Crianças com dificuldade em escrita e estruturação espacial : uma reeducação psicopedagogica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Valeria Queiroz
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597301
Resumo: Orientador : Gislene de Campos Oliveira
id UNICAMP-30_90dece5abb28b2e39185514a42796d4e
oai_identifier_str oai::307056
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Crianças com dificuldade em escrita e estruturação espacial : uma reeducação psicopedagogicaPsicologia educacionalCrianças - EscritaCapacidade motoraJogosOrientador : Gislene de Campos OliveiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma reeducação psicopedagógica em crianças que apresentavam dificuldade na escrita, com atividades psicomotoras e jogos de regras, enfatizando a estruturação espacial, aspectos cognitivos e psicomotores. Participaram da pesquisa 32 sujeitos (16 sujeitos do grupo experimental e 16 do grupo controle), entre 7 e 8 anos de idade, que freqüentavam a 2a série do primeiro grau de uma escola estadual da cidade de Campinas. Inicialmente, foi realizada a avaliação de 35 sujeitos com os seguintes instrumentos: avaliação da escrita, elaborada pela pesquisadora; provas de lateralidade e estruturação, constantes do exame Psicomotor proposto por Oliveira; e a avaliação cognitiva através da prova Piagetiana das coordenadas horizontal e vertical, com o objetivo de selecionar os dois grupos. Os sujeitos do grupo experimental foram, então, submetidos a um programa de reeducação psicopedagógica durante três meses, envolvendo atividades psicomotoras e jogos de regras, de forma individual e em duplas. Ao final, todos os sujeitos da pesquisa foram reavaliados seguindo a mesma metodologia. A análise dos dados foi obtida a partir da interpretação das estatísticas descritivas e qualitativas. Os resultados demonstraram uma melhora significativa no desempenho em escrita e estruturação espacial das crianças que passaram pelo processo de reeducação, em comparação com as do grupo controleAbstract: This research has had as an objective to conduct a psycho-pedagogical reeducation in children who presented difficulties in writing, by means of psychomotor activities and games of rules, emphasizing spatial structuring and cognitive and psychomotor aspects. 32 subjects, (16 subjects of the experimental group and 16 of the control group), from 7 to 8 years old, who attended the 2nd grade of a fundamental state school in the city of Campinas-SP, have participated in the research. Initially, with the objective of selecting the two groups, an evaluation of [35] subjects was conducted with the following instruments: a writing evaluation elaborated by the researcher; proofs of laterality and spatial structuring verified in the Psychomotor exam proposed by Oliveira; and a cognitive evaluation through Piaget's proof of vertical and horizontal coordinates. The experimental group subjects were, then, submitted to a psycho-pedagogical reeducation for three months, involving psychomotor activities and games of rules, both in individual and two-by-two forms. At the end, following the same methodology, ali the subjects of the research were reevaluated. An analysis of the data was obtained from the interpretation of the descriptive and qualitative statistics. The results have demonstrated a significant improvement in the writing and the spatial structuring performances of the children who went through the process of reeducation, in comparison to the children of the control grouDoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Oliveira, Gislene de Campos, 1945-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFurtado, Valeria Queiroz20042004-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf180fl. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597301FURTADO, Valeria Queiroz. Crianças com dificuldade em escrita e estruturação espacial: uma reeducação psicopedagogica. 2004. 180fl. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597301. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/307056porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T08:36:43Zoai::307056Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T08:36:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças com dificuldade em escrita e estruturação espacial : uma reeducação psicopedagogica
title Crianças com dificuldade em escrita e estruturação espacial : uma reeducação psicopedagogica
spellingShingle Crianças com dificuldade em escrita e estruturação espacial : uma reeducação psicopedagogica
Furtado, Valeria Queiroz
Psicologia educacional
Crianças - Escrita
Capacidade motora
Jogos
title_short Crianças com dificuldade em escrita e estruturação espacial : uma reeducação psicopedagogica
title_full Crianças com dificuldade em escrita e estruturação espacial : uma reeducação psicopedagogica
title_fullStr Crianças com dificuldade em escrita e estruturação espacial : uma reeducação psicopedagogica
title_full_unstemmed Crianças com dificuldade em escrita e estruturação espacial : uma reeducação psicopedagogica
title_sort Crianças com dificuldade em escrita e estruturação espacial : uma reeducação psicopedagogica
author Furtado, Valeria Queiroz
author_facet Furtado, Valeria Queiroz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Gislene de Campos, 1945-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Valeria Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Crianças - Escrita
Capacidade motora
Jogos
topic Psicologia educacional
Crianças - Escrita
Capacidade motora
Jogos
description Orientador : Gislene de Campos Oliveira
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-02-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597301
FURTADO, Valeria Queiroz. Crianças com dificuldade em escrita e estruturação espacial: uma reeducação psicopedagogica. 2004. 180fl. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597301. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
FURTADO, Valeria Queiroz. Crianças com dificuldade em escrita e estruturação espacial: uma reeducação psicopedagogica. 2004. 180fl. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597301. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/307056
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
180fl. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188905520463872