O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601947 |
Resumo: | Orientador: Marcos Aurelio Pereira |
id |
UNICAMP-30_c0f98fee9f06ee83afc5e1320736f1a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::362130 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin : um estudo de casoTeaching latin at São Paulo state public universities and the method Reading Latin: a case studyLíngua estrangeira - Estudo e ensinoMétodos de ensinoLingua latinaUniversidades e faculdades - São Paulo (Estado)Foreign language, learning and teachingTeaching methodsLatin languageUniversities and colleges, São Paulo stateOrientador: Marcos Aurelio PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A observação do atual panorama do ensino de língua latina em algumas universidades brasileiras, conforme traçado por vários autores, permite constatar que grande parte dos problemas aí encontrados se devem, entre outras causas, a uma metodologia originária de concepções incertas quanto aos objetivos do ensino de uma língua com as características do latim. Partindo da análise de um método de ensino dessa língua, considerado dos mais completos à disposição atualmente, inclusive no que tange à consideração nele feita da própria cultura clássica (Reading Latin, criado há duas décadas pelos professores Peter Jones [University of Newcastle Upon Tyne, U.K.] e Keith Sidwell [St. Patrick¿s College, Irlanda] e utilizado em universidades como a Federal do Paraná [UFPR] e a Estadual de Campinas [UNICAMP]), pretende-se justamente investigar as razões e a metodologia que têm levado os estudantes das universidades públicas do Estado de São Paulo, em especial, a estudar e aprender latim. Concebido, pois, o emprego de um método produzido em língua diferente do português em universidades brasileiras, nossa pesquisa toca em questões fundamentais, relativas (1) às perspectivas do ensino de latim para o nível superior, (2) aos pressupostos lingüísticos e culturais que animam o método e (3) ao papel da língua materna na aprendizagem de uma língua ''estrangeira'', observadas as particularidades que distinguem as línguas clássicas das vernáculasAbstract: The look at the current Latin language teaching panorama at some Brazilian universities, according to several authors, allows one to ascertain that the most part of the problems within this panorama is due to, among other factors, a methodology stemming from uncertain conceptions regarding the teaching goals of a language such as Latin. Having as a starting point the analysis of a teaching method of this language, which is considered one of the most complete ones nowadays, including what is taken into account concerning the classical culture (Reading Latin, conceived two decades ago by Peter Jones [University of Newcastle Upon Tyne, U.K.] and Keith Sidwell [St. Patrick¿s College, Ireland] and applied in Universities like Paraná Federal [UFPR] and the State University of Campinas [UNICAMP]), we seek to investigate the reasons and the methodology that have led students, in special those from São Paulo state public universities, to study and learn LatinMestradoMestre em Linguística[s.n.]Pereira, Marcos Aurélio, 1966-Vasconcellos, Paulo Sérgio deMendonça, Antonio da SilveiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMiotti, Charlene Martins20062006-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf145p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601947MIOTTI, Charlene Martins. O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin: um estudo de caso. 2006. 145p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601947. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/362130porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:26:05Zoai::362130Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:26:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin : um estudo de caso Teaching latin at São Paulo state public universities and the method Reading Latin: a case study |
title |
O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin : um estudo de caso |
spellingShingle |
O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin : um estudo de caso Miotti, Charlene Martins Língua estrangeira - Estudo e ensino Métodos de ensino Lingua latina Universidades e faculdades - São Paulo (Estado) Foreign language, learning and teaching Teaching methods Latin language Universities and colleges, São Paulo state |
title_short |
O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin : um estudo de caso |
title_full |
O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin : um estudo de caso |
title_fullStr |
O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin : um estudo de caso |
title_sort |
O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin : um estudo de caso |
author |
Miotti, Charlene Martins |
author_facet |
Miotti, Charlene Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Marcos Aurélio, 1966- Vasconcellos, Paulo Sérgio de Mendonça, Antonio da Silveira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miotti, Charlene Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua estrangeira - Estudo e ensino Métodos de ensino Lingua latina Universidades e faculdades - São Paulo (Estado) Foreign language, learning and teaching Teaching methods Latin language Universities and colleges, São Paulo state |
topic |
Língua estrangeira - Estudo e ensino Métodos de ensino Lingua latina Universidades e faculdades - São Paulo (Estado) Foreign language, learning and teaching Teaching methods Latin language Universities and colleges, São Paulo state |
description |
Orientador: Marcos Aurelio Pereira |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-02-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601947 MIOTTI, Charlene Martins. O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin: um estudo de caso. 2006. 145p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601947. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) MIOTTI, Charlene Martins. O ensino de latim nas universidades publicas do estado de São Paulo e o metodo ingles Reading Latin: um estudo de caso. 2006. 145p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601947. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/362130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 145p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188938488741888 |