Sistema de numeração decimal: operatividade discente e implicações para o trabalho docente
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
DOI: | 10.20396/zet.v12i22.8646974 |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646974 |
Resumo: | Nesta pesquisa, investiga-se a compreensão de alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental sobre o Valor Posicional (VP) presente no Sistema de Numeração Decimal (SND), com o objetivo de identificar o entendimento dos sujeitos sobre a estrutura de base dez e sobre a representação escrita correlacionada à compreensão do VP. Foram investigadas 137crianças, através de testes escritos na sala de aula, de registros de observação feita no momento da aplicação dos testes e de entrevistas realizadas na seqüência. A análise das informações permitiu um mapeamento das principais dificuldades e incompreensões em relação à categoria operação, da teoria piagetiana. Foi possível comprovar que as crianças investigadas falam nomes de números numa seqüência correta, associam esses nomes às quantidades, resolvem operações de adição e subtração com utilização de algoritmos padronizados. Mas os argumentos utilizados pelas crianças, ao justificarem seus desempenhos, revelam a sua incompreensão do SND no seu todo. |
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