Formação de professores e avaliação : um estudo da percepção dos alunos de um curso de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Simone Ferraz, 1971-
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603093
Resumo: Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi
id UNICAMP-30_555b97c01213b63ab043e5482bd721a0
oai_identifier_str oai::372321
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Formação de professores e avaliação : um estudo da percepção dos alunos de um curso de pedagogiaFormation of teachers and evaluation: a study of the perception of the learning of a pedagogy courseAvaliação educacionalEducaçãoFormação de professoresTrabalho pedagogico em equipeTeachers formationEducational evaluationPedagogical work in teamOrientador: Mara Regina Lemes de SordiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Objetivamos, com essa pesquisa, conhecer como os alunos de um curso de Pedagogia compreendem e vivenciam a avaliação da aprendizagem e verificar se existem focos de tensão nessas vivências. Realizamos um estudo de natureza teórico-empírico e utilizamos como técnica de investigação a entrevista semi-estruturada. Constatamos que a concepção dos formandos do curso de Pedagogia sobre avaliação relaciona-se diretamente ao trabalho que se desenvolve no interior da sala de aula, em uma perspectiva que supera a avaliação classificatória, instrumento típico da concepção tradicional de ensino, na qual a nota determina o nível de aprendizagem dos alunos. Durante a pesquisa, os sujeitos se restringiram a entender a avaliação apenas como um processo abrangente que implica uma reflexão crítica sobre a prática e, por isso, não explicitaram uma perspectiva mais sociológica da avaliação. A maioria dos sujeitos pesquisados apontou a contradição presente entre a teoria e a prática avaliativa vivenciada como um dos grandes problemas da formação. Ao denunciarem esta contradição, apontam para a superficialidade dessa discussão na relação com os objetivos da instituição e também com os objetivos do ensino. O estudo evidencia a necessidade da compreensão da auto-organização como princípio importante para a formação da consciência crítica dos alunos; a reflexão sobre a organização do trabalho pedagógico da instituição; a compreensão da relação avaliação/formação como categoria fundamental que concebe a escola não apenas como local de transmissão de informações, mas como local que deve garantir o acesso aos conhecimentos científicos necessários à participação sócio-política e como resistência à exclusão educacional/socialAbstract: Our objective with this research was to know how the students of a Pedagogy Course understand and undertake the learning evaluation and also to verify if there are tension focuses in these undertakings. We realized a study of theoretic and empiric nature, using semi-structuralized interview as inquiry technique. We¿ve evidenced that the conception of the college students of Pedagogy Course about evaluation becomes related directly to the work that they develops in the interior of the classroom, in a perspective that surpasses the classificatory evaluation, a typical instrument of the traditional education conception, in which the note determines the level of students learning. During the research, the subjects restricts to understand the evaluation justly as an including process that implies a critical reflection on the practical and, therefore, they not explicit a more sociological perspective of the evaluation. The majority of the searched subjects pointed the present contradiction between the evaluative theory and the practice undertaken as one of the great formation problems. When they denounced this contradiction, they points to the superficiality of this quarrel in the relation with the objectives of the institution and with the objectives of teaching. The study evidences the necessity of the self-organization understanding as important principle for the critical conscience formation of the students; the reflection on the pedagogical work of the institution organization; the understanding of the relation evaluation/formation as basic category that conceives the school not only as local of information transmission, but as local that it must guarantee the access to the scientific knowledge, which is necessary to the social and political participation an as resistance to the educational/social exclusionMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-Silva, Margarida Montejano daFreitas, Luiz Carlos deVasconcellos, Maura Maria MoritaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Maria Simone Ferraz, 1971-20062006-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf application/x-compressed149p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603093PEREIRA, Maria Simone Ferraz. Formação de professores e avaliação: um estudo da percepção dos alunos de um curso de pedagogia. 2006. 149p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603093. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/372321https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/372321porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-23T13:49:21Zoai::372321Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-23T13:49:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores e avaliação : um estudo da percepção dos alunos de um curso de pedagogia
Formation of teachers and evaluation: a study of the perception of the learning of a pedagogy course
title Formação de professores e avaliação : um estudo da percepção dos alunos de um curso de pedagogia
spellingShingle Formação de professores e avaliação : um estudo da percepção dos alunos de um curso de pedagogia
Pereira, Maria Simone Ferraz, 1971-
Avaliação educacional
Educação
Formação de professores
Trabalho pedagogico em equipe
Teachers formation
Educational evaluation
Pedagogical work in team
title_short Formação de professores e avaliação : um estudo da percepção dos alunos de um curso de pedagogia
title_full Formação de professores e avaliação : um estudo da percepção dos alunos de um curso de pedagogia
title_fullStr Formação de professores e avaliação : um estudo da percepção dos alunos de um curso de pedagogia
title_full_unstemmed Formação de professores e avaliação : um estudo da percepção dos alunos de um curso de pedagogia
title_sort Formação de professores e avaliação : um estudo da percepção dos alunos de um curso de pedagogia
author Pereira, Maria Simone Ferraz, 1971-
author_facet Pereira, Maria Simone Ferraz, 1971-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
Silva, Margarida Montejano da
Freitas, Luiz Carlos de
Vasconcellos, Maura Maria Morita
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Simone Ferraz, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Educação
Formação de professores
Trabalho pedagogico em equipe
Teachers formation
Educational evaluation
Pedagogical work in team
topic Avaliação educacional
Educação
Formação de professores
Trabalho pedagogico em equipe
Teachers formation
Educational evaluation
Pedagogical work in team
description Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-05-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603093
PEREIRA, Maria Simone Ferraz. Formação de professores e avaliação: um estudo da percepção dos alunos de um curso de pedagogia. 2006. 149p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603093. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PEREIRA, Maria Simone Ferraz. Formação de professores e avaliação: um estudo da percepção dos alunos de um curso de pedagogia. 2006. 149p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603093. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/372321
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/372321
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed
149p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188948546682880