Ingresso em curso de opção preferencial, autoeficácia e percepção de desempenho acadêmico em universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Alícia Muneiro, 1994-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7793
Resumo: Orientador: Camila Alves Fior
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spelling Ingresso em curso de opção preferencial, autoeficácia e percepção de desempenho acadêmico em universitáriosPreferred option course enrollment, self-efficacy, and perceived academic performance in college studentsAutoeficáciaEnsino superiorOrientação profissionalDesempenho acadêmicoTeoria social cognitivaSelf-efficacyHigher educationCareer orientationAcademic performanceCognitive social theoryOrientador: Camila Alves FiorDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O ingresso no ensino superior brasileiro é realizado por meio da aprovação em processos seletivos e da escolha de um curso, sendo que os estudantes podem ser aprovados em carreiras que não eram as suas opções preferenciais. Nestes casos, há maior risco de evasão, fenômeno presente no ensino superior nacional. Soma-se que o rendimento acadêmico do aluno é um dos mais fortes preditores da permanência nesse nível de ensino, associado ao peso de variáveis psicológicas, como as crenças de autoeficácia e da matrícula em curso de opção preferencial no sucesso acadêmico. Relativamente ao desenvolvimento da carreira dos estudantes, para compreensão do processo de escolha de um curso, resgatou-se o Modelo de Desenvolvimento de Desempenho que conjectura que o estudante tem interesses, escolhas e apresenta desempenhos, porém diversas variáveis e barreiras podem dificultar ou impossibilitar a realização destas etapas, sendo as mesmas mediadas pelas crenças de autoeficácia. Diante disso, o objetivo geral do presente estudo é analisar as influências das crenças de autoeficácia e da matrícula em curso de opção preferencial ou de segunda opção na percepção do desempenho acadêmico de universitários. Para o presente estudo foram analisados os dados de 578 estudantes, matriculados em universidades públicas, e um quarto destes universitários frequentavam carreiras que não eram sua primeira opção. Os dados foram obtidos por meio do questionário de caracterização e da Escala de autoeficácia na formação superior, sendo analisados quantitativamente. Dos resultados destaca-se que estudantes que ingressam em cursos de opção preferencial descreveram autoeficácia na formação superior e nos fatores: autoeficácia na regulação da formação, nas interações sociais, na gestão acadêmica e nas ações proativas, além de percepção de desempenho mais elevadas dos que os pares que ingressaram em cursos de segunda opção. Por meio da Regressão Logística, identificou-se a influência positiva da autoeficácia acadêmica e da gestão acadêmica na percepção de desempenho, além do impacto negativo da autoeficácia na regulação da formação e da matrícula em curso de segunda opção no rendimento percebido. O estudo realizado por meio da Modelagem de Equações Estruturais confirmou um impacto direto, pequeno e negativo da matrícula em curso de segunda opção nas autoeficácias na gestão acadêmica, na regulação da formação e na percepção de desempenho acadêmico. Por sua vez, constatou-se uma forte influência positiva da autoeficácia acadêmica e da gestão na percepção de desempenho e um impacto forte, mas negativo, da autoeficácia na regulação da formação no rendimento. Os resultados confirmam a presença de universitários que não estão matriculados em carreiras que eram suas opções preferenciais, mas destacam uma influência pequena desta variável na percepção de desempenho, sendo a autoeficácia um dos mais fortes preditores do sucesso acadêmico. Uma vez que a experiência vivida pelo estudante é fonte direta da autoeficácia, é impreterível que as instituições realizem o planejamento, a concretização e o acompanhamento de ações que viabilizem experiências que fortaleçam as crenças dos estudantes e que auxiliem, principalmente os estudantes que não estão nas suas carreiras de opção preferencial, no desenvolvimento do compromisso com o curso. Isso pode ocorrer por meio da vivência de um conjunto de atividades obrigatórias e não-obrigatórias presentes na experiência universitária e que são importantes não apenas para o aprendizado, mas para o desenvolvimento integral dos universitáriosAbstract: Admission to brazilian higher education is by means of approval in selection processes and the choice of a course, and students may be approved in careers that were not their preferred options. In these cases, there is a greater risk of dropout, a phenomenon present in national higher education. It should be added that the student's academic performance is one of the strongest predictors of permanence at this level of education, associated with the weight of psychological variables, such as self-efficacy beliefs and enrollment in a preferential option course in academic success. Regarding the career development of students, to understand the process of choosing a course, it was rescued the Performance Development Model that conjectures that the student has interests, choices and presents performances, but several variables and barriers can complicate or impede the achievement of these steps, and these are mediated by self-efficacy beliefs. Therefore, the overall objective of this study is to analyze the influences of self-efficacy beliefs and enrollment in a course of preferred or second choice in the perception of academic performance of college students. For the present study, the data of 578 students, enrolled in public universities, were analyzed, and a quarter of these college students were pursuing careers that were not their first choice. The data were obtained through the characterization questionnaire and the Scale of self-efficacy in higher education, being analyzed quantitatively. From the results it stands out that students who enter courses of preferred option described self-efficacy in higher education and in the factors: self-efficacy in regulating training, in social interactions, in academic management and in proactive actions, in addition to perception of higher performance than peers who entered in courses of second option. Through Logistic Regression, it was identified the positive influence of academic self-efficacy and academic management on perceived performance, in addition to the negative impact of self-efficacy in the regulation of training and enrollment in second option course on perceived performance. The study carried out through the Structural Equation Modeling confirmed a direct, small and negative impact of enrollment in a second-choice course on self-efficacy in academic management, in the regulation of training and in the perception of academic performance. In contrast, a strong positive influence of academic and managerial self-efficacy on perceived performance and a strong but negative impact of self-efficacy in the regulation of training on performance was found. The results confirm the presence of university students who are not enrolled in careers that were their preferred options, but highlight a small influence of this variable on perceived performance, self-efficacy being one of the strongest predictors of academic success. Since the experience lived by the student is a direct source of self-efficacy, it is imperative that institutions carry out the planning, implementation and the follow-up of actions that enable experiences that strengthen the beliefs of students and support, especially students who are not in their preferred careers, in the development of commitment to the course. This can occur through the experience of a set of both compulsory and non-compulsory activities present in the university experience and which are important not only for learning, but for the integral development of academicsMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCNPQ133279/2020-0[s.n.]Fior, Camila Alves, 1978-Ambiel, Rodolfo Augusto MatteoGraciola, Marilda Aparecida DantasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASArantes, Alícia Muneiro, 1994-20232022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (103 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/7793ARANTES, Alícia Muneiro. Ingresso em curso de opção preferencial, autoeficácia e percepção de desempenho acadêmico em universitários. 2023. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7793. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1261295Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-10T14:24:24Zoai::1261295Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-03-10T14:24:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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