Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591161 |
Resumo: | Orientador: Lucila Diehl Tolaine Fini |
id |
UNICAMP-30_626c00e10c25af1fe4441c8df26e8d08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::222162 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagemCriatividadeCogniçãoInteração socialAprendizagemPsicologia educacionalConstrutivismo (Educação)Orientador: Lucila Diehl Tolaine FiniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: sta pesquisa teve por objetivo avaliar a influência de uma intervenção psicopedag6gica em relação à aprendizagem de conteúdos de ensino. Na intervenção avaliada, os sujeitos foram solicitados à criação de possíveis e incentivados a interagir com o grupo. O estudo foi realizado com um total de 72 suieitos que frequentavam a ultima série do Curso de Educação Infantil e 1ª série do Ensino Fundamental na faixa etária de seis anos e um mês a dez anos e dois meses. O total de sujeitos foi composto por quatro turmas-classe.Trabalhou-se com uma turma-classe de cada vez. A pesquisa teve início, em cada turma, com a aplicação de um pré-teste que continha três provas tipo escolar e duas provas piagetianas de possíveis. Com base nos resultados do pré-teste, os sujeitos foram separados em grupo controle e grupo experimental. O grupo experimental foi constituído por alunos que tiveram os índices de condutas mais baixos nas provas escolares aplicadas no pré-teste. O grupo controle foi composto pelo restante da turma. Após o pré-teste, foram aplicadas três sessões de intervenção nos sujeitos do grupo experimental. As intervenções tiveram por características comuns: ação efectiva do aluno, elaboração de soluções pessoais diferenciadas; divulgação pelo aluno do modo como este pensava para resolver cada questão; comentários e discussão das soluções utilizadas; uso de conflitos sócio-cognitivos; repetição da 'forma de trabalhar a atividade, variando o assunto*. Aplicaram-se dois pós-testes. Constatou-se que o incentivo à criação de novidades e a interação social entre sujeitos favoreceram a aprendizagem de conteúdos de ensinoAbstract: This research aimed at evaluating the influence of a psycho pedagogic intervention on subjects who were prompted to create 'possibles¿ and submitted to a social I intervention in the learning situation. The subjects of this study were from four regular classes, which were worked separately. A pretest was conducted on 72 children, aged from 6 at 10 years who were regularly attending either Kindergarten or the first grade of a Brazilian Elementary School. The pretest contained three types of school tests and two piagetian tests of 'possibles¿. The subjects were then divided into a control and an experimental group. The latter was formed with who scored lower in the school test. All the other children formed the control group. After the test, three intervention sessions were applied on the experimental group. All three intervention session had some common features: the children¿s effective action, the elaboration of personal solutions, the children's oral protocols to retell the cognitive process in solving each question, comments and discussion of the solutions, the use of socio-cognitive conflicts and the 'repetition of the activity procedures varying the contents¿. Two post-testes were then conducted and it was observed that the incentive for the 'new¿ and the social interaction among the subjects favored the learning of contentsDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Fini, Lucila Diehl Tolaine, 1945-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLosito, Sonia Maria20012001-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf300p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591161LOSITO, Sonia Maria. Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem. 2001. 300p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591161. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/222162porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T21:54:54Zoai::222162Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T21:54:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem |
title |
Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem |
spellingShingle |
Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem Losito, Sonia Maria Criatividade Cognição Interação social Aprendizagem Psicologia educacional Construtivismo (Educação) |
title_short |
Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem |
title_full |
Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem |
title_fullStr |
Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem |
title_sort |
Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem |
author |
Losito, Sonia Maria |
author_facet |
Losito, Sonia Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fini, Lucila Diehl Tolaine, 1945- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Losito, Sonia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Cognição Interação social Aprendizagem Psicologia educacional Construtivismo (Educação) |
topic |
Criatividade Cognição Interação social Aprendizagem Psicologia educacional Construtivismo (Educação) |
description |
Orientador: Lucila Diehl Tolaine Fini |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001-06-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591161 LOSITO, Sonia Maria. Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem. 2001. 300p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591161. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) LOSITO, Sonia Maria. Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem. 2001. 300p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591161. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/222162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 300p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188859465957376 |