A formação do profissional para a educação basica : o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594031 |
Resumo: | Orientador: Cesar Aparecido Nunes |
id |
UNICAMP-30_05a87489796fb3dbdcfc1095f7a75153 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::281992 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do profissional para a educação basica : o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputaProfessores - FormaçãoEnsino superiorEducaçãoEducadoresMovimentos sociaisAssociações educacionaisOrientador: Cesar Aparecido NunesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a formação do profissional da Educação Básica, através dos projetos expressos pelo Instituto Superior de Educação e pelo Curso de Pedagogia. Este objetivo tem como referência alguns estudos e movimentos de educadores envolvidos historicamente com a Pedagogia e enfatizam a importância do papel do educador que, no âmbito da sua formação expressa, no limite, a totalidade do projeto social que o determina. Neste sentido nossas análises recorreram as amplas e complexas transformações que o mundo do trabalho vem sofrendo nesta atual fase do capitalismo, denominada de globalização neoliberal e, puderam, demonstrar que, ambos os projetos de formação, estão, cada qual, associados a uma determinada concepção sobre o desenvolvimento social. Sendo assim, e, ainda recorrendo a alguns aspectos internos que os compõem, através da organização curricular, a organização institucional e o perfil do profissional aí requerido verificamos como se tornou explícito o direcionamento das políticas educacionais, pelo menos no que se refere à formaçâo dos profissionais da educação, no atendimento das exigências atuais do capital, legitimando certas necessidades econômicas e políticas. A formação do profissional da educação no atual contexto de composição dos quadros profissionais no Brasil aparece, então, como necessidade histórica-ideológica à hegemonia do projeto social que visa se manter no contexto de dominaçãoAbstract: The objective of this research is to analyze the formation of the professional of Basic Education through the projects established both by the Instituto Superior de Educaqao (High Educational Institute) and by the Pedagogy Course. This objective is based upon some studies and movements of educators involved historically with Pedagogy and emphasizes the importance of the educator¿s role that, in the scope of his formation expresses, at utmost extent, the wholeness of the social project that determines his practice. In this sense our analysis evoked the wide and complex transformations the labor world is going through in the present stage of Capitalism, the so called ¿neoliberal globalization¿ and could demonstrate that both formation projects are related each one to a certain concept about social development. In this manner and calling forth some internal aspects they are both built up from, through curricular organization, the institutional organization and the profile of the demanded professional, we verify how explicit the guidance of educational policies has become, at least on what concerns the formation of education professionals, complying with current Capital requirements, making legitimate certain political and economic demands. The formation of the education professional in the current Brazilian labor frame appears thus as an ideological -historic demand to the social project hegemony that intends to uphold itself to the context of controlO exemplar da FE não se encontra disponível para emprétismo (Correção Prof. Cesar Nunes)MestradoHistória, Filosofia e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Nunes, Cesar Aparecido, 1959-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMialchi, Nadeje Martins da Rocha20032003-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf196 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594031MIALCHI, Nadeje Martins da Rocha. A formação do profissional para a educação basica: o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa. 2003. 196 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594031. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/281992porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T04:39:18Zoai::281992Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T04:39:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do profissional para a educação basica : o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa |
title |
A formação do profissional para a educação basica : o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa |
spellingShingle |
A formação do profissional para a educação basica : o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa Mialchi, Nadeje Martins da Rocha Professores - Formação Ensino superior Educação Educadores Movimentos sociais Associações educacionais |
title_short |
A formação do profissional para a educação basica : o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa |
title_full |
A formação do profissional para a educação basica : o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa |
title_fullStr |
A formação do profissional para a educação basica : o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa |
title_full_unstemmed |
A formação do profissional para a educação basica : o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa |
title_sort |
A formação do profissional para a educação basica : o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa |
author |
Mialchi, Nadeje Martins da Rocha |
author_facet |
Mialchi, Nadeje Martins da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunes, Cesar Aparecido, 1959- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mialchi, Nadeje Martins da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Ensino superior Educação Educadores Movimentos sociais Associações educacionais |
topic |
Professores - Formação Ensino superior Educação Educadores Movimentos sociais Associações educacionais |
description |
Orientador: Cesar Aparecido Nunes |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003-02-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594031 MIALCHI, Nadeje Martins da Rocha. A formação do profissional para a educação basica: o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa. 2003. 196 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594031. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) MIALCHI, Nadeje Martins da Rocha. A formação do profissional para a educação basica: o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa. 2003. 196 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594031. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/281992 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 196 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188886295871488 |