O ensino de história no Brasil : da "história natural" à história naturalizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Guilherme Pontieri de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617016
Resumo: Orientador: Olinda Maria Noranha
id UNICAMP-30_92e049c28561880da923161387854ce7
oai_identifier_str oai::845338
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ensino de história no Brasil : da "história natural" à história naturalizadaThe teaching of history in Brazil : the natural history to the history naturalizedEducaçãoEnsino de históriaBrasil - Educação - HistóriaEducationTeaching of historyBrazil - Education - HistoryOrientador: Olinda Maria NoranhaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação tem como objeto a História enquanto disciplina ensinada no Brasil. Para o entendimento do tema, buscamos sua constituição histórica a partir da periodização sugerida por Iglesias (2000) tendo o ano de 1838 como um marco para a sistematização da História no Brasil com a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. A partir desta data, associando estudo bibliográfico e análises documentais, percebemos a institucionalização deste conhecimento no ensino, intimamente atrelado aos interesses conjunturais que variam conforme o próprio país se desenvolve e se complexifica. Então, a finalidade maior desta pesquisa é verificar a relação estabelecida entre o ensino de História e os diferentes momentos históricos brasileiros. Como o conhecimento histórico é tratado, via educação, e quais funções desempenhou e ainda desempenha, desde sua constituição enquanto matéria ensinada até o momento atual? Metodologicamente, buscamos os caminhos que relacionam o geral e o específico, uma via de mão dupla onde conjuntura e objeto se inter-relacionam, na justa relação macro versus micro. Nesse sentido, nos interessa o entendimento também do quadro mais amplo onde está inserido nosso objeto, as discussões e atores sociais participantes da conformação de forças que dão movimento ao processo histórico onde se constitui a disciplina em análise. Conforme os resultados obtidos, constatamos que o que se ensina e o como se ensina, através do ensino de História, obedecem, sem negar a contradição, a fatores externos, geralmente respostas às necessidades do contexto e guiados pelo grupo no poder. Desta forma, o que se ensina em História sofre interferências das evoluções e arranjos econômicos sociais e políticos.Abstract: The subject of this master thesis is the teaching of History in Brazil. To better understand this issue we seek the historical constitution from the timeline suggested by Iglesias (2000) with the year 1838 as a milestone for the systematization of History in Brazil with the creation of the Brazilian Geography and History. From this date, combining bibliographic and documentary analysis, we realize the institutionalization of knowledge in education, closely tied to conjectural interest that has varied according to country development and complexity. So, the main aim of this research is to determine the relationship between history teaching and the different historical periods in Brazil. How historical knowledge is treated, via education, and what roles have played and still plays since its constitution as subject taught until nowadays? Methodologically, we seek the path that connects the general and the specific, a two-way street where conjecture and object are interrelated in the macro versus micro proper relationship. In this sense, we are interested in understanding also the wider framework in which our object is inserted, discussions and social actors participating in the forces conformation that moves the historical process where the discipline under review has been constituted. According to the observed, we find out that what is teach and how is teach in history teaching, obey, without denying the contradiction, the external factors and usually answers the needs of the context and are guided by the group in power. Thus, what is taught in history suffers interference of the evolutions and of social and economic arrangements.MestradoFilosofia e História da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Noronha, Olinda Maria, 1946-Lima, Olinda Pontieri deCastanho, Sérgio Eduardo MontesNascimento, Manoel Nelito MatheusUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Guilherme Pontieri de2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf145 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617016LIMA, Guilherme Pontieri de. O ensino de história no Brasil: da "história natural" à história naturalizada. 2011. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617016. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/845338porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:31:04Zoai::845338Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:31:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de história no Brasil : da "história natural" à história naturalizada
The teaching of history in Brazil : the natural history to the history naturalized
title O ensino de história no Brasil : da "história natural" à história naturalizada
spellingShingle O ensino de história no Brasil : da "história natural" à história naturalizada
Lima, Guilherme Pontieri de
Educação
Ensino de história
Brasil - Educação - História
Education
Teaching of history
Brazil - Education - History
title_short O ensino de história no Brasil : da "história natural" à história naturalizada
title_full O ensino de história no Brasil : da "história natural" à história naturalizada
title_fullStr O ensino de história no Brasil : da "história natural" à história naturalizada
title_full_unstemmed O ensino de história no Brasil : da "história natural" à história naturalizada
title_sort O ensino de história no Brasil : da "história natural" à história naturalizada
author Lima, Guilherme Pontieri de
author_facet Lima, Guilherme Pontieri de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Noronha, Olinda Maria, 1946-
Lima, Olinda Pontieri de
Castanho, Sérgio Eduardo Montes
Nascimento, Manoel Nelito Matheus
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Guilherme Pontieri de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino de história
Brasil - Educação - História
Education
Teaching of history
Brazil - Education - History
topic Educação
Ensino de história
Brasil - Educação - História
Education
Teaching of history
Brazil - Education - History
description Orientador: Olinda Maria Noranha
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617016
LIMA, Guilherme Pontieri de. O ensino de história no Brasil: da "história natural" à história naturalizada. 2011. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617016. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617016
identifier_str_mv LIMA, Guilherme Pontieri de. O ensino de história no Brasil: da "história natural" à história naturalizada. 2011. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617016. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/845338
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
145 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189069813448704