Iniciação à docência universitária : experiências e desafios para um ensino de graduação com qualidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcos Henrique Almeida dos, 1987-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638658
Resumo: Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi
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No percurso investigativo, a partir do contato com nosso locus ¿ a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ¿ realizamos uma fase inicial, de caráter exploratório, por meio de entrevista com o gestor do órgão institucional de apoio à docência e convidamos, para responder um questionário, os docentes admitidos na instituição no período de 2014 a 2016. Na fase posterior, a participação dos professores foi definida a partir do mapeamento do perfil dos 113 ingressantes que responderam ao questionário. Com isso, definimos critérios que consideraram os professores que, de fato, estão na fase inicial da carreira docente no ensino superior, relativo aos três primeiros anos, além de haver iniciado esse exercício profissional na Unicamp. Assim, tornou-se viável e possível acompanhar o trabalho de 10 professores, denominados iniciantes, que pertencem a diferentes áreas do conhecimento. Esse acompanhamento se deu por meio: da observação livre e intensiva de suas aulas, durante um semestre letivo; da adoção de narrativas como possibilidade de reflexão e formação; e da realização de grupos focais com seus alunos. Por fim, realizamos a análise do conteúdo dos dados produzidos, que permitiu a definição de três categorias: conhecimento profissional de docência expresso no trabalho pedagógico; concepções de docência e formação universitária; necessidades formativas e a responsabilização participativa na construção da qualidade social do ensino. Por meio da discussão dessas categorias de análise, foi possível compreender que os professores iniciantes, conscientes ou não das suas microdecisões pedagógicas, recorrem a diferentes estratégias, apoiadas em uma mediação pedagógica reveladora do compromisso com aprendizagens ampliadas, indo além da dimensão cognitiva. Portanto, uma mediação pedagógica permeada pelas dimensões inerentes a uma formação humana, pela afetividade, pela autonomia, pela participação e pela relação entre teoria e prática. As experiências de formação e atuação profissional desses professores possibilitaram a construção desses caminhos; contudo, eles expressam suas necessidades formativas, nas quais se incluem as socialmente desejadas. Assim, denota-se a relevância de uma mediação pedagógica no processo contínuo de aprendizagem da docência, ancorada não só nos conhecimentos inerentes ao exercício profissional, como também em um projeto de formação universitária de cidadãos-profissionais, socialmente pertinente e cientificamente relevante. Sustenta-se, assim, o sentido de uma responsabilização participativa na construção da qualidade social do ensino de graduação, para além da responsabilização vertical e unilateral do professor, o que implica em acionar diversos atores que atuam no cenário institucional, inclusive estudantes. Na interface entre escolhas individuais e responsabilidades coletivas, experiências de mediação pedagógica concretizadas em iniciativas institucionais ou apoiadas por estratégias de pesquisa-formação, possibilitam a afirmação gradativa do processo de constituição de uma profissionalidade docente universitária, sobretudo quando se sustentam em uma concepção de docência e formação universitária potencializadora de uma profissionalidade docente crítica, reflexiva e investigativa como dimensão para a qualidade social do ensino de graduaçãoAbstract: The advances in researching and experimenting in Academic Pedagogy propelled the development of an investigation that has identified and analyzed the implications of the constitution process of teaching professionality for early-career professors regarding their work in undergraduate education. In the course of our investigation at State University of Campinas (Unicamp), we conducted an initial exploratory phase, through an interview with the responsible for teaching support coordination in order to invite professors, which were hired between 2014 and 2016, to answer a questionnaire. After that phase, the professors' participation was marked by mapping the profile of the 113 newcomers who answered the questionnaire. Thus, we defined further criteria that considered the professors who really are in the early phase of their teaching career in academic education, that is, the first three years of teaching, as well as having professional Unicamp as their first education job. As a consequence, it became feasible and possible to follow the work of 10 professors, to be herein called beginners, from different areas of knowledge. The tracking was through free and intensive observation of their classes during one term; the adoption of narratives as a possibility for critical thinking and learning; and holding focus groups with their students. Finally, we performed data analysis, which allowed the definition of three categories, as follows: professional knowledge of teaching expressed in pedagogical work; conceptions of teaching and academic education; formative needs and participatory accountability in the construction of the social quality of education. Through the discussion of these categories of analysis, it was possible to understand that beginning teachers, aware or not of their pedagogical microdecisions, resort to different strategies, supported by a pedagogical mediation revealing the commitment to extended learning, going beyond cognitive dimensions. Therefore, a pedagogical mediation permeated by the inherent dimensions of a humanistic formation, by the support of affection, autonomy, and the participation of both theory and practice. The experiences of formation and professional performance of the selected professors made possible the construction of these paths. However, they express their formative needs, which include socially desired activities. Thus, there is the relevance of a pedagogical mediation in the continuous process of teaching development, anchored not only in the knowledge that is inherent to professional practice, but also in the making of professionals that are also citizens, that would also be socially and scientifically relevant. In that way, the sense of a participatory accountability in the construction of the social quality of undergraduate education is supported, in addition to the vertical and unilateral accountability of the professor, which implies in triggering various actors who act in the institutional setting, as the students, for instance. As the interface between individual choices and collective responsibilities, experiences of pedagogical mediation that are embodied in institutional initiatives or supported by research-training strategies allow the gradual affirmation of the process of constitution of professionality in academic teaching, especially when it is based on teaching and formation enhancing a critical and investigative teaching professional approach as a dimension for the social quality of undergraduate educationDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-Cunha, Maria Isabel daLima, Emilia Freitas deLeite, Sergio Antonio da SilvaMendes, Geisa do Socorro Cavalcanti VazUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Marcos Henrique Almeida dos, 1987-20202020-02-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (389 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638658SANTOS, Marcos Henrique Almeida dos. Iniciação à docência universitária: experiências e desafios para um ensino de graduação com qualidade social . 2020. 1 recurso online (389 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638658. 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