Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química : práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Augusto da, 1971-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620225
Resumo: Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa
id UNICAMP-30_36240841e1bc2fa8462868d8effaf94b
oai_identifier_str oai::906683
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química : práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SPTeachers narratives in dialogue with the teaching of chemistry in context : curricular practices in schools in Paulínia/SPCurrículosContextualizaçãoNarrativasQuímica - Estudo e ensinoCurriculumContextualizationNarrativesTeaching chemistryOrientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos RosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho investiga maneiras de compreensão da noção de contextualização no ensino, presente em documentos curriculares oficiais destinados ao Ensino Médio, principalmente, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000). A partir do modelo interpretativo do ciclo de políticas de Stephen Ball, são focalizados o contexto de influência, o contexto de produção de textos e o contexto de prática, buscou-se indícios de permeabilidades discursivas acerca da contextualização no ensino de química. A pesquisa está focada nas narrativas de sete professores de química, que exercem a docência num contexto específico que é a rede pública de escolas de Paulínia - SP. Essa cidade é conhecida como um importante polo petroquímico e que abriga também um conjunto de indústrias químicas, o que justificaria uma contextualização no ensino de Química voltada para tal cultura. As entrevistas foram tratadas do ponto de vista metodológico, tendo como referência o conceito de narrativa presente na obra de W. Benjamin. Como resultados, constata-se que a contextualização no ensino se dá num espectro de significações que abrange desde o seu entendimento como vivência cotidiana até como preparação para o mundo do trabalho. Percebeu-se também dificuldades na penetração do discurso da contextualização nas práticas curriculares expressas. Como conclusão, é possível depreender as dificuldades vivenciadas por esses professores que, mesmo percebendo o contexto significativo e importante da cultura local, não conseguem articulá-lo às suas práticas.Abstract: This work investigates ways of understanding the notion of situated learning, present in official curriculum documents for the school, especially in the National Curriculum Parameters (BRASIL,2000). From the interpretive model of the policy cycle of Stephen Ball, are focused on the context of text production and the context of practice, we sought evidence about the permeabilities discursive context in the teaching of chemistry. The research is focused on the narratives of seven experienced teachers engaged in teaching chemistry in a specific context is that the public schools Paulínia - SP This city is known as a major petrochemical complex which also houses a number of chemical industries, the to warrant a contextualisation in teaching chemistry toward that culture. Interviews were treated the methodological point of view, with reference to the concept of narrative present in the work of W. Benjamin. As a result, it appears that the situated learning occurs in a spectrum of meanings that extends from your daily life to understanding how to prepare for the world of work. It was also perceived difficulties in penetrating the discourse of curriculum practices expressed in contextualization. In conclusion, it is possible to deduce the difficulties experienced by these teachers even realizing important and meaningful context of local culture, they can not articulate it to their practices.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-Schnetzler, Roseli PachecoPinto Neto, Pedro da CunhaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Carlos Augusto da, 1971-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf108 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620225SILVA, Carlos Augusto da. Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química: práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP. 2013. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620225. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/906683porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:58:57Zoai::906683Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:58:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química : práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP
Teachers narratives in dialogue with the teaching of chemistry in context : curricular practices in schools in Paulínia/SP
title Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química : práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP
spellingShingle Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química : práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP
Silva, Carlos Augusto da, 1971-
Currículos
Contextualização
Narrativas
Química - Estudo e ensino
Curriculum
Contextualization
Narratives
Teaching chemistry
title_short Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química : práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP
title_full Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química : práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP
title_fullStr Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química : práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP
title_full_unstemmed Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química : práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP
title_sort Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química : práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP
author Silva, Carlos Augusto da, 1971-
author_facet Silva, Carlos Augusto da, 1971-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-
Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-
Schnetzler, Roseli Pacheco
Pinto Neto, Pedro da Cunha
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Augusto da, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Contextualização
Narrativas
Química - Estudo e ensino
Curriculum
Contextualization
Narratives
Teaching chemistry
topic Currículos
Contextualização
Narrativas
Química - Estudo e ensino
Curriculum
Contextualization
Narratives
Teaching chemistry
description Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620225
SILVA, Carlos Augusto da. Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química: práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP. 2013. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620225. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620225
identifier_str_mv SILVA, Carlos Augusto da. Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química: práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP. 2013. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620225. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/906683
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
108 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189097698230272