Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613435 |
Resumo: | Orientador: Rodolfo Jardim de Azevedo |
id |
UNICAMP-30_abb51bd6235e06110a0421dd3a1907e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::778260 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-basedDevelopment and assessment of a pen-based learning toolAprendizado colaborativoInteratividadeInformática na educaçãoVideo interativoPen-based computersColaborative learningInteractivityEducational informaticsInteractive videoOrientador: Rodolfo Jardim de AzevedoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: A introdução de dispositivos computacionais no âmbito educacional não consiste apenas da inserção de hardware e software na sala de aula. Para que se obtenham resultados positivos, é necessário identificar as expectativas dos envolvidos procurando adequá-las _as práticas de ensino. Nesse aspecto, acredita-se que muito se tem a ganhar com a introdução de dispositivos computacionais no ensino, mas que é necessária uma avaliação do impacto nos alunos para identificar se essas práticas resultam numa melhor experiência de aprendizado, ainda mais que as expectativas podem variar muito em função do tópico e alunos em questão. Os principais dispositivos de entrada dos computadores, mouse e teclado, foram projetados tendo-se a produtividade em mente, limitando assim o escopo de seu uso no ensino, principalmente em aulas que requeiram o desenho de símbolos, fórmulas e diagramas. É justamente daí que surge a importância de dispositivos como o Tablet PC, com sua interface baseada em interação pen-based. A caneta permite o desenho de símbolos, fórmulas e esquemas de maneira mais natural e eficaz do que com dispositivos como mouse e teclado. Essa dissertação estuda a utilização de Tablet PCs na sala de aula na montagem de ambiente de ensino ativo e na gravação de vídeos das aulas. Os resultados mostram que os alunos consideram que o uso do Tablet PC melhora sua experiência de aprendizado, aumentando sua participação, acesso ao docente para esclarecimento de dúvidas e permitindo que haja uma maior integração entre o docente e os estudantes. O uso do Tablet PC torna muito fácil e barato o processo de gravação das aulas. Necessitando de poucos recursos de suporte, basta que o docente grave a tela do Tablet PC juntamente com o _áudio da aula para a produção dos vídeos. Esse tipo de material, como foi constatado, tem grande valor didático para os alunos, que o utilizam para revisar trechos das aulas em que tiveram dúvidas. Um dos empecilhos para a ampla adoção desse modelo de aula, como toda inovação, é o alto custo dos equipamentos. Talvez, com o barateamento das tecnologias de implementa ação do hardware do Tablet, esse modelo de ensino tenha grandes chances de ser adotado por diversas instituições de ensino, a exemplo do que já ocorre em algumas pioneiras em países desenvolvidosAbstract: Introducing new computational devices in an educational environment isn't only giving hardware and software to the peers. It's needed to identify the peers' expectations and adequate them to the teaching methodology. The usage of computing in education can bring a great improvement in the students' learning experience, but it's necessary to access these methodologies to verify if they indeed result in a better learning experience, since the peers' expectations can vary given different subjects and students. The main input devices used in computers nowdays, mice and keyboard, were projected towards productivity. The usage of these devices in classroom activities, especially those that includes diagram, formulas and symbols drawing are limited. Thus, the importance of pen-based interface devices like the Tablet PC. The pen, different from mice and keyboard, allow students to draw simbols, formulas and schemes in a more natural way than with these devices. This thesis studies the Tablet PC usage in active learning environments and in the recording of screencasts. The results show that students found that the Tablet PC usage in these cenarios enhances the students' learning experience, rasing their participation, access to the teacher for clearing doubts and supporting a better integration between students and instructors. Tablet PC makes the lecture recording very easy and cheap. By recording only the Tablet PC screen its possible to avoid the necessity of a large recording crew. This videos, as the research concluded, have great value for the students, whom use it for review parts of the recorded lectures. The biggest challenge for the ample adoption of this lecture methodology, as any inovation, is the equipment high cost. As soon as the technology price drops, this lecture methodology has high chances of being adopted by several Universities, as it already is in some pioneers institutions in developed countriesMestradoInformática na EducaçãoMestre em Ciência da Computação[s.n.]Azevedo, Rodolfo Jardim de, 1974-Gerosa, Marco AurélioMedeiros, Claudia Maria BauzerUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Pedro Henrique Borges de2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf108 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613435ALMEIDA, Pedro Henrique Borges de. Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based. 2010. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613435. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/778260porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:02:51Zoai::778260Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:02:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based Development and assessment of a pen-based learning tool |
title |
Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based |
spellingShingle |
Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based Almeida, Pedro Henrique Borges de Aprendizado colaborativo Interatividade Informática na educação Video interativo Pen-based computers Colaborative learning Interactivity Educational informatics Interactive video |
title_short |
Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based |
title_full |
Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based |
title_fullStr |
Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based |
title_sort |
Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based |
author |
Almeida, Pedro Henrique Borges de |
author_facet |
Almeida, Pedro Henrique Borges de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Rodolfo Jardim de, 1974- Gerosa, Marco Aurélio Medeiros, Claudia Maria Bauzer Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Pedro Henrique Borges de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizado colaborativo Interatividade Informática na educação Video interativo Pen-based computers Colaborative learning Interactivity Educational informatics Interactive video |
topic |
Aprendizado colaborativo Interatividade Informática na educação Video interativo Pen-based computers Colaborative learning Interactivity Educational informatics Interactive video |
description |
Orientador: Rodolfo Jardim de Azevedo |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613435 ALMEIDA, Pedro Henrique Borges de. Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based. 2010. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613435. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613435 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Pedro Henrique Borges de. Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based. 2010. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613435. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/778260 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 108 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189041283792896 |