Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583873 |
Resumo: | Orientador: Antonio Miguel |
id |
UNICAMP-30_2f958893083a3ee7a2f7b4333d7f8ec6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::109865 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero naturalProfessores - FormaçãoEnsino - AprendizagemTeoria dos números - HistóriaEducação matemáticaMatemática - HistóriaOrientador: Antonio MiguelDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Com base nas crenças mais freqüentes e persistentes de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de número natural, este trabalho tem por objeto a realização de um estudo histórico-pedagógico com o tripo propósito de: reconstituir as matrizes das práticas constitutivas da tradição sensualista-empirista no ensino-aprendizagem da noção de número natural; ilustrar uma concepção do papel do professor numa situação de ensino-aprendizagem que visa à mudança conceptual de seus alunos; ilustrar um modo do conceito baktiniano de 'polifonia' operar no terreno da educação matemática, para a realização de uma 'psicanálise' (no sentido gramsciano do 'conhercer-te a ti mesmo') das crenças dos alunos: condição necessária, ainda que não suficiente, para a promoção da mudança conceptualMestradoEducação MatemáticaMestre em Educação[s.n.]Miguel, Antonio, 1953-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Eliana da Silva19961996-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf168f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583873SOUZA, Eliana da Silva. Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural. 1996. 168f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583873. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/109865porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T08:46:52Zoai::109865Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T08:46:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural |
title |
Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural |
spellingShingle |
Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural Souza, Eliana da Silva Professores - Formação Ensino - Aprendizagem Teoria dos números - História Educação matemática Matemática - História |
title_short |
Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural |
title_full |
Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural |
title_fullStr |
Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural |
title_full_unstemmed |
Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural |
title_sort |
Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural |
author |
Souza, Eliana da Silva |
author_facet |
Souza, Eliana da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miguel, Antonio, 1953- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Eliana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Ensino - Aprendizagem Teoria dos números - História Educação matemática Matemática - História |
topic |
Professores - Formação Ensino - Aprendizagem Teoria dos números - História Educação matemática Matemática - História |
description |
Orientador: Antonio Miguel |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996 1996-08-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583873 SOUZA, Eliana da Silva. Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural. 1996. 168f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583873. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SOUZA, Eliana da Silva. Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural. 1996. 168f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583873. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/109865 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 168f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188789515452416 |