O professor de alunos com deficiência mental : concepções e prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588523 |
Resumo: | Orientador: Maria Teresa Egler Mantoan |
id |
UNICAMP-30_60b86a1f3e3ad04fc3d90f7973e54b0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::186717 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O professor de alunos com deficiência mental : concepções e prática pedagógicaThe professor of students with mental deficiency : conceptions and pedagogical practicesProfessoresDeficiência mentalPrática de ensinoTeachersMental deficiencyPractice teachingOrientador: Maria Teresa Egler MantoanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Neste trabalho busca-se compreender os efeitos de sentido da prática pedagógica e das concepções dos professores de alunos com deficiência mental sobre o ser humano, os processos de desenvolvimento e de aprendizagem e sobre a inserção dos alunos com tal deficiência em salas regulares de ensino. Analisa-se o funcionamento dos discursos desses professores, movimentando-os em relação às diferentes formações discursivas historicamente constituídas sobre a deficiência mental e às das abordagens psicológicas de cunho objetivista e interacionista, apreendendo seu sentido de exclusão ou de inclusão. Apontam-se, assim, caminhos para movimentar os significados existentes nos discursos dos professores na busca de uma prática educacional menos limitante e estigmatizadoraAbstract: This research is aimed at the comprehension of the sense effects of the pedagogic praxis and the and the concepts that the teachers of mentally disabled students carry on about human being, development and learning processes and the insertion of students with such disability in regular classrooms. It is analysede how the discourse of these teachers work, by moving them in relation to different discoursive constructions about mental disability historically built and the psychological approaches from the objetivistic, subjetivistic and interationistic tendencies, leaning its sense of exclusion or inclusion.Ways are pointed out on how to move the existing meaning in the teachers discourses willing to build an educational praxis less limiting and prejudiced.DoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutora em Educação[s.n.]Mantoan, Maria Teresa Eglér, 1943-Orlandi, Eni de Lourdes PuccinelliBoneti, Rita Vieira de F.Pernambuco, Dea Lucia CamposAraújo, Ulisses Ferreira deBrenelli, Rosely PalermoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarques, Luciana Pacheco20002000-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf214p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588523MARQUES, Luciana Pacheco. O professor de alunos com deficiência mental: concepções e prática pedagógica. 2000. 214p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588523. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/186717porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:06:27Zoai::186717Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:06:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor de alunos com deficiência mental : concepções e prática pedagógica The professor of students with mental deficiency : conceptions and pedagogical practices |
title |
O professor de alunos com deficiência mental : concepções e prática pedagógica |
spellingShingle |
O professor de alunos com deficiência mental : concepções e prática pedagógica Marques, Luciana Pacheco Professores Deficiência mental Prática de ensino Teachers Mental deficiency Practice teaching |
title_short |
O professor de alunos com deficiência mental : concepções e prática pedagógica |
title_full |
O professor de alunos com deficiência mental : concepções e prática pedagógica |
title_fullStr |
O professor de alunos com deficiência mental : concepções e prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
O professor de alunos com deficiência mental : concepções e prática pedagógica |
title_sort |
O professor de alunos com deficiência mental : concepções e prática pedagógica |
author |
Marques, Luciana Pacheco |
author_facet |
Marques, Luciana Pacheco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mantoan, Maria Teresa Eglér, 1943- Orlandi, Eni de Lourdes Puccinelli Boneti, Rita Vieira de F. Pernambuco, Dea Lucia Campos Araújo, Ulisses Ferreira de Brenelli, Rosely Palermo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Luciana Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Deficiência mental Prática de ensino Teachers Mental deficiency Practice teaching |
topic |
Professores Deficiência mental Prática de ensino Teachers Mental deficiency Practice teaching |
description |
Orientador: Maria Teresa Egler Mantoan |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000-02-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588523 MARQUES, Luciana Pacheco. O professor de alunos com deficiência mental: concepções e prática pedagógica. 2000. 214p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588523. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) MARQUES, Luciana Pacheco. O professor de alunos com deficiência mental: concepções e prática pedagógica. 2000. 214p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588523. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/186717 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 214p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188833709785088 |