A formação continua do professor de lingua materna e seus reflexos na (re)configuração da praxis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meirelles, Maria de Lourdes de Almeida
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581100
Resumo: Orientador : Angela Bustos Kleiman
id UNICAMP-30_43a38d37fe2cde0a88c9cebbf54e8869
oai_identifier_str oai::71917
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A formação continua do professor de lingua materna e seus reflexos na (re)configuração da praxisProfessores de ensino de primeiro grau - FormaçãoAmbiente de sala de aulaProfessores e alunosLíngua portuguesa - Estudo e ensinoOrientador : Angela Bustos KleimanObservação: Falta a página 2Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Dadas suas condições de formação e de trabalho, como o professor tem chegado ao exercicio de sua profissão e como auniversidade o tem apoiado? Partindo dessas reflexões, nosso trabalho analisa a (re)configuração da práxis fundamentada em um projeto de formação continuada de duas professoras que, simultaneamente, desenvolveram, com um grupo de apoio da universidade, um projeto de especialização e um projeto didático, implantado em uma de suas turmas. Utilizando como unidades de análise a disposição das atividades em sala de aula, os vinculos construidos entre essas atividades e entre as aulas, assim como o encadeamento da interlocução, nos propusemos a verificar para que lugar revertem as regulàridades e oscilações na postura das professoras em sala de aula, focalizando a continuidade de sua formação no que diz respeito à reprodução ou não dos referenciais teóricos e práticos anteriormente adotados.Abstract: Considering the conditions of professional education and of working, how does the teacher executes his profession and how has the university supported him? Taking these questions as the surrounding scenario, our study analyses the (re)configuration of praxis of two teachers that developed two simultaneous projects, one of specialization and another of didactic nature. Both projects were supported by our workgroup at the University of Campinas. We investigated what the regularities and oscillations in the teachers attitudes .indicate,with respect to the reproduction or not theoretical and practical referentials that they previously adopted. Our units of analysis were the structuring of the lessons the constructed links between lessons and classes, and the chaining of dialogues between teachers and students.MestradoMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Kleiman, Angela, 1945-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMeirelles, Maria de Lourdes de Almeida1994info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[144]f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581100MEIRELLES, Maria de Lourdes de Almeida. A formação continua do professor de lingua materna e seus reflexos na (re)configuração da praxis. 1994. [144]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581100. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/71917porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-09T11:04:54Zoai::71917Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-05-09T11:04:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continua do professor de lingua materna e seus reflexos na (re)configuração da praxis
title A formação continua do professor de lingua materna e seus reflexos na (re)configuração da praxis
spellingShingle A formação continua do professor de lingua materna e seus reflexos na (re)configuração da praxis
Meirelles, Maria de Lourdes de Almeida
Professores de ensino de primeiro grau - Formação
Ambiente de sala de aula
Professores e alunos
Língua portuguesa - Estudo e ensino
title_short A formação continua do professor de lingua materna e seus reflexos na (re)configuração da praxis
title_full A formação continua do professor de lingua materna e seus reflexos na (re)configuração da praxis
title_fullStr A formação continua do professor de lingua materna e seus reflexos na (re)configuração da praxis
title_full_unstemmed A formação continua do professor de lingua materna e seus reflexos na (re)configuração da praxis
title_sort A formação continua do professor de lingua materna e seus reflexos na (re)configuração da praxis
author Meirelles, Maria de Lourdes de Almeida
author_facet Meirelles, Maria de Lourdes de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kleiman, Angela, 1945-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Meirelles, Maria de Lourdes de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de ensino de primeiro grau - Formação
Ambiente de sala de aula
Professores e alunos
Língua portuguesa - Estudo e ensino
topic Professores de ensino de primeiro grau - Formação
Ambiente de sala de aula
Professores e alunos
Língua portuguesa - Estudo e ensino
description Orientador : Angela Bustos Kleiman
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581100
MEIRELLES, Maria de Lourdes de Almeida. A formação continua do professor de lingua materna e seus reflexos na (re)configuração da praxis. 1994. [144]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581100. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581100
identifier_str_mv MEIRELLES, Maria de Lourdes de Almeida. A formação continua do professor de lingua materna e seus reflexos na (re)configuração da praxis. 1994. [144]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581100. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/71917
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[144]f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188762521960448