Regimento da CRECHE/CEI: antecedentes históricos e demandas atuais na democratização da gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perrella, Cileda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672807
Resumo: A gestão democrática (GD) foi consagrada como princípio constitucional na Carta Magna de 1988, reafirmada na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB/1996). Orientada por tal legislação, cada unidade educacional, incluindo as creches na educação infantil, passou a elaborar seu Regimento. Como os meios não podem contradizer os fins, o Regimento da creche deve primar pelo cuidado e educação de forma indissociada como direito da criança. O Regimento contém, por exemplo, concepções de participação, criança, educação, cuidado. É documento legal, que explicita e orienta as ações de todas as pessoas na instituição. O objetivo do texto é evidenciar o Regimento do CEI da capital paulista, objeto de estudo, como um meio que pode trazer contribuições à construção coletiva da creche na perspectiva da gestão democrática. A metodologia é qualitativa, focada em análise documental (CELLARD, 2008), recorrendo-se à análise de textos legais. Teoricamente, foram importantes as contribuições de autores como Vitor Paro, Rubens Camargo, Maria Monção, entre outros. O estudo sugere que a elaboração ou a atualização do Regimento em consonância com o Projeto Político Pedagógico da instituição tendo como foco a criança, contando com a participação de educadoras e familiares, sua divulgação e exercício prático podem contribuir com a reflexão crítica sobre o fazer cotidiano, pautando ações convergentes à gestão democrática em contraposição ao discurso e às atitudes conservadoras e autoritárias, vislumbrando minimizar conflitos entre adultos e garantir direitos das crianças.
id UNICAMP-19_d849d73645835026d1c7422780e29b16
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8672807
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Regimento da CRECHE/CEI: antecedentes históricos e demandas atuais na democratização da gestãoCRECHE/CEI regulations: historical background and current demands in management democratizationReglamentos de CRECHE/CEI: antecedentes históricos y demandas actuales en la democratización de la gestiónEducaciónGestión democráticaDerecho constitucionalBebéGuarderíaEducación InfantilPolíticas públicasCiudadaníaDesigualdadesRecepciónComunidadInfanciaPrincipio moralProteccionEducaçãoGestão democráticaDireito constitucionalBebêCrecheEducação infantilPolíticas públicasCidadaniaDesigualdadesAcolhimentoComunidadeInfânciaÉticaProteçãoEducationDemocratic managementConstitutional rightBabyNurseryChild educationPublic policyCitizenshipInequalitiesReceptionCommunityInfancyEthicProtectionA gestão democrática (GD) foi consagrada como princípio constitucional na Carta Magna de 1988, reafirmada na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB/1996). Orientada por tal legislação, cada unidade educacional, incluindo as creches na educação infantil, passou a elaborar seu Regimento. Como os meios não podem contradizer os fins, o Regimento da creche deve primar pelo cuidado e educação de forma indissociada como direito da criança. O Regimento contém, por exemplo, concepções de participação, criança, educação, cuidado. É documento legal, que explicita e orienta as ações de todas as pessoas na instituição. O objetivo do texto é evidenciar o Regimento do CEI da capital paulista, objeto de estudo, como um meio que pode trazer contribuições à construção coletiva da creche na perspectiva da gestão democrática. A metodologia é qualitativa, focada em análise documental (CELLARD, 2008), recorrendo-se à análise de textos legais. Teoricamente, foram importantes as contribuições de autores como Vitor Paro, Rubens Camargo, Maria Monção, entre outros. O estudo sugere que a elaboração ou a atualização do Regimento em consonância com o Projeto Político Pedagógico da instituição tendo como foco a criança, contando com a participação de educadoras e familiares, sua divulgação e exercício prático podem contribuir com a reflexão crítica sobre o fazer cotidiano, pautando ações convergentes à gestão democrática em contraposição ao discurso e às atitudes conservadoras e autoritárias, vislumbrando minimizar conflitos entre adultos e garantir direitos das crianças.Democratic management (DM) was enshrined as a constitutional principle in the 1988 Federal Constitution, reaffirmed in the Law of Directives and Basis of National Education (LDB/1996). Guided by such legislation, each educational institution, including kindergartens in early childhood education, began to draw up its Regulations. Considering that the means must not contradict the ends, the kindergarten Regulations must prioritize inseparable care and education as a right of the child. The Regulations contain, for example, conceptions of participation, child, education and care. It is a legal document which explains and guides the actions of everyone in the institution. The text aims to highlight the Regulations of the CEI of the capital of São Paulo, the object of study, as a means that can bring contributions to the collective construction of the kindergarten from the perspective of democratic management. The methodology is qualitative, focused on document analysis (CELLARD, 2008), resorting to the analysis of legal texts. Theoretically, the contributions of authors such as Vitor Paro, Rubens Camargo, Maria Monção, among others, were important. The study suggests that the elaboration or updating of the regiment in consonance with the Political Pedagogical Project of the institution focusing on the child, with the participation of educators and family members, its dissemination and practical exercise can contribute to the critical reflection on the practice, guiding actions convergent to GD in contrast to conservative and authoritarian discourse and practices, envisioning minimizing conflicts between adults and guaranteeing children's rights. La gestión democrática (GD) fue consagrada como principio constitucional en la Constitución Federal de 1988, reafirmado en la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDB/1996). Guiándose por esta legislación, cada unidad educativa, incluidos las guarderías, empezó a elaborar sus propios reglamentos. Como los medios no deben contradecir los fines, el Reglamento de la Guardería debe dar prioridad al cuidado y la educación inseparables como derecho del niño. El reglamento contiene, por ejemplo, las concepciones de participación, niño, educación y cuidado. Es un documento legal que explica y orienta la actuación de todos en la institución. El objetivo del texto es destacar el Reglamento del CEI de la capital de São Paulo, objeto de estudio, como un medio que puede aportar contribuciones a la construcción colectiva de la guardería en la perspectiva de la gestión democrática. La metodología es cualitativa, centrada en el análisis de documentos (CELLARD, 2008), recurriendo al análisis de textos legales. Teóricamente, fueron importantes las contribuciones de autores como Vitor Paro, Rubens Camargo, Maria Monção, entre otros. El estudio sugiere que la elaboración o actualización de los reglamentos en consonancia con el Proyecto Político Pedagógico de la institución centrada en el niño, con la participación de educadores y familiares, su difusión y ejercicio práctico puede contribuir a la reflexión crítica sobre la práctica, orientando acciones convergentes a la gestión democrática frente al discurso y las prácticas conservadoras y autoritarias, con el objetivo de minimizar los conflictos entre adultos y garantizar los derechos de los niños.Universidade Estadual de Campinas2023-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/867280710.20396/etd.v25i00.8672807ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023071ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023071ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e0230711676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672807/32867Brasil; ContemporâneoBrazil; Contemporary Brasil; ContemporáneoCopyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPerrella, Cileda2024-01-10T21:04:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8672807Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2024-01-10T21:04:57ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Regimento da CRECHE/CEI: antecedentes históricos e demandas atuais na democratização da gestão
CRECHE/CEI regulations: historical background and current demands in management democratization
Reglamentos de CRECHE/CEI: antecedentes históricos y demandas actuales en la democratización de la gestión
title Regimento da CRECHE/CEI: antecedentes históricos e demandas atuais na democratização da gestão
spellingShingle Regimento da CRECHE/CEI: antecedentes históricos e demandas atuais na democratização da gestão
Perrella, Cileda
Educación
Gestión democrática
Derecho constitucional
Bebé
Guardería
Educación Infantil
Políticas públicas
Ciudadanía
Desigualdades
Recepción
Comunidad
Infancia
Principio moral
Proteccion
Educação
Gestão democrática
Direito constitucional
Bebê
Creche
Educação infantil
Políticas públicas
Cidadania
Desigualdades
Acolhimento
Comunidade
Infância
Ética
Proteção
Education
Democratic management
Constitutional right
Baby
Nursery
Child education
Public policy
Citizenship
Inequalities
Reception
Community
Infancy
Ethic
Protection
title_short Regimento da CRECHE/CEI: antecedentes históricos e demandas atuais na democratização da gestão
title_full Regimento da CRECHE/CEI: antecedentes históricos e demandas atuais na democratização da gestão
title_fullStr Regimento da CRECHE/CEI: antecedentes históricos e demandas atuais na democratização da gestão
title_full_unstemmed Regimento da CRECHE/CEI: antecedentes históricos e demandas atuais na democratização da gestão
title_sort Regimento da CRECHE/CEI: antecedentes históricos e demandas atuais na democratização da gestão
author Perrella, Cileda
author_facet Perrella, Cileda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perrella, Cileda
dc.subject.por.fl_str_mv Educación
Gestión democrática
Derecho constitucional
Bebé
Guardería
Educación Infantil
Políticas públicas
Ciudadanía
Desigualdades
Recepción
Comunidad
Infancia
Principio moral
Proteccion
Educação
Gestão democrática
Direito constitucional
Bebê
Creche
Educação infantil
Políticas públicas
Cidadania
Desigualdades
Acolhimento
Comunidade
Infância
Ética
Proteção
Education
Democratic management
Constitutional right
Baby
Nursery
Child education
Public policy
Citizenship
Inequalities
Reception
Community
Infancy
Ethic
Protection
topic Educación
Gestión democrática
Derecho constitucional
Bebé
Guardería
Educación Infantil
Políticas públicas
Ciudadanía
Desigualdades
Recepción
Comunidad
Infancia
Principio moral
Proteccion
Educação
Gestão democrática
Direito constitucional
Bebê
Creche
Educação infantil
Políticas públicas
Cidadania
Desigualdades
Acolhimento
Comunidade
Infância
Ética
Proteção
Education
Democratic management
Constitutional right
Baby
Nursery
Child education
Public policy
Citizenship
Inequalities
Reception
Community
Infancy
Ethic
Protection
description A gestão democrática (GD) foi consagrada como princípio constitucional na Carta Magna de 1988, reafirmada na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB/1996). Orientada por tal legislação, cada unidade educacional, incluindo as creches na educação infantil, passou a elaborar seu Regimento. Como os meios não podem contradizer os fins, o Regimento da creche deve primar pelo cuidado e educação de forma indissociada como direito da criança. O Regimento contém, por exemplo, concepções de participação, criança, educação, cuidado. É documento legal, que explicita e orienta as ações de todas as pessoas na instituição. O objetivo do texto é evidenciar o Regimento do CEI da capital paulista, objeto de estudo, como um meio que pode trazer contribuições à construção coletiva da creche na perspectiva da gestão democrática. A metodologia é qualitativa, focada em análise documental (CELLARD, 2008), recorrendo-se à análise de textos legais. Teoricamente, foram importantes as contribuições de autores como Vitor Paro, Rubens Camargo, Maria Monção, entre outros. O estudo sugere que a elaboração ou a atualização do Regimento em consonância com o Projeto Político Pedagógico da instituição tendo como foco a criança, contando com a participação de educadoras e familiares, sua divulgação e exercício prático podem contribuir com a reflexão crítica sobre o fazer cotidiano, pautando ações convergentes à gestão democrática em contraposição ao discurso e às atitudes conservadoras e autoritárias, vislumbrando minimizar conflitos entre adultos e garantir direitos das crianças.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672807
10.20396/etd.v25i00.8672807
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672807
identifier_str_mv 10.20396/etd.v25i00.8672807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672807/32867
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; Contemporâneo
Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023071
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023071
ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e023071
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216649789341696