Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/15105 |
Resumo: | Orientadores: Eric David Cohen, Leandro Carlos Mazzei |
id |
UNICAMP-30_7d2eb68b18c39e81d60cf9a625f65ab5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1373677 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivoThe effects of perception and orientation on sport costumer behaviorMarketing esportivoComportamento do consumidorPercepçãoConsumer behaviorPerceptionSports marketingOrientadores: Eric David Cohen, Leandro Carlos MazzeiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências AplicadasResumo: O objetivo deste estudo foi propor um modelo conceitual da relação entre a percepção e a orientação dos torcedores de futebol, com a intenção em ir ao estádio e a satisfação no relacionamento com o clube. Para realização da pesquisa, utilizou-se uma abordagem quantitativa, por meio da aplicação das escalas Perceived Fan Orientation (PERFANOR) e Orientation Toward a Sport Event (OSE). Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais e estatística descritiva. Sobre o conceito de percepção, resultados apontaram para uma relação significativa com o sentimento de satisfação, ao passo que, para o conceito de orientação, conclui-se que são significativas as relações entre os comportamentos Afetivos do público com a satisfação, bem como para a intenção de ir ao estádio. O presente estudo oferece uma compreensão acerca do comportamento do consumidor do esporte no Brasil, testando um modelo empírico sobre as intenções em comparecer a um evento esportivoAbstract: The aim of this study was to propose a conceptual model of the relation between perception and orientation of soccer fans with the intention to attend a soccer game at the stadium and the satisfaction in the relationship with the club. To carry out the research, a quantitative approach was used through the application of the scales Perceived Fan Orientation (PERFANOR) and Orientation Toward a Sport Event (OSE). For data analysis the Structural Equation Modelling technique (SEM) and descriptive statistics were used. On the concept of perception, results pointed to a significant relationship with the feeling of satisfaction, while for the concept of orientation it is concluded that the relationships between the Affect behavior of the public with satisfaction as well as the intention to attend a soccer game at the stadium are significant. The present study provides an understanding about sports consumer behavior in Brazil, testing an empirical model about the intentions to attend a sport eventMestradoGestão e SustentabilidadeMestre em Administração[s.n.]Cohen, Eric David, 1958-Mazzei, Leandro Carlos, 1978-Cunha, Christiano França daRocco Júnior, Ary JoséUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências AplicadasPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBortoleto, Felipe Barbaro, 1996-20232023-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (97 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15105BORTOLETO, Felipe Barbaro. Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo. 2023. 1 recurso online (97 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15105. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1373677Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T15:34:51Zoai::1373677Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-02-06T15:34:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo The effects of perception and orientation on sport costumer behavior |
title |
Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo |
spellingShingle |
Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo Bortoleto, Felipe Barbaro, 1996- Marketing esportivo Comportamento do consumidor Percepção Consumer behavior Perception Sports marketing |
title_short |
Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo |
title_full |
Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo |
title_fullStr |
Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo |
title_full_unstemmed |
Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo |
title_sort |
Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo |
author |
Bortoleto, Felipe Barbaro, 1996- |
author_facet |
Bortoleto, Felipe Barbaro, 1996- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cohen, Eric David, 1958- Mazzei, Leandro Carlos, 1978- Cunha, Christiano França da Rocco Júnior, Ary José Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Aplicadas Programa de Pós-Graduação em Administração UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortoleto, Felipe Barbaro, 1996- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing esportivo Comportamento do consumidor Percepção Consumer behavior Perception Sports marketing |
topic |
Marketing esportivo Comportamento do consumidor Percepção Consumer behavior Perception Sports marketing |
description |
Orientadores: Eric David Cohen, Leandro Carlos Mazzei |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-10-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15105 BORTOLETO, Felipe Barbaro. Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo. 2023. 1 recurso online (97 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15105. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15105 |
identifier_str_mv |
BORTOLETO, Felipe Barbaro. Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo. 2023. 1 recurso online (97 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15105. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1373677 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (97 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189194666344448 |