A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646945 |
Resumo: | Este trabalho, além de relacionar um breve histórico de trabalhos e análises de experiências, sobretudo brasileiras, relacionadas com ensino e aprendizagem de cálculo com o uso de computadores em diversos ambientes, exibe o que se verificou ser um diferencial marcante na obtenção de resultados positivos: as negociações necessárias dentro do grupo de professores, auxiliares e monitores em termos da definição de estratégias didáticas, de posturas pedagógicas e de ênfases docentes. |
id |
UNICAMP-21_04eb268dd05f79b8c7fa7f9bed9c5621 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646945 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidadeA utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidadeCálculoGrupo de ensinoEnsinoCálculoGrupos de ensinoEnsinoEste trabalho, além de relacionar um breve histórico de trabalhos e análises de experiências, sobretudo brasileiras, relacionadas com ensino e aprendizagem de cálculo com o uso de computadores em diversos ambientes, exibe o que se verificou ser um diferencial marcante na obtenção de resultados positivos: as negociações necessárias dentro do grupo de professores, auxiliares e monitores em termos da definição de estratégias didáticas, de posturas pedagógicas e de ênfases docentes.Este trabalho, além de relacionar um breve histórico de trabalhos e análises de experiências, sobretudo brasileiras, relacionadas com ensino e aprendizagem de cálculo com o uso de computadores em diversos ambientes, exibe o que se verificou ser um diferencial marcante na obtenção de resultados positivos: as negociações necessárias dentro do grupo de professores, auxiliares e monitores em termos da definição de estratégias didáticas, de posturas pedagógicas e de ênfases docentes.Universidade Estadual de Campinas2002-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864694510.20396/zet.v10i17-18.8646945Zetetike; Vol. 10 No. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 113-148Zetetike; Vol. 10 Núm. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 113-148Zetetike; v. 10 n. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 113-1482176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646945/13846Brasil; 2002Brasil; 2002Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeyer, João Frederico da Costa AzevedoSouza Júnior, Arlindo José de2023-10-26T12:41:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646945Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T12:41:25Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade |
title |
A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade |
spellingShingle |
A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade Meyer, João Frederico da Costa Azevedo Cálculo Grupo de ensino Ensino Cálculo Grupos de ensino Ensino |
title_short |
A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade |
title_full |
A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade |
title_fullStr |
A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade |
title_full_unstemmed |
A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade |
title_sort |
A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade |
author |
Meyer, João Frederico da Costa Azevedo |
author_facet |
Meyer, João Frederico da Costa Azevedo Souza Júnior, Arlindo José de |
author_role |
author |
author2 |
Souza Júnior, Arlindo José de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meyer, João Frederico da Costa Azevedo Souza Júnior, Arlindo José de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cálculo Grupo de ensino Ensino Cálculo Grupos de ensino Ensino |
topic |
Cálculo Grupo de ensino Ensino Cálculo Grupos de ensino Ensino |
description |
Este trabalho, além de relacionar um breve histórico de trabalhos e análises de experiências, sobretudo brasileiras, relacionadas com ensino e aprendizagem de cálculo com o uso de computadores em diversos ambientes, exibe o que se verificou ser um diferencial marcante na obtenção de resultados positivos: as negociações necessárias dentro do grupo de professores, auxiliares e monitores em termos da definição de estratégias didáticas, de posturas pedagógicas e de ênfases docentes. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646945 10.20396/zet.v10i17-18.8646945 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646945 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v10i17-18.8646945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646945/13846 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; 2002 Brasil; 2002 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 10 No. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 113-148 Zetetike; Vol. 10 Núm. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 113-148 Zetetike; v. 10 n. 1-2 (2002): jan./dez. [17-18]; 113-148 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1798329591586095104 |