Fala, leitura e escrita : encontro entre sujeitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613458 |
Resumo: | Orientador: Maria Irma Hadler Coudry |
id |
UNICAMP-30_20df77d964f3094acde211aef9c2e8e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::778394 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fala, leitura e escrita : encontro entre sujeitosSpeech, writing and reading : the meeting between the subjectsNeurolinguística discursivaFalaLeituraEscritaDislexiaFamíliaEscolasNeurolinguisticsSpeechReadingWritingDyslexiaFamilySchoolOrientador: Maria Irma Hadler CoudryTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Trata-se de um estudo longitudinal fundamentado em uma abordagem discursiva da Neurolinguística e realizado com crianças/jovens, com e sem lesão cerebral, que apresentam dificuldades no eixo "fala, leitura e escrita" e são avaliadas e acompanhadas no Centro de Convivência de Linguagens (CCazinho/IEL/Unicamp) e/ou na clínica fonoaudiológica. É a partir da materialidade da escrita apresentada pelas crianças que são realizadas análises linguísticas, baseadas em uma perspectiva heurística. Essa análise se assenta em autoresâncora para a teorização da Neurolinguística Discursiva, quais sejam: Vygotsky, Luria e Freud. O acompanhamento realizado com essas crianças se dá, então, a partir do trabalho linguístico que realizam com a fala, leitura e escrita e da consciência que desenvolvem diante desses processos, como constructos sociais e históricos na relação linguagem-cérebro-mente e aprendizagem. A análise da materialidade linguística (oral e escrita) da criança/jovem revela marcas de sua mediação com diferentes interlocutores: Escola, Família, Estado, Diagnósticos Médicos (como Dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção, Distúrbio de aprendizagem etc) na área de leitura e escrita e, ainda, de como essas diferentes mediações interfere na materialidade de fala, leitura e escrita da criança/jovem e nos seus processos em aprendizadoAbstract: This is a longitudinal study based on the discursive neurolinguistical approach, done with children/youngster, with or without brain damage, that shows issues on the "speech - reading and writing" axis. Those subjects are evaluated and follow up on the Centro de Convivência de Linguagens (CCazinho/IEL/Unicamp) and/or on the speech therapist office. Based on the written material developed and delivered by the subjects, linguistic analysis are done, supported by the heuristics perspective. This analysis are set by anchors-authors on the discursive neurolinguistics theory, those being: Vygotsky, Luria and Freud. The follow up done with those children starts on a linguistically work that consists on speech, reading and writing, aiding to develop a consciously process as social construction, historical relations between speech-brain-mind and learning. The analysis on the linguistic material (speech and written) of the children/youngster reveals marks facing different interlocutors: School, Family, Estate, Medical Diagnosis (as dyslexia, attention deficit (DDA), learning curve disturbance etc.) on the speech and writing areas and this may interfere on this materiality as on the process it is involvedDoutoradoLingüísticaDoutor em Linguística[s.n.]Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-Possenti, SírioSouza, Vera Lucia Trevisan deFreire, Fernanda Maria PereiraCaneppele, AlessandraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBordin, Sonia Sellin, 1958-2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf139 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613458BORDIN, Sonia Sellin. Fala, leitura e escrita: encontro entre sujeitos. 2010. 139 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613458. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/778394porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:03:01Zoai::778394Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:03:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fala, leitura e escrita : encontro entre sujeitos Speech, writing and reading : the meeting between the subjects |
title |
Fala, leitura e escrita : encontro entre sujeitos |
spellingShingle |
Fala, leitura e escrita : encontro entre sujeitos Bordin, Sonia Sellin, 1958- Neurolinguística discursiva Fala Leitura Escrita Dislexia Família Escolas Neurolinguistics Speech Reading Writing Dyslexia Family School |
title_short |
Fala, leitura e escrita : encontro entre sujeitos |
title_full |
Fala, leitura e escrita : encontro entre sujeitos |
title_fullStr |
Fala, leitura e escrita : encontro entre sujeitos |
title_full_unstemmed |
Fala, leitura e escrita : encontro entre sujeitos |
title_sort |
Fala, leitura e escrita : encontro entre sujeitos |
author |
Bordin, Sonia Sellin, 1958- |
author_facet |
Bordin, Sonia Sellin, 1958- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coudry, Maria Irma Hadler, 1949- Possenti, Sírio Souza, Vera Lucia Trevisan de Freire, Fernanda Maria Pereira Caneppele, Alessandra Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bordin, Sonia Sellin, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neurolinguística discursiva Fala Leitura Escrita Dislexia Família Escolas Neurolinguistics Speech Reading Writing Dyslexia Family School |
topic |
Neurolinguística discursiva Fala Leitura Escrita Dislexia Família Escolas Neurolinguistics Speech Reading Writing Dyslexia Family School |
description |
Orientador: Maria Irma Hadler Coudry |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613458 BORDIN, Sonia Sellin. Fala, leitura e escrita: encontro entre sujeitos. 2010. 139 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613458. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613458 |
identifier_str_mv |
BORDIN, Sonia Sellin. Fala, leitura e escrita: encontro entre sujeitos. 2010. 139 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613458. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/778394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 139 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189041337270272 |