Portfólio : estratégia reflexiva na formação continuada das ciências naturais com foco nas geociências para professores polivalentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Alessandra, 1972-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637555
Resumo: Orientador: Fabiana Curtopassi Pioker-Hara
id UNICAMP-30_c3adf74a4f9357fee5c72e8851baf451
oai_identifier_str oai::1095132
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Portfólio : estratégia reflexiva na formação continuada das ciências naturais com foco nas geociências para professores polivalentesPortfolio : reflexive strategy to teacher education for natural sciences with emphasis in geosciences to primary teachersFormação continuada de professorCiências naturais - Estudo e ensinoGeociências - Estudo e ensinoPortfólios em educaçãoContinuous teacher trainingNatural sciences - Study and teachingEarth sciences - Study and teachingPortfolios in educationOrientador: Fabiana Curtopassi Pioker-HaraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: O presente estudo pretende ser uma contribuição para o desenvolvimento profissional de professores das séries iniciais da Educação Básica. Trata-se da investigação de um programa deformação continuada em serviço. O estudo tem o objetivo de compreender a importância do portfólio como estratégia reflexiva da prática pedagógica de professores polivalentes na formação continuada de ciências naturais, com foco nas geociências. A pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação e foi realizada por meio de oficinas elaboradas com diferentes propostas de práticas pedagógicas, com temas voltados aos conteúdos das geociências, destinadas a professoras das séries iniciais do ensino fundamental. Participou da formação um grupo de oito professoras que trabalham com esse nível de escolaridade em uma rede municipal de ensino do interior do Estado de São Paulo. Para a coleta de dados, inicialmente aplicou-se um questionário, que possibilitou identificar o perfil das professoras, investigar sobre suas formações, seus conhecimentos e suas práticas no processo de ensino e aprendizagem de ciências naturais, com foco nas geociências. Em seguida, realizamos três oficinas denominadas: "Tempo Geológico", "Ciclo das Rochas" e "Ciclo da Água", por meio de atividades teóricas e práticas, no ambiente escolar, e no campo. A proposta de construção de um portfólio procurou trazer a cada professora/formanda à possibilidade da reflexão, da construção, da reelaboração do processo de ensino/aprendizagem, do desenvolvimento da capacidade de avaliar o seu próprio trabalho e possibilitou avaliar as percepções das professoras sobre todo o processo de ensino e aprendizagem compartilhado durante a realização das oficinas. Os resultados obtidos no questionário serviram como referência para organização do programa de formação continuada, e ainda indicou que a maioria das professoras apresentam limitações nos conhecimentos das geociências, possíveis lacunas decorrentes de cursos de formação inicial ou continuada. Apresentaram ainda, indicativos de que para ministrarem conteúdos de Ciências se apropriavam de propostas "conteudistas", apoiadas em livros didáticos e, portanto, desenvolviam poucas aulas práticas. As discussões e reflexões ocorridas durante as oficinas foram apontadas como desencadeadoras de mudanças das técnicas de ensino de algumas professoras por favorecerem a ampliação do conhecimento das ciências naturais, com foco nas geociências. Entretanto, foi possível identificar desde o início da investigação que algumas professoras demonstravam um conhecimento mais amplo sobre a disciplina, as quais se diferenciavam por possuírem duas habilitações, sendo a primeira em Pedagogia e a segunda em Química ou em Geografia. Essas professoras conseguiram aprofundar a reflexão sobre questões voltadas ao ensino e aprendizagem das ciências naturais, com foco nas geociências, por meio da apropriação de aulas práticas, atividades com uso de vídeos, livros paradidáticos, elaboração de cartazes e desenhos, ao passo que as demais professoras se apropriaram um pouco menos desses recursos. As conclusões obtidas levam à apresentação de linhas orientadoras para formação continuada por meio de propostas mencionadas nesta pesquisa, as quais contribuíram para aproximar a prática profissional dos professores polivalentes da investigação de conhecimentos científicos voltados às ciências naturais, com foco nas geociências, e sinalizaram maior envolvimento, atenção e prazer dos alunos em aprender. Podemos considerar ainda, que as rápidas mudanças que ocorrem no mundo atual, nos levam a refletir sobre possíveis soluções para que a melhoria da educação. Diante disso, a aprendizagem e a avaliação escolar realizada por meio de portfólio, podem ser pensadas e refletidas como possíveis alternativas para solucionar alguns dos empecilhos que encontramos no processo educativoAbstract: This study intends to be a contribution to the professional development of teachers of the initial grades of Basic Education. It is the investigation of a continuing in-service formation program. The study aims to understand the importance of the portfolio as a reflective strategy of the pedagogical practice of polyvalent teachers in the continuing formation of natural sciences, emphasis on geosciences. The research is characterized as action research and was conducted through workshops designed with different proposals for pedagogical practices, with themes focused on the contents of geosciences, aimed at teachers of the early grades of elementary school. A group of eight teachers who work with this level of education in a municipal school system in the interior of the state of São Paulo participated in the training. For data collection, a questionnaire was initially applied, which made it possible to identify the teachers' profile, to investigate their training, knowledge and practices in the teaching and learning process of natural sciences, emphasis on geosciences. Next, we held three workshops called "Geological Time", "Rock Cycle" and "Water Cycle", through theoretical and practical activities, in the school environment and in the field. The proposal of building a portfolio sought to bring each teacher / trainee to the possibility of reflection, construction, re-elaboration of the teaching / learning process, the development of the ability to evaluate their own work and made it possible to evaluate teachers' perceptions of the whole the teaching and learning process shared during the workshops. The results obtained in the questionnaire served as a reference for the organization of the continuing education program, and also indicated that most teachers have limitations in knowledge of geosciences, possible gaps resulting from initial or continuing education courses. They also presented indications that in order to teach science contents they appropriated "content" proposals, supported by textbooks and, therefore, developed few practical classes. The discussions and reflections that occurred during the workshops were pointed as triggering changes in the teaching techniques of some teachers because they favor the expansion of knowledge of the natural sciences, emphasis on geosciences. However, it was possible to identify from the beginning of the investigation that some teachers demonstrated a broader knowledge about the subject, which differed by having two qualifications, the first in Pedagogy and the second in Chemistry or Geography. These teachers were able to deepen their reflection on issues related to the teaching and learning of the natural sciences, emphasis on geosciences, through the appropriation of practical classes, activities using videos, paradidmatic books, elaboration of posters and drawings, while the others teachers appropriated these resources a little less. The conclusions obtained lead to the presentation of guidelines for continuing education through proposals mentioned in this research, which contributed to bring the professional practice of polyvalent teachers closer to the investigation of scientific knowledge focused on the natural sciences, emphasis on geosciences, and signaled greater involvement, attention and pleasure of students in learning. We can also consider that the rapid changes that occur in the current world, lead us to reflect on possible solutions for improving education. Given this, learning and school assessment through portfolio can be thought and reflected as possible alternatives to solve some of the obstacles that we find in the educational processDoutoradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraDoutora em CiênciasCAPES[s.n.]Pioker-Hara, Fabiana Curtopassi, 1979-Fernandes, Maria Cristina da Silveira GalanMatos, Kedima Ferreira de OliveiraSicca, Natalina Aparecida LagunaCunha, Carlos Alberto Lobão da SilveiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, Alessandra, 1972-20192019-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (258 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637555RODRIGUES, Alessandra. Portfólio: estratégia reflexiva na formação continuada das ciências naturais com foco nas geociências para professores polivalentes. 2019. 1 recurso online (258 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637555. Acesso em: 28 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095132Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-21T16:36:31Zoai::1095132Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-21T16:36:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Portfólio : estratégia reflexiva na formação continuada das ciências naturais com foco nas geociências para professores polivalentes
Portfolio : reflexive strategy to teacher education for natural sciences with emphasis in geosciences to primary teachers
title Portfólio : estratégia reflexiva na formação continuada das ciências naturais com foco nas geociências para professores polivalentes
spellingShingle Portfólio : estratégia reflexiva na formação continuada das ciências naturais com foco nas geociências para professores polivalentes
Rodrigues, Alessandra, 1972-
Formação continuada de professor
Ciências naturais - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Portfólios em educação
Continuous teacher training
Natural sciences - Study and teaching
Earth sciences - Study and teaching
Portfolios in education
title_short Portfólio : estratégia reflexiva na formação continuada das ciências naturais com foco nas geociências para professores polivalentes
title_full Portfólio : estratégia reflexiva na formação continuada das ciências naturais com foco nas geociências para professores polivalentes
title_fullStr Portfólio : estratégia reflexiva na formação continuada das ciências naturais com foco nas geociências para professores polivalentes
title_full_unstemmed Portfólio : estratégia reflexiva na formação continuada das ciências naturais com foco nas geociências para professores polivalentes
title_sort Portfólio : estratégia reflexiva na formação continuada das ciências naturais com foco nas geociências para professores polivalentes
author Rodrigues, Alessandra, 1972-
author_facet Rodrigues, Alessandra, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pioker-Hara, Fabiana Curtopassi, 1979-
Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan
Matos, Kedima Ferreira de Oliveira
Sicca, Natalina Aparecida Laguna
Cunha, Carlos Alberto Lobão da Silveira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Alessandra, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professor
Ciências naturais - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Portfólios em educação
Continuous teacher training
Natural sciences - Study and teaching
Earth sciences - Study and teaching
Portfolios in education
topic Formação continuada de professor
Ciências naturais - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Portfólios em educação
Continuous teacher training
Natural sciences - Study and teaching
Earth sciences - Study and teaching
Portfolios in education
description Orientador: Fabiana Curtopassi Pioker-Hara
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637555
RODRIGUES, Alessandra. Portfólio: estratégia reflexiva na formação continuada das ciências naturais com foco nas geociências para professores polivalentes. 2019. 1 recurso online (258 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637555. Acesso em: 28 fev. 2025.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637555
identifier_str_mv RODRIGUES, Alessandra. Portfólio: estratégia reflexiva na formação continuada das ciências naturais com foco nas geociências para professores polivalentes. 2019. 1 recurso online (258 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637555. Acesso em: 28 fev. 2025.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095132
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (258 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1825951805086892032