O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miotti, Charlene Martins
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601947
Resumo: Orientador: Marcos Aurelio Pereira
id UNICAMP-30_c0f98fee9f06ee83afc5e1320736f1a3
oai_identifier_str oai::362130
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin : um estudo de casoTeaching latin at São Paulo state public universities and the method Reading Latin: a case studyLíngua estrangeira - Estudo e ensinoMétodos de ensinoLingua latinaUniversidades e faculdades - São Paulo (Estado)Foreign language, learning and teachingTeaching methodsLatin languageUniversities and colleges, São Paulo stateOrientador: Marcos Aurelio PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A observação do atual panorama do ensino de língua latina em algumas universidades brasileiras, conforme traçado por vários autores, permite constatar que grande parte dos problemas aí encontrados se devem, entre outras causas, a uma metodologia originária de concepções incertas quanto aos objetivos do ensino de uma língua com as características do latim. Partindo da análise de um método de ensino dessa língua, considerado dos mais completos à disposição atualmente, inclusive no que tange à consideração nele feita da própria cultura clássica (Reading Latin, criado há duas décadas pelos professores Peter Jones [University of Newcastle Upon Tyne, U.K.] e Keith Sidwell [St. Patrick¿s College, Irlanda] e utilizado em universidades como a Federal do Paraná [UFPR] e a Estadual de Campinas [UNICAMP]), pretende-se justamente investigar as razões e a metodologia que têm levado os estudantes das universidades públicas do Estado de São Paulo, em especial, a estudar e aprender latim. Concebido, pois, o emprego de um método produzido em língua diferente do português em universidades brasileiras, nossa pesquisa toca em questões fundamentais, relativas (1) às perspectivas do ensino de latim para o nível superior, (2) aos pressupostos lingüísticos e culturais que animam o método e (3) ao papel da língua materna na aprendizagem de uma língua ''estrangeira'', observadas as particularidades que distinguem as línguas clássicas das vernáculasAbstract: The look at the current Latin language teaching panorama at some Brazilian universities, according to several authors, allows one to ascertain that the most part of the problems within this panorama is due to, among other factors, a methodology stemming from uncertain conceptions regarding the teaching goals of a language such as Latin. Having as a starting point the analysis of a teaching method of this language, which is considered one of the most complete ones nowadays, including what is taken into account concerning the classical culture (Reading Latin, conceived two decades ago by Peter Jones [University of Newcastle Upon Tyne, U.K.] and Keith Sidwell [St. Patrick¿s College, Ireland] and applied in Universities like Paraná Federal [UFPR] and the State University of Campinas [UNICAMP]), we seek to investigate the reasons and the methodology that have led students, in special those from São Paulo state public universities, to study and learn LatinMestradoMestre em Linguística[s.n.]Pereira, Marcos Aurélio, 1966-Vasconcellos, Paulo Sérgio deMendonça, Antonio da SilveiraUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMiotti, Charlene Martins20062006-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf145p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601947MIOTTI, Charlene Martins. O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin: um estudo de caso. 2006. 145p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601947. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/362130porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:26:05Zoai::362130Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:26:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin : um estudo de caso
Teaching latin at São Paulo state public universities and the method Reading Latin: a case study
title O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin : um estudo de caso
spellingShingle O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin : um estudo de caso
Miotti, Charlene Martins
Língua estrangeira - Estudo e ensino
Métodos de ensino
Lingua latina
Universidades e faculdades - São Paulo (Estado)
Foreign language, learning and teaching
Teaching methods
Latin language
Universities and colleges, São Paulo state
title_short O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin : um estudo de caso
title_full O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin : um estudo de caso
title_fullStr O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin : um estudo de caso
title_full_unstemmed O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin : um estudo de caso
title_sort O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin : um estudo de caso
author Miotti, Charlene Martins
author_facet Miotti, Charlene Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Marcos Aurélio, 1966-
Vasconcellos, Paulo Sérgio de
Mendonça, Antonio da Silveira
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Miotti, Charlene Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira - Estudo e ensino
Métodos de ensino
Lingua latina
Universidades e faculdades - São Paulo (Estado)
Foreign language, learning and teaching
Teaching methods
Latin language
Universities and colleges, São Paulo state
topic Língua estrangeira - Estudo e ensino
Métodos de ensino
Lingua latina
Universidades e faculdades - São Paulo (Estado)
Foreign language, learning and teaching
Teaching methods
Latin language
Universities and colleges, São Paulo state
description Orientador: Marcos Aurelio Pereira
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-02-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601947
MIOTTI, Charlene Martins. O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin: um estudo de caso. 2006. 145p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601947. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MIOTTI, Charlene Martins. O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin: um estudo de caso. 2006. 145p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601947. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/362130
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
145p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138408766898176