Educação continuada a margem : GEPEC : formação acontecendo nas brechas das instituições escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ines Henrique dos
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598639
Resumo: Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
id UNICAMP-30_afc569f2b35ea4999b1d3cac5c4fb81a
oai_identifier_str oai::326384
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação continuada a margem : GEPEC : formação acontecendo nas brechas das instituições escolaresProfessores - FormaçãoCotidiano escolarEducação permanentePrática docenteOrientador: Guilherme do Val Toledo PradoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A institucionalização do grupo de formação docente, GEPEC ¿ Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada ¿ junto à pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, em 1996, permitiu a criação de espaços de reflexão coletiva. Essa prática traçou o modo específico de funcionamento do grupo: as dinâmicas interativas e discursivas, muitas vezes, transformavam os encontros, em possibilidades de trocas de narrativas de experiências, e as trocas de narrativas em organização de conhecimentos. Organizando o sentido dessa pesquisa: entender os processos de transformação dos encontros do GEPEC em um espaço de partilha, de descobertas e inquietações, e em possibilidades de organização de conhecimentos lastreados na experiência. Apegando-me a esses sentidos, dissertei sobre a prática que exercemos nesses espaços: a de contar e ouvir histórias e a influência da mesma, na formação das professoras que circulam por esses espaços. Enquanto juntava os enunciados, em um alinhavar provisório, os meus afazeres, no grupo,enquanto professora pesquisadora em formação, se aproximaram da arte da bricolagem. Arremedei a criação de uma colcha de retalhos: escolhendo algumas tiras de narrativas,esbocei uma forma para a minha dissertação. E o labor da escrita me revelou o contorno: se não contei na disposição dos capítulos, a história de um grupo que se institucionalizou, tracejei, enquanto costureira da história, no modo como dispus os retalhos das narrativas do cotidiano escolar, o itinerário que percorri, e as marcas adquiridas no trajeto, valendo-se das pequenas brechas existentes ou cavando outras, criando espaços de formação continuada, nos quais a possibilidade de produção de conhecimentos docente é realAbstract: Since the year of 1996, the institutionalization of GEPEC ¿ Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada [a research group for the training of teachers at UNICAMP] ¿ has made possible the creation of plenty of room for collective reflection and also drawn a specific line of behavior for the group functioning. Its interactive and discursive activities have often provided valid opportunities not only to commute experience backgrounds, but also to use them in order to build knowledge. The main scope of the present research is to better understand the process of turning the GEPEC meetings into discussion rooms for sharing discoveries, anxieties and actual chances of building knowledge directly from experience background. So I discuss about the type of activities which we usually perform when at them - I mean, especially that of telling and hearing stories - as well as the kind influences that such meetings exert over their participants. While I was temporarily gathering all these statements together, my work as a researcher teacher under training was one very close to the art of bricolage. I tried to simulate the sewing of a bedspread by choosing some narration scraps in order to outline a shape for my dissertation. So, if I haven't given an account of the history of a group walking alongside with its institution and taking advantage of the few existing openings in order to promote the creation of rooms at where the production of knowledge is a true possibility, at least I sought to sew the scraps of everyday school experience so that the traveled route directions ¿ as well as the marks acquired along the way ¿ are givenMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Ines Henrique dos20042004-10-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf102fls.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598639SANTOS, Ines Henrique dos. Educação continuada a margem: GEPEC : formação acontecendo nas brechas das instituições escolares. 2004. 102fls. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598639. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/326384porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-23T14:28:38Zoai::326384Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-08-23T14:28:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação continuada a margem : GEPEC : formação acontecendo nas brechas das instituições escolares
title Educação continuada a margem : GEPEC : formação acontecendo nas brechas das instituições escolares
spellingShingle Educação continuada a margem : GEPEC : formação acontecendo nas brechas das instituições escolares
Santos, Ines Henrique dos
Professores - Formação
Cotidiano escolar
Educação permanente
Prática docente
title_short Educação continuada a margem : GEPEC : formação acontecendo nas brechas das instituições escolares
title_full Educação continuada a margem : GEPEC : formação acontecendo nas brechas das instituições escolares
title_fullStr Educação continuada a margem : GEPEC : formação acontecendo nas brechas das instituições escolares
title_full_unstemmed Educação continuada a margem : GEPEC : formação acontecendo nas brechas das instituições escolares
title_sort Educação continuada a margem : GEPEC : formação acontecendo nas brechas das instituições escolares
author Santos, Ines Henrique dos
author_facet Santos, Ines Henrique dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ines Henrique dos
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Cotidiano escolar
Educação permanente
Prática docente
topic Professores - Formação
Cotidiano escolar
Educação permanente
Prática docente
description Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-10-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598639
SANTOS, Ines Henrique dos. Educação continuada a margem: GEPEC : formação acontecendo nas brechas das instituições escolares. 2004. 102fls. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598639. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598639
identifier_str_mv SANTOS, Ines Henrique dos. Educação continuada a margem: GEPEC : formação acontecendo nas brechas das instituições escolares. 2004. 102fls. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598639. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/326384
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
102fls.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188913177165824