Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química : práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620225 |
Resumo: | Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa |
id |
UNICAMP-30_36240841e1bc2fa8462868d8effaf94b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::906683 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química : práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SPTeachers narratives in dialogue with the teaching of chemistry in context : curricular practices in schools in Paulínia/SPCurrículosContextualizaçãoNarrativasQuímica - Estudo e ensinoCurriculumContextualizationNarrativesTeaching chemistryOrientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos RosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho investiga maneiras de compreensão da noção de contextualização no ensino, presente em documentos curriculares oficiais destinados ao Ensino Médio, principalmente, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000). A partir do modelo interpretativo do ciclo de políticas de Stephen Ball, são focalizados o contexto de influência, o contexto de produção de textos e o contexto de prática, buscou-se indícios de permeabilidades discursivas acerca da contextualização no ensino de química. A pesquisa está focada nas narrativas de sete professores de química, que exercem a docência num contexto específico que é a rede pública de escolas de Paulínia - SP. Essa cidade é conhecida como um importante polo petroquímico e que abriga também um conjunto de indústrias químicas, o que justificaria uma contextualização no ensino de Química voltada para tal cultura. As entrevistas foram tratadas do ponto de vista metodológico, tendo como referência o conceito de narrativa presente na obra de W. Benjamin. Como resultados, constata-se que a contextualização no ensino se dá num espectro de significações que abrange desde o seu entendimento como vivência cotidiana até como preparação para o mundo do trabalho. Percebeu-se também dificuldades na penetração do discurso da contextualização nas práticas curriculares expressas. Como conclusão, é possível depreender as dificuldades vivenciadas por esses professores que, mesmo percebendo o contexto significativo e importante da cultura local, não conseguem articulá-lo às suas práticas.Abstract: This work investigates ways of understanding the notion of situated learning, present in official curriculum documents for the school, especially in the National Curriculum Parameters (BRASIL,2000). From the interpretive model of the policy cycle of Stephen Ball, are focused on the context of text production and the context of practice, we sought evidence about the permeabilities discursive context in the teaching of chemistry. The research is focused on the narratives of seven experienced teachers engaged in teaching chemistry in a specific context is that the public schools Paulínia - SP This city is known as a major petrochemical complex which also houses a number of chemical industries, the to warrant a contextualisation in teaching chemistry toward that culture. Interviews were treated the methodological point of view, with reference to the concept of narrative present in the work of W. Benjamin. As a result, it appears that the situated learning occurs in a spectrum of meanings that extends from your daily life to understanding how to prepare for the world of work. It was also perceived difficulties in penetrating the discourse of curriculum practices expressed in contextualization. In conclusion, it is possible to deduce the difficulties experienced by these teachers even realizing important and meaningful context of local culture, they can not articulate it to their practices.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-Schnetzler, Roseli PachecoPinto Neto, Pedro da CunhaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Carlos Augusto da, 1971-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf108 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620225SILVA, Carlos Augusto da. Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química: práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP. 2013. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620225. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/906683porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:58:57Zoai::906683Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:58:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química : práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP Teachers narratives in dialogue with the teaching of chemistry in context : curricular practices in schools in Paulínia/SP |
title |
Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química : práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP |
spellingShingle |
Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química : práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP Silva, Carlos Augusto da, 1971- Currículos Contextualização Narrativas Química - Estudo e ensino Curriculum Contextualization Narratives Teaching chemistry |
title_short |
Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química : práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP |
title_full |
Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química : práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP |
title_fullStr |
Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química : práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP |
title_full_unstemmed |
Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química : práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP |
title_sort |
Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química : práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP |
author |
Silva, Carlos Augusto da, 1971- |
author_facet |
Silva, Carlos Augusto da, 1971- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962- Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962- Schnetzler, Roseli Pacheco Pinto Neto, Pedro da Cunha Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carlos Augusto da, 1971- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículos Contextualização Narrativas Química - Estudo e ensino Curriculum Contextualization Narratives Teaching chemistry |
topic |
Currículos Contextualização Narrativas Química - Estudo e ensino Curriculum Contextualization Narratives Teaching chemistry |
description |
Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620225 SILVA, Carlos Augusto da. Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química: práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP. 2013. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620225. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620225 |
identifier_str_mv |
SILVA, Carlos Augusto da. Narrativas docentes em diálogo com a contextualização no ensino de química: práticas curriculares em escolas do município de Paulínia/SP. 2013. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620225. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/906683 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 108 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189097698230272 |