Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1274 |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa foi investigar o processo pedagógico que envolvia as práticas das professoras de Língua Portuguesa (doravante LP), especificamente, como elas utilizavam as novas tecnologias digitais da informação e comunicação (doravante TDIC) no ensino-aprendizagem de LP, nos anos finais do ensino fundamental. Realizamos um estudo qualitativo no qual observamos as aulas de três professoras de LP pertencentes a redes de ensino diferentes: federal, estadual e privada. Estabelecemos categorias de análise (BARDIN, 1979), que emergiram da observação da práxis das professoras. Em seu marco teórico, a presente pesquisa se inscreve nos estudos sobre transposição didática (CHEVALLARD, 1991), transposição informática (BALACHEFF, 1991, 1994), multiletramentos e letramento digital (LEMKE, 1998; ROJO, 2012; GOMES, 2010), assumindo como perspectiva teórica a linguagem em sua natureza social e dialógica, produzida enquanto ação humana. Constatamos que as três professoras possuíam práticas diferenciadas no que concerne ao uso das TDIC. Os resultados sinalizaram para a falta ou carência na formação de algumas professoras para a utilização da tecnologia digital enquanto meio de aprendizagem e revelaram a sua utilização enquanto fator motivacional na maior parte das aulas de LP.Acreditamos que há necessidadede a instituição escolar modificar seus currículos de LP e assumir, em seu projeto político pedagógico, as TDIC enquanto elementos estruturantes de novos processos educativos. |
id |
UNICAMP-19_e04d31c3594fc91b3b4e3d10ce388f3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1274 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDICEnsino-aprendizagem. Língua portuguesa. Prática pedagógica. Tecnologia digital.Informática e EducaçãoO objetivo dessa pesquisa foi investigar o processo pedagógico que envolvia as práticas das professoras de Língua Portuguesa (doravante LP), especificamente, como elas utilizavam as novas tecnologias digitais da informação e comunicação (doravante TDIC) no ensino-aprendizagem de LP, nos anos finais do ensino fundamental. Realizamos um estudo qualitativo no qual observamos as aulas de três professoras de LP pertencentes a redes de ensino diferentes: federal, estadual e privada. Estabelecemos categorias de análise (BARDIN, 1979), que emergiram da observação da práxis das professoras. Em seu marco teórico, a presente pesquisa se inscreve nos estudos sobre transposição didática (CHEVALLARD, 1991), transposição informática (BALACHEFF, 1991, 1994), multiletramentos e letramento digital (LEMKE, 1998; ROJO, 2012; GOMES, 2010), assumindo como perspectiva teórica a linguagem em sua natureza social e dialógica, produzida enquanto ação humana. Constatamos que as três professoras possuíam práticas diferenciadas no que concerne ao uso das TDIC. Os resultados sinalizaram para a falta ou carência na formação de algumas professoras para a utilização da tecnologia digital enquanto meio de aprendizagem e revelaram a sua utilização enquanto fator motivacional na maior parte das aulas de LP.Acreditamos que há necessidadede a instituição escolar modificar seus currículos de LP e assumir, em seu projeto político pedagógico, as TDIC enquanto elementos estruturantes de novos processos educativos. Universidade Estadual de Campinas2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/127410.20396/etd.v15i3.1274ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 578-594ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 578-594ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 578-5941676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1274/pdfCopyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaiado, Roberta Varginha RamosMorais, Artur Gomes2017-03-14T13:16:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1274Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:08.779602ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC |
title |
Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC |
spellingShingle |
Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC Caiado, Roberta Varginha Ramos Ensino-aprendizagem. Língua portuguesa. Prática pedagógica. Tecnologia digital. Informática e Educação |
title_short |
Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC |
title_full |
Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC |
title_fullStr |
Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC |
title_full_unstemmed |
Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC |
title_sort |
Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC |
author |
Caiado, Roberta Varginha Ramos |
author_facet |
Caiado, Roberta Varginha Ramos Morais, Artur Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Artur Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caiado, Roberta Varginha Ramos Morais, Artur Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem. Língua portuguesa. Prática pedagógica. Tecnologia digital. Informática e Educação |
topic |
Ensino-aprendizagem. Língua portuguesa. Prática pedagógica. Tecnologia digital. Informática e Educação |
description |
O objetivo dessa pesquisa foi investigar o processo pedagógico que envolvia as práticas das professoras de Língua Portuguesa (doravante LP), especificamente, como elas utilizavam as novas tecnologias digitais da informação e comunicação (doravante TDIC) no ensino-aprendizagem de LP, nos anos finais do ensino fundamental. Realizamos um estudo qualitativo no qual observamos as aulas de três professoras de LP pertencentes a redes de ensino diferentes: federal, estadual e privada. Estabelecemos categorias de análise (BARDIN, 1979), que emergiram da observação da práxis das professoras. Em seu marco teórico, a presente pesquisa se inscreve nos estudos sobre transposição didática (CHEVALLARD, 1991), transposição informática (BALACHEFF, 1991, 1994), multiletramentos e letramento digital (LEMKE, 1998; ROJO, 2012; GOMES, 2010), assumindo como perspectiva teórica a linguagem em sua natureza social e dialógica, produzida enquanto ação humana. Constatamos que as três professoras possuíam práticas diferenciadas no que concerne ao uso das TDIC. Os resultados sinalizaram para a falta ou carência na formação de algumas professoras para a utilização da tecnologia digital enquanto meio de aprendizagem e revelaram a sua utilização enquanto fator motivacional na maior parte das aulas de LP.Acreditamos que há necessidadede a instituição escolar modificar seus currículos de LP e assumir, em seu projeto político pedagógico, as TDIC enquanto elementos estruturantes de novos processos educativos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa Empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1274 10.20396/etd.v15i3.1274 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1274 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v15i3.1274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1274/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 578-594 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 578-594 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 578-594 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216652802949120 |