Curso para capacitação de instrutores de simulação clínica em enfermagem com uso de ambiente virtual de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Danielle Leite de Lemos, 1988-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634736
Resumo: Orientador: Maria Helena Baena de Moraes Lopes
id UNICAMP-30_c0e98c24ebbb4e36966398c5fa213624
oai_identifier_str oai::1061387
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Curso para capacitação de instrutores de simulação clínica em enfermagem com uso de ambiente virtual de aprendizagemCourse for training of clinical simulation instructors in nursing using a virtual learning environmentCursos de capacitaçãoEnsino a distânciaEducação em enfermagemDesenvolvimento de programasSimulaçãoTraining coursesDistance educationEducation, NursingProgram developmentSimulationOrientador: Maria Helena Baena de Moraes LopesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EnfermagemResumo: A simulação é definida como uma técnica educacional na qual elementos do mundo real são devidamente integrados para alcançar objetivos específicos relacionados com a aprendizagem ou avaliação, isto é, uma metodologia que promove a aprendizagem ativa e significativa, e pode levar aos alunos experiências práticas muito próximas às experiências reais. Já a educação à distância pode ser considerada como uma inovação educacional que favorece a integração de diferentes tecnologias, o que tende a potencializar o aprendizado permitindo flexibilidade ao aprendiz quanto ao tempo de estudo, individualidade em seu aprendizado e ambiente favorável à interação constante com o educador e colegas. Objetivos: A presente pesquisa teve como objetivo geral desenvolver, implementar e avaliar um curso para capacitação de instrutores de simulação clínica em enfermagem com uso de ambiente virtual de aprendizagem (AVA), junto ao corpo docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Os objetivos específicos foram os de buscar na literatura, por meio de uma revisão integrativa, a descrição de métodos de desenvolvimento, implementação e avaliação de cursos para capacitação de instrutores de simulação clínica em enfermagem; descrever todas as etapas de desenvolvimento do curso; avaliar o curso junto a especialistas em simulação clínica; implementar junto aos docentes da Faculdade de Enfermagem e avaliar o curso segundo a opinião dos participantes. Métodos: Trata-se de estudo metodológico em que a carga horária planejada para o curso de capacitação desenvolvido totalizou 36 horas, sendo 18 horas destinadas aos encontros presenciais com elaboração, prática e discussão de cenários em simulação, e 18 horas voltadas às atividades no AVA, onde se disponibilizou o conteúdo integral do curso: artigos, tutoriais, vídeos, questionários, fóruns, animações e bibliografia, conteúdo submetido à avaliação de juízes especialistas por meio de instrumento de avaliação construído para este fim. Para análise por parte dos especialistas utilizou-se o índice de validade de conteúdo (IVC). Resultados: A revisão da literatura mostrou que não existem atualmente metodologias universalmente aceitas para a capacitação de instrutores de simulação clínica em enfermagem. O curso foi considerado válido quanto ao conteúdo e aparência pelos juízes especialistas, com IVC total igual a 0,93. Após análise das sugestões dos juízes e adequações pertinentes, o curso de capacitação foi aplicado a professores envolvidos com ensino dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem, que também o avaliaram. A avaliação por parte dos professores participantes foi positiva e demonstrou interesse em aprender e preparar-se para o uso da simulação clínica, com vistas à sua utilização na prática docente. Conclusões: Há ausência na literatura de iniciativas de capacitação de enfermeiros e educadores para o uso da simulação, embora seja imprescindível seu preparo para a adequada utilização e implementação do método. O conteúdo do curso foi considerado válido pelos especialistas e os participantes do mesmo o avaliaram positivamento, indicando que foi adequado e correspondeu às expectativasAbstract: Simulation is defined as an educational technique in which real-world elements are properly integrated to achieve specific learning or assessment objectives, ie a methodology that promotes active and meaningful learning, and can provide students with hands-on, hands-on experience. Close to actual experiences. On the other hand, distance education can be considered as an educational innovation that favors the integration of different technologies, which tends to potentiate learning, and allow flexibility to the learner, regarding the time of study, individuality in their learning and environment conducive to constant interaction With the educator and colleagues. Objectives: The main objective of this research was to develop, implement and evaluate a training course for clinical simulation instructors in nursing using a virtual learning environment (AVA), with the Faculty of Nursing of the State University of Campinas (UNICAMP). The specific objectives were: to search in the literature, through an integrative review, the description of methods of development, implementation and evaluation of courses for training of clinical simulation instructors in nursing; Describe all stages of course development; Evaluate the course with specialists in clinical simulation; Implement with the Faculty of Nursing teachers and evaluate the course according to the opinion of the participants. METHODS: This is a methodological study in which the total workload of the training course developed was 36 hours, with 18 hours for face-to-face meetings, with elaboration, practice and discussion of scenarios in simulation and 18 hours dedicated to activities in the AVA, in which the full contents of the course were posted: articles, tutorials, videos, questionnaires, forums, animations and bibliography, content that was submitted to the evaluation of expert judges by means of an evaluation instrument built for this purpose. For the analysis of the specialists the content validity index (CVI) was used. Results: The literature review showed that there are currently no universally accepted methodologies for the training of clinical simulation instructors in nursing. The course was considered valid regarding content and appearance by the expert judges, with total IVC equal to 0.93. After analyzing the pertinent judges' suggestions and adaptations, the training course was applied to teachers involved in teaching undergraduate and postgraduate courses in nursing, who also evaluated the course. The evaluation by the participating teachers was positive and showed an interest in learning and preparing for the use of clinical simulation, with a view to its use in teaching practice. CONCLUSIONS: There is a lack of initiatives in the literature to train nurses and educators to use simulation, although their preparation for the proper use and implementation of the method is essential. The content of the course was considered valid by the specialists and the course participants evaluated the course positively, indicating that it was adequate and lived up to expectationsMestradoCuidado e Inovação Tecnológica em Saúde e EnfermagemMestra em Ciências da Saúde[s.n.]Lopes, Maria Helena Baena de Moraes, 1959-Oliveira, Ana Railka de SouzaMazzo, AlessandraCarvalho Filho, Marco Antonio deSilva, Eliete MariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Danielle Leite de Lemos, 1988-20172017-06-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (110 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634736OLIVEIRA, Danielle Leite de Lemos. Curso para capacitação de instrutores de simulação clínica em enfermagem com uso de ambiente virtual de aprendizagem. 2017. 1 recurso online (110 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634736. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1061387Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-01T16:50:20Zoai::1061387Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-04-01T16:50:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Curso para capacitação de instrutores de simulação clínica em enfermagem com uso de ambiente virtual de aprendizagem
Course for training of clinical simulation instructors in nursing using a virtual learning environment
title Curso para capacitação de instrutores de simulação clínica em enfermagem com uso de ambiente virtual de aprendizagem
spellingShingle Curso para capacitação de instrutores de simulação clínica em enfermagem com uso de ambiente virtual de aprendizagem
Oliveira, Danielle Leite de Lemos, 1988-
Cursos de capacitação
Ensino a distância
Educação em enfermagem
Desenvolvimento de programas
Simulação
Training courses
Distance education
Education, Nursing
Program development
Simulation
title_short Curso para capacitação de instrutores de simulação clínica em enfermagem com uso de ambiente virtual de aprendizagem
title_full Curso para capacitação de instrutores de simulação clínica em enfermagem com uso de ambiente virtual de aprendizagem
title_fullStr Curso para capacitação de instrutores de simulação clínica em enfermagem com uso de ambiente virtual de aprendizagem
title_full_unstemmed Curso para capacitação de instrutores de simulação clínica em enfermagem com uso de ambiente virtual de aprendizagem
title_sort Curso para capacitação de instrutores de simulação clínica em enfermagem com uso de ambiente virtual de aprendizagem
author Oliveira, Danielle Leite de Lemos, 1988-
author_facet Oliveira, Danielle Leite de Lemos, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Maria Helena Baena de Moraes, 1959-
Oliveira, Ana Railka de Souza
Mazzo, Alessandra
Carvalho Filho, Marco Antonio de
Silva, Eliete Maria
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Enfermagem
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Danielle Leite de Lemos, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Cursos de capacitação
Ensino a distância
Educação em enfermagem
Desenvolvimento de programas
Simulação
Training courses
Distance education
Education, Nursing
Program development
Simulation
topic Cursos de capacitação
Ensino a distância
Educação em enfermagem
Desenvolvimento de programas
Simulação
Training courses
Distance education
Education, Nursing
Program development
Simulation
description Orientador: Maria Helena Baena de Moraes Lopes
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-06-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634736
OLIVEIRA, Danielle Leite de Lemos. Curso para capacitação de instrutores de simulação clínica em enfermagem com uso de ambiente virtual de aprendizagem. 2017. 1 recurso online (110 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634736. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634736
identifier_str_mv OLIVEIRA, Danielle Leite de Lemos. Curso para capacitação de instrutores de simulação clínica em enfermagem com uso de ambiente virtual de aprendizagem. 2017. 1 recurso online (110 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634736. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1061387
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (110 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189133395951616