar conflitos entre adultos e garantir direitos das crianças. |
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Regimento da CRECHE/CEI: antecedentes históricos e demandas atuais na democratização da gestãoCRECHE/CEI regulations: historical background and current demands in management democratizationReglamentos de CRECHE/CEI: antecedentes históricos y demandas actuales en la democratización de la gestiónEducaciónGestión democráticaDerecho constitucionalBebéGuarderíaEducación InfantilPolíticas públicasCiudadaníaDesigualdadesRecepciónComunidadInfanciaPrincipio moralProteccionEducaçãoGestão democráticaDireito constitucionalBebêCrecheEducação infantilPolíticas públicasCidadaniaDesigualdadesAcolhimentoComunidadeInfânciaÉticaProteçãoEducationDemocratic managementConstitutional rightBabyNurseryChild educationPublic policyCitizenshipInequalitiesReceptionCommunityInfancyEthicProtectionA gestão democrática (GD) foi consagrada como princípio constitucional na Carta Magna de 1988, reafirmada na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB/1996). Orientada por tal legislação, cada unidade educacional, incluindo as creches na educação infantil, passou a elaborar seu Regimento. Como os meios não podem contradizer os fins, o Regimento da creche deve primar pelo cuidado e educação de forma indissociada como direito da criança. O Regimento contém, por exemplo, concepções de participação, criança, educação, cuidado. É documento legal, que explicita e orienta as ações de todas as pessoas na instituição. O objetivo do texto é evidenciar o Regimento do CEI da capital paulista, objeto de estudo, como um meio que pode trazer contribuições à construção coletiva da creche na perspectiva da gestão democrática. A metodologia é qualitativa, focada em análise documental (CELLARD, 2008), recorrendo-se à análise de textos legais. Teoricamente, foram importantes as contribuições de autores como Vitor Paro, Rubens Camargo, Maria Monção, entre outros. O estudo sugere que a elaboração ou a atualização do Regimento em consonância com o Projeto Político Pedagógico da instituição tendo como foco a criança, contando com a participação de educadoras e familiares, sua divulgação e exercício prático podem contribuir com a reflexão crítica sobre o fazer cotidiano, pautando ações convergentes à gestão democrática em contraposição ao discurso e às atitudes conservadoras e autoritárias, vislumbrando minimizar conflitos entre adultos e garantir direitos das crianças.Democratic management (DM) was enshrined as a constitutional principle in the 1988 Federal Constitution, reaffirmed in the Law of Directives and Basis of National Education (LDB/1996). Guided by such legislation, each educational institution, including kindergartens in early childhood education, began to draw up its Regulations. Considering that the means must not contradict the ends, the kindergarten Regulations must prioritize inseparable care and education as a right of the child. The Regulations contain, for example, conceptions of participation, child, education and care. It is a legal document which explains and guides the actions of everyone in the institution. The text aims to highlight the Regulations of the CEI of the capital of São Paulo, the object of study, as a means that can bring contributions to the collective construction of the kindergarten from the perspective of democratic management. The methodology is qualitative, focused on document analysis (CELLARD, 2008), resorting to the analysis of legal texts. Theoretically, the contributions of authors such as Vitor Paro, Rubens Camargo, Maria Monção, among others, were important. The study suggests that the elaboration or updating of the regiment in consonance with the Political Pedagogical Project of the institution focusing on the child, with the participation of educators and family members, its dissemination and practical exercise can contribute to the critical reflection on the practice, guiding actions convergent to GD in contrast to conservative and authoritarian discourse and practices, envisioning minimizing conflicts between adults and guaranteeing children's rights. La gestión democrática (GD) fue consagrada como principio constitucional en la Constitución Federal de 1988, reafirmado en la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDB/1996). Guiándose por esta legislación, cada unidad educativa, incluidos las guarderías, empezó a elaborar sus propios reglamentos. Como los medios no deben contradecir los fines, el Reglamento de la Guardería debe dar prioridad al cuidado y la educación inseparables como derecho del niño. El reglamento contiene, por ejemplo, las concepciones de participación, niño, educación y cuidado. Es un documento legal que explica y orienta la actuación de todos en la institución. El objetivo del texto es destacar el Reglamento del CEI de la capital de São Paulo, objeto de estudio, como un medio que puede aportar contribuciones a la construcción colectiva de la guardería en la perspectiva de la gestión democrática. La metodología es cualitativa, centrada en el análisis de documentos (CELLARD, 2008), recurriendo al análisis de textos legales. Teóricamente, fueron importantes las contribuciones de autores como Vitor Paro, Rubens Camargo, Maria Monção, entre otros. El estudio sugiere que la elaboración o actualización de los reglamentos en consonancia con el Proyecto Político Pedagógico de la institución centrada en el niño, con la participación de educadores y familiares, su difusión y ejercicio práctico puede contribuir a la reflexión crítica sobre la práctica, orientando acciones convergentes a la gestión democrática frente al discurso y las prácticas conservadoras y autoritarias, con el objetivo de minimizar los conflictos entre adultos y garantizar los derechos de los niños.Universidade Estadual de Campinas2023-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/867280710.20396/etd.v25i00.8672807ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023071ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023071ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e0230711676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672807/32867Brasil; ContemporâneoBrazil; Contemporary Brasil; ContemporáneoCopyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPerrella, Cileda2024-01-10T21:04:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8672807Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2024-01-10T21:04:57ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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