Educação física escolar e gênero : diferentes maneiras de participar das aulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaco, Juliana Fagundes, 1984-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617403
Resumo: Orientador: Helena Altmann
id UNICAMP-30_200af0fdc12b941184025c541b6466bc
oai_identifier_str oai::851313
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação física escolar e gênero : diferentes maneiras de participar das aulasPhysical education and gender : different ways to participate in classEducação físicaGêneroAprendizagemPhysical educationGenderLearningOrientador: Helena AltmannDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Esta pesquisa analisa as diferenças nas participações de alunos e alunas nas aulas de educação física, sobretudo, problematiza como gênero perpassa as aulas e os sujeitos envolvidos de maneira a promover diferentes formas de ser e estar nas atividades. Para essa análise, realizou-se entrevistas semi-estruturadas com alunas e alunos de quatro 8º.anos de duas escolas públicas estaduais de Campinas, São Paulo, e com o professor e a professora dessas turmas. Como ferramenta para auxiliar a análise das entrevistas, realizou-se também observações de aulas. Através das entrevistas, buscou-se identificar alguns elementos que contribuem nas diferentes formas da participação, analisando quais os referências sobre feminino e masculino predominam para os sujeitos envolvidos e nas aulas observadas. Os dados obtidos mostram que há diferentes formas de participar e de não participar das aulas, formas que vão além do binarismo Participar X Não Participar e que são influenciadas tanto por questões de fora da escola, quanto de dentro da educação física escolar. As discussões desse trabalho, então, se organizam no sentido de refletir sobre duas questões: como situações de fora da educação física escolar e as que ocorrem dentro das aulas vão compondo diferentes participações e limitando as participações da maioria das meninas quando comparadas com as dos meninos. Essas discussões mostram que as experiências distintas com o corpo e movimento de meninos e meninas fora da escola contribuíram significativamente com a participação e envolvimento nas aulas. Além disso, as participações de meninas e meninos estavam entrelaçadas pelos sentidos de feminilidade e masculinidade predominantes nas atividades dirigidas nas aulas, ou seja, nos conteúdos selecionados e na forma de organização de tais conteúdosAbstract: This research analyzes the differences in the participation of boys and girls in physical education classes, in particular, discusses how gender cuts across classes and subjects involved in order to promote different ways of being and activities. For this analysis, was held semistructured interviews with students and students from eighth year of two elementary public schools of Campinas, São Paulo, and the teacher and the teacher of these classes. As a tool to help analyze the interviews, there was also received from classes. Through interviews, we sought to identify some elements that contribute in different forms of participation, analyzing what the references to male and female predominance for the subjects involved and the classes observed. The data obtained show that there are different ways to participate and not participate in class, ways that go beyond the binary Not Participate X Participate and this differents ways are influenced by issues outside of school, and from within the school physical education. Discussions of this paper then organize themselves in order to reflect on two questions: how situations outside of school physical education and those lessons will occur within the different interests composing and limiting the participation of the majority of girls compared with boys . These discussions show that the different experiences with the body and movement of oys and giral out of school contributed significantly to the participation and involvement in class. Moreover, the participation of girls and boys were interwoven with the senses of femininity and masculinity prevalent in activities directed classes, in other words, the selected contents and form of organization of such contentMestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação Física[s.n.]Altmann, Helena, 1973-Camargo, Ana Maria Faccioli deSoares, Carmen LúciaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJaco, Juliana Fagundes, 1984-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf120 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617403JACO, Juliana Fagundes. Educação física escolar e gênero: diferentes maneiras de participar das aulas. 2012. 120 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617403. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/851313porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:34:15Zoai::851313Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:34:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física escolar e gênero : diferentes maneiras de participar das aulas
Physical education and gender : different ways to participate in class
title Educação física escolar e gênero : diferentes maneiras de participar das aulas
spellingShingle Educação física escolar e gênero : diferentes maneiras de participar das aulas
Jaco, Juliana Fagundes, 1984-
Educação física
Gênero
Aprendizagem
Physical education
Gender
Learning
title_short Educação física escolar e gênero : diferentes maneiras de participar das aulas
title_full Educação física escolar e gênero : diferentes maneiras de participar das aulas
title_fullStr Educação física escolar e gênero : diferentes maneiras de participar das aulas
title_full_unstemmed Educação física escolar e gênero : diferentes maneiras de participar das aulas
title_sort Educação física escolar e gênero : diferentes maneiras de participar das aulas
author Jaco, Juliana Fagundes, 1984-
author_facet Jaco, Juliana Fagundes, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Altmann, Helena, 1973-
Camargo, Ana Maria Faccioli de
Soares, Carmen Lúcia
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaco, Juliana Fagundes, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Gênero
Aprendizagem
Physical education
Gender
Learning
topic Educação física
Gênero
Aprendizagem
Physical education
Gender
Learning
description Orientador: Helena Altmann
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617403
JACO, Juliana Fagundes. Educação física escolar e gênero: diferentes maneiras de participar das aulas. 2012. 120 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617403. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617403
identifier_str_mv JACO, Juliana Fagundes. Educação física escolar e gênero: diferentes maneiras de participar das aulas. 2012. 120 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617403. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/851313
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
120 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189073314643968