Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniel dos Anjos, 1992-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637040
Resumo: Orientador: André Koch Torres de Assis
id UNICAMP-30_b1747561c142091cb0f0f1026d04a2f9
oai_identifier_str oai::1092530
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensinoControversy between action at a distance and contact action : historical approach with implication in teachingFísica - Estudo e ensinoAprendizagem significativaAprendizagem por atividadesCiência - HistóriaPhysics - Study and TeachingMeaningful learningActive learningScience - HistoryOrientador: André Koch Torres de AssisDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Discute-se o método científico, a estrutura conceitual da física, a aprendizagem significativa e a utilização de controvérsias no ensino de ciências. Apresenta-se então o debate sobre como ocorre a interação entre os corpos, com a análise concentrada nas interações gravitacionais, elétricas e magnéticas. Em particular é discutido se a interação ocorre através de uma ação a distância entre os corpos, ou se ocorre por contato. Neste último caso concentra-se a análise no contato através do campo gravitacional, do campo elétrico ou do campo magnético. São apresentadas experiências simples que podem ser feitas em sala de aula ilustrando esses fenômenos. Em seguida mostra-se a explicação desses fenômenos por ação a distância, assim como por ação por contato através do campo. É apresentado um estudo crítico com as várias definições e propriedades do conceito de campo. São apresentadas implicações desse estudo para o ensino de física. Em particular analisa-se a comparação de modelos teóricos distintos para explicar um mesmo conjunto de fenômenos experimentaisAbstract: We discuss the scientific method, the conceptual structure of physics, meaningful learning and the utilization of controversies in science teaching. We present the debate on the gravitational, electric and magnetic interaction between bodies. In particular, we discuss if the interaction takes place with the bodies at a distance from one another, or if it happens by contact. In this last situation, we analyze the contact through gravitational, electric and magnetic fields. We present simple experiments which can be utilized in the classroom illustrating these phenomena. We then explain these phenomena utilizing action at a distance and also utilizing contact through the field. We present a critical analysis of the many definitions and properties of the field concept. We discuss implications of this study for the teaching of physics. In particular, we analyze the comparison of different theoretical models in order to explain a single set of experimental phenomenaMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES01P3703/2017[s.n.]Assis, André Koch Torres, 1962-Lunazzi, Jose JoaquínOliveira, Edmundo Capelas deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Daniel dos Anjos, 1992-20192019-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (110 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637040SILVA, Daniel dos Anjos. Controvérsia entre ação a distância e ação por contato: abordagem histórica com implicações no ensino. 2019. 1 recurso online (110 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637040. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1092530Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-13T15:48:35Zoai::1092530Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-09-13T15:48:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensino
Controversy between action at a distance and contact action : historical approach with implication in teaching
title Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensino
spellingShingle Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensino
Silva, Daniel dos Anjos, 1992-
Física - Estudo e ensino
Aprendizagem significativa
Aprendizagem por atividades
Ciência - História
Physics - Study and Teaching
Meaningful learning
Active learning
Science - History
title_short Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensino
title_full Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensino
title_fullStr Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensino
title_full_unstemmed Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensino
title_sort Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensino
author Silva, Daniel dos Anjos, 1992-
author_facet Silva, Daniel dos Anjos, 1992-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, André Koch Torres, 1962-
Lunazzi, Jose Joaquín
Oliveira, Edmundo Capelas de
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniel dos Anjos, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Aprendizagem significativa
Aprendizagem por atividades
Ciência - História
Physics - Study and Teaching
Meaningful learning
Active learning
Science - History
topic Física - Estudo e ensino
Aprendizagem significativa
Aprendizagem por atividades
Ciência - História
Physics - Study and Teaching
Meaningful learning
Active learning
Science - History
description Orientador: André Koch Torres de Assis
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637040
SILVA, Daniel dos Anjos. Controvérsia entre ação a distância e ação por contato: abordagem histórica com implicações no ensino. 2019. 1 recurso online (110 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637040. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637040
identifier_str_mv SILVA, Daniel dos Anjos. Controvérsia entre ação a distância e ação por contato: abordagem histórica com implicações no ensino. 2019. 1 recurso online (110 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637040. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1092530
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (110 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138541115015168