Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14583 |
Resumo: | Orientador: Pedro Ganzeli |
id |
UNICAMP-30_149b8d6ec6c48b80c927ff18d8f7e7b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1372037 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024Progetti sociali nei Piani Nazionale di Educazione : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024Plano Nacional de Educação (Brasil)Planejamento educacional - BrasilPolítica e educaçãoGestão educacionalEducational PoliticsBrazil Educational PlanNational Edicational PlanEducational managementOrientador: Pedro GanzeliTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A questão-problema desta investigação consistiu em responder a presente indagação: quais projetos societários prevaleceram no Plano Nacional de Educação (PNE) 2001-2011 e no PNE 2014-2024? Nesse sentido, o objetivo versou por caracterizar os projetos societários que prevaleceram no PNE 2001-2011 e 2014-2024. Especificamente, temos o intento de: (i) discutir as relações existentes entre o contexto sociopolítico-econômico e o planejamento educacional a partir do processo de constituição histórica da ideia de Plano Nacional de Educação no Brasil; (ii) situar orientações acerca do planejamento educacional e sua inter-relação com a administração pública, notadamente com a educação; e (iii) identificar comparativamente os projetos societários que prevaleceram a partir do estudo do PNE 2001-2011 e do PNE 2014-2024. A pesquisa fundamenta-se no método materialista histórico-dialético, em uma abordagem teórico-metodológica de caráter interdisciplinar e se ancora em levantamento bibliográfico e pesquisa documental, com a utilização da análise de conteúdo para a análise dos dados. O resultado considera o PNE 2001-2011 e o PNE 2014-2024 como expressão da tensão existente entre projetos institucionais e societários distintos. Consoante à análise realizada, foi possível depreender que existe entre o PNE 2001-2011 e o PNE 2014-2024 uma inversão, no que diz respeito à prevalência nesses ordenamentos vinculantes, da perspectiva democrática e da abordagem neoliberal, bem como se sobressaltou a lógica da racionalidade financeira, como um dos eixos de continuidade no âmbito do PNE 2001-2011 e do PNE 2014-2024Abstract: This study aims to address the question regarding the predominant societal projects within the National Education Plans (NEPs) of 2001-2011 and 2014-2024. The main objective is to characterize the primary societal projects of these two NEPs. The study focuses on three specific areas: (i) examining the relationship between the socioeconomic and political context and educational strategies, tracing the historical development of the NEP concept in Brazil; (ii) analyzing the direction of the NEPs and their connection to public administration, particularly in the field of education; and (iii) conducting a comparative analysis to identify the prevailing societal projects in both NEPs. The research utilized a multidisciplinary theoretical-methodological approach based on historical-dialectical materialism, by means of content analysis for data analysis. It involved bibliographic search, document research, and content analysis for the data analysis. The findings revealed that the two NEPs reflected the tensions between different institutional and societal projects. Based on the results of our analysis, we can observe a shift between the 2001-2011 and the 2014-2024 NER, with an inversion of the prevalence, from a predominantly new-liberal to a more democratic conception. In the meantime, the aim at financial concerns appeared to be a trade union between the two NEPsDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Ganzeli, Pedro, 1960-Machado, CristianeDourado, Luiz FernandesVenco, Selma BorghiCarvalho, Roberto Francisco deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandes, Katya Lacerda, 1985-20232023-09-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (157 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/14583FERNANDES, Katya Lacerda. Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação: PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024. 2023. 1 recurso online (157 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14583. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372037porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-29T10:20:19Zoai::1372037Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-02-29T10:20:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024 Progetti sociali nei Piani Nazionale di Educazione : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024 |
title |
Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024 |
spellingShingle |
Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024 Fernandes, Katya Lacerda, 1985- Plano Nacional de Educação (Brasil) Planejamento educacional - Brasil Política e educação Gestão educacional Educational Politics Brazil Educational Plan National Edicational Plan Educational management |
title_short |
Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024 |
title_full |
Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024 |
title_fullStr |
Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024 |
title_full_unstemmed |
Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024 |
title_sort |
Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024 |
author |
Fernandes, Katya Lacerda, 1985- |
author_facet |
Fernandes, Katya Lacerda, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ganzeli, Pedro, 1960- Machado, Cristiane Dourado, Luiz Fernandes Venco, Selma Borghi Carvalho, Roberto Francisco de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Katya Lacerda, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano Nacional de Educação (Brasil) Planejamento educacional - Brasil Política e educação Gestão educacional Educational Politics Brazil Educational Plan National Edicational Plan Educational management |
topic |
Plano Nacional de Educação (Brasil) Planejamento educacional - Brasil Política e educação Gestão educacional Educational Politics Brazil Educational Plan National Edicational Plan Educational management |
description |
Orientador: Pedro Ganzeli |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-09-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14583 FERNANDES, Katya Lacerda. Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação: PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024. 2023. 1 recurso online (157 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14583. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14583 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Katya Lacerda. Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação: PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024. 2023. 1 recurso online (157 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14583. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372037 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (157 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189194002595840 |