Conflito cognitivo, possiveis e operatoriedade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578339 |
Resumo: | Orientador: Fermino Fernandes Sisto |
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Conflito cognitivo, possiveis e operatoriedadeDesenvolvimento cognitivoAprendizagemPsicologia educacionalOrientador: Fermino Fernandes SistoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo trata da aprendizagem de possíveis e de sua manutenção, através da técnica do conflito cognitivo, por crianças que apresentem apenas ind1cios de possíveis análógicos e de suas relações com a operatoriedade. Os sujeitos foram em número de 24,na faixa eti ria de 6 a 8 anos, sendo 13 do Grupo Experimental e 11 do Grupo Controlejeram crianças que pertenciam ao nIvel mais baixo do posslvel,o analógico puro e quanto à conservação, eram não conservadoras. As provas aplicadas foram:Conservação do 11qu1 do e Formas posslveis de uma realidade parcialmente escondida, em Prê-Teste, Pós-Teste 1 e Pós-Teste 2.0 Grupo Experimental foi submetido às Sessões de Ensino Aprendizagem em que se utilizou o conflito cognitivo.As sessões abrangeram até 8 tipos de atividades, com a duração média '¿de 15 minutos e foram interrompidas tão logo a criança revelou ter atingido o nível 11 do co-posslvel e,sendo assim, somente alguns sujeitos completaram todas as tarefas. Os resultados encontrados evidenciam a possibi lidade de aprendizagem de co-posslveis e de sua manutenção. Quanto às relações entre a aprendizagem de posslveis e conservação operatória, os dados encontrados deixaram uma dúvida a esclarecer. Sugere-se a oportunidade de um novo estudo,controlando outras variáveis, pois a hipótese de uma relação poderia ser confirmada.A técnica do conflito cognitivo revelou-se um instrumento válido, capaz de mobilizar o sistema psicogenético e o raciocínio da criançaMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Sisto, Fermino Fernandes, 1949-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLiesenberg, Maria Thereza Menezes19921992-08-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[119]f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578339LIESENBERG, Maria Thereza Menezes. Conflito cognitivo, possiveis e operatoriedade. 1992. [119]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578339. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48868porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T23:41:44Zoai::48868Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-17T23:41:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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