Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637040 |
Resumo: | Orientador: André Koch Torres de Assis |
id |
UNICAMP-30_b1747561c142091cb0f0f1026d04a2f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1092530 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensinoControversy between action at a distance and contact action : historical approach with implication in teachingFísica - Estudo e ensinoAprendizagem significativaAprendizagem por atividadesCiência - HistóriaPhysics - Study and TeachingMeaningful learningActive learningScience - HistoryOrientador: André Koch Torres de AssisDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Discute-se o método científico, a estrutura conceitual da física, a aprendizagem significativa e a utilização de controvérsias no ensino de ciências. Apresenta-se então o debate sobre como ocorre a interação entre os corpos, com a análise concentrada nas interações gravitacionais, elétricas e magnéticas. Em particular é discutido se a interação ocorre através de uma ação a distância entre os corpos, ou se ocorre por contato. Neste último caso concentra-se a análise no contato através do campo gravitacional, do campo elétrico ou do campo magnético. São apresentadas experiências simples que podem ser feitas em sala de aula ilustrando esses fenômenos. Em seguida mostra-se a explicação desses fenômenos por ação a distância, assim como por ação por contato através do campo. É apresentado um estudo crítico com as várias definições e propriedades do conceito de campo. São apresentadas implicações desse estudo para o ensino de física. Em particular analisa-se a comparação de modelos teóricos distintos para explicar um mesmo conjunto de fenômenos experimentaisAbstract: We discuss the scientific method, the conceptual structure of physics, meaningful learning and the utilization of controversies in science teaching. We present the debate on the gravitational, electric and magnetic interaction between bodies. In particular, we discuss if the interaction takes place with the bodies at a distance from one another, or if it happens by contact. In this last situation, we analyze the contact through gravitational, electric and magnetic fields. We present simple experiments which can be utilized in the classroom illustrating these phenomena. We then explain these phenomena utilizing action at a distance and also utilizing contact through the field. We present a critical analysis of the many definitions and properties of the field concept. We discuss implications of this study for the teaching of physics. In particular, we analyze the comparison of different theoretical models in order to explain a single set of experimental phenomenaMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES01P3703/2017[s.n.]Assis, André Koch Torres, 1962-Lunazzi, Jose JoaquínOliveira, Edmundo Capelas deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Daniel dos Anjos, 1992-20192019-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (110 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637040SILVA, Daniel dos Anjos. Controvérsia entre ação a distância e ação por contato: abordagem histórica com implicações no ensino. 2019. 1 recurso online (110 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637040. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1092530Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-13T15:48:35Zoai::1092530Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-09-13T15:48:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensino Controversy between action at a distance and contact action : historical approach with implication in teaching |
title |
Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensino |
spellingShingle |
Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensino Silva, Daniel dos Anjos, 1992- Física - Estudo e ensino Aprendizagem significativa Aprendizagem por atividades Ciência - História Physics - Study and Teaching Meaningful learning Active learning Science - History |
title_short |
Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensino |
title_full |
Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensino |
title_fullStr |
Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensino |
title_full_unstemmed |
Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensino |
title_sort |
Controvérsia entre ação a distância e ação por contato : abordagem histórica com implicações no ensino |
author |
Silva, Daniel dos Anjos, 1992- |
author_facet |
Silva, Daniel dos Anjos, 1992- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Assis, André Koch Torres, 1962- Lunazzi, Jose Joaquín Oliveira, Edmundo Capelas de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniel dos Anjos, 1992- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Estudo e ensino Aprendizagem significativa Aprendizagem por atividades Ciência - História Physics - Study and Teaching Meaningful learning Active learning Science - History |
topic |
Física - Estudo e ensino Aprendizagem significativa Aprendizagem por atividades Ciência - História Physics - Study and Teaching Meaningful learning Active learning Science - History |
description |
Orientador: André Koch Torres de Assis |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-06-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637040 SILVA, Daniel dos Anjos. Controvérsia entre ação a distância e ação por contato: abordagem histórica com implicações no ensino. 2019. 1 recurso online (110 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637040. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637040 |
identifier_str_mv |
SILVA, Daniel dos Anjos. Controvérsia entre ação a distância e ação por contato: abordagem histórica com implicações no ensino. 2019. 1 recurso online (110 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637040. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1092530 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (110 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189148965208064 |