Um novo olhar para o ensino de língua portuguesa para surdos : sequências didáticas de português como segunda língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spinelli Gobbes, Beatriz, 1992-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642008
Resumo: Orientador: Ivani Rodrigues Silva
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spelling Um novo olhar para o ensino de língua portuguesa para surdos : sequências didáticas de português como segunda línguaA new perspective for Portuguese teaching for the deaf : didactic sequences of Portuguese as a second languageSurdezBilinguismoLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirosSequência didáticaDeafnessBilingualismPortuguese second languageDidactic sequencesOrientador: Ivani Rodrigues SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: O objetivo dessa dissertação é analisar uma sequência didática de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, focada no desenvolvimento de textos dissertativos-argumentativos. O foco principal dessa pesquisa é investigar como as atividades de escrita colaborativa e de revisão e reescrita são importantes no processo de aprendizagem da Língua Portuguesa escrita pelo surdo. A pesquisa qualitativa foi realizada com três adolescentes surdos que frequentam um grupo de atendimento pedagógico, por meio de uma entrevista semiestruturada, atividades de sondagem quanto o conhecimento em Língua Portuguesa e sondagem de práticas didáticas e, por fim, análise dos textos produzidos pelos alunos durante as aulas. Foi desenvolvida uma sequência didática de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, pensando no desenvolvimento da argumentação e de textos dissertativos, em que atividades de escrita colaborativa e de revisão e reescrita ganham destaque. A escrita colaborativa foi importante para que os alunos se identificassem como um grupo, colocando em prática suas dúvidas e desenvolvendo os argumentos coletivamente. A revisão e a reescrita foram importantes para que os alunos refletissem sobre a língua alvo, no caso a Língua Portuguesa, não pensando apenas nas questões gramaticais e ortográficas, mas também quanto ao conteúdo e ao desenvolvimento do seu texto. Nesse caso, as atividades de escrita colaborativa e de revisão e reescrita estão interligadas, pois a partir da escrita colaborativa, os alunos reescrevem o seu texto inicial. Com isso, percebemos como é importante o desenvolvimento de sequências didáticas de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, focando no ensino da argumentação e pensando em atividades de escrita colaborativa e revisão e reescritaAbstract: The objective of this dissertation is to analyze a didactic sequence of Portuguese as a second language for the deaf, focused on the development of argumentative texts. The main focus of this research is to investigate how collaborative writing activities and review and rewrite are important in the process of learning the Portuguese. The qualitative research was conducted with three deaf adolescents, through a semi-structured interview, diagnostic evaluation as to know how much the students understant Portuguese and some teaching practices and, finally, analysis of texts produced by students during classes. A didactic sequence of Portuguese as a second language for the deaf was developed, thinking about the development of argumentation texts, in which activities of collaborative writing and review and rewriting are important. Collaborative writing was important for students to identify themselves as a group, putting into practice their doubts and developing the arguments collectively. Review and rewriting were important for students to reflect on the target language, in this case the Portuguese language, not only thinking about grammatical and orthographic issues, but also about the content and development of their text. In this case, the activities of collaborative writing and review and rewriting are interlinked, because from the collaborative writing, the students rewrite their initial text. With this, we realize how important is the development of didactic sequences of Portuguese as a second language for the deaf, focusing on teaching argumentation and thinking about collaborative writing activities and revision and rewritingMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestra em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoCAPES88882435523/2019-01[s.n.]Silva, Ivani RodriguesReily, Lucia HelenaNascimento, Sandra Patrícia de Faria doUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSpinelli Gobbes, Beatriz, 1992-20212021-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (122 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642008SPINELLI GOBBES, Beatriz. Um novo olhar para o ensino de língua portuguesa para surdos: sequências didáticas de português como segunda língua. 2021. 1 recurso online (122 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642008. 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