A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meyer, João Frederico da Costa Azevedo
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Souza Júnior, Arlindo José de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646945
Resumo: Este trabalho, além de relacionar um breve histórico de trabalhos e análises de experiências, sobretudo brasileiras, relacionadas com ensino e aprendizagem de cálculo com o uso de computadores em diversos ambientes, exibe o que se verificou ser um diferencial marcante na obtenção de resultados positivos: as negociações necessárias dentro do grupo de professores, auxiliares e monitores em termos da definição de estratégias didáticas, de posturas pedagógicas e de ênfases docentes.
id UNICAMP-21_04eb268dd05f79b8c7fa7f9bed9c5621
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646945
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidadeA utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidadeCálculoGrupo de ensinoEnsinoCálculoGrupos de ensinoEnsinoEste trabalho, além de relacionar um breve histórico de trabalhos e análises de experiências, sobretudo brasileiras, relacionadas com ensino e aprendizagem de cálculo com o uso de computadores em diversos ambientes, exibe o que se verificou ser um diferencial marcante na obtenção de resultados positivos: as negociações necessárias dentro do grupo de professores, auxiliares e monitores em termos da definição de estratégias didáticas, de posturas pedagógicas e de ênfases docentes.Este trabalho, além de relacionar um breve histórico de trabalhos e análises de experiências, sobretudo brasileiras, relacionadas com ensino e aprendizagem de cálculo com o uso de computadores em diversos ambientes, exibe o que se verificou ser um diferencial marcante na obtenção de resultados positivos: as negociações necessárias dentro do grupo de professores, auxiliares e monitores em termos da definição de estratégias didáticas, de posturas pedagógicas e de ênfases docentes.Universidade Estadual de Campinas2002-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864694510.20396/zet.v10i17-18.8646945Zetetike; Vol. 10 No. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 113-148Zetetike; Vol. 10 Núm. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 113-148Zetetike; v. 10 n. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 113-1482176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646945/13846Brasil; 2002Brasil; 2002Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeyer, João Frederico da Costa AzevedoSouza Júnior, Arlindo José de2023-10-26T12:41:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646945Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T12:41:25Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade
A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade
title A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade
spellingShingle A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade
Meyer, João Frederico da Costa Azevedo
Cálculo
Grupo de ensino
Ensino
Cálculo
Grupos de ensino
Ensino
title_short A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade
title_full A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade
title_fullStr A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade
title_full_unstemmed A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade
title_sort A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade
author Meyer, João Frederico da Costa Azevedo
author_facet Meyer, João Frederico da Costa Azevedo
Souza Júnior, Arlindo José de
author_role author
author2 Souza Júnior, Arlindo José de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meyer, João Frederico da Costa Azevedo
Souza Júnior, Arlindo José de
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo
Grupo de ensino
Ensino
Cálculo
Grupos de ensino
Ensino
topic Cálculo
Grupo de ensino
Ensino
Cálculo
Grupos de ensino
Ensino
description Este trabalho, além de relacionar um breve histórico de trabalhos e análises de experiências, sobretudo brasileiras, relacionadas com ensino e aprendizagem de cálculo com o uso de computadores em diversos ambientes, exibe o que se verificou ser um diferencial marcante na obtenção de resultados positivos: as negociações necessárias dentro do grupo de professores, auxiliares e monitores em termos da definição de estratégias didáticas, de posturas pedagógicas e de ênfases docentes.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646945
10.20396/zet.v10i17-18.8646945
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646945
identifier_str_mv 10.20396/zet.v10i17-18.8646945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646945/13846
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 2002
Brasil; 2002
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 10 No. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 113-148
Zetetike; Vol. 10 Núm. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 113-148
Zetetike; v. 10 n. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 113-148
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329591586095104