Formação de professores na escola básica: desafios cotidianos na atuação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Proença, Heloísa Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Resgate (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645728
Resumo: O artigo apresenta alguns apontamentos sobre a formação de professores que ocorre no interior da escola básica, alicerçados na experiência de um grupo de professoras coordenadoras que atuam nas redes pública e privada de ensino, que se reúne para dialogar e refletir sobre o próprio trabalho. A realidade multifacetada e desafiadora da instituição escolar atravessa o papel da professora coordenadora e influencia as ações de formação que decorrem de sua função. Para compor os apontamentos, as professoras-coordenadoras rememoram e constroem uma narrativa de seu trabalho, apresentando quais princípios norteiam seus saberes e fazeres.
id UNICAMP-6_3012c98aae24721724da4a51acc4ef9d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645728
network_acronym_str UNICAMP-6
network_name_str Resgate (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores na escola básica: desafios cotidianos na atuaçãoFormação de professores. Coordenador pedagógico. Cotidiano escolar.O artigo apresenta alguns apontamentos sobre a formação de professores que ocorre no interior da escola básica, alicerçados na experiência de um grupo de professoras coordenadoras que atuam nas redes pública e privada de ensino, que se reúne para dialogar e refletir sobre o próprio trabalho. A realidade multifacetada e desafiadora da instituição escolar atravessa o papel da professora coordenadora e influencia as ações de formação que decorrem de sua função. Para compor os apontamentos, as professoras-coordenadoras rememoram e constroem uma narrativa de seu trabalho, apresentando quais princípios norteiam seus saberes e fazeres.Universidade Estadual de Campinas2012-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864572810.20396/resgate.v20i23.8645728Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 20 No. 1 (2012): jan./jun. [23]: Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades; 56-65Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 20 Núm. 1 (2012): jan./jun. [23]: Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades; 56-65Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 20 n. 1 (2012): jan./jun. [23]: Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades; 56-652178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645728/13028Copyright (c) 2016 Heloísa Martins Proençainfo:eu-repo/semantics/openAccessProença, Heloísa Martins2017-09-19T14:03:08Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645728Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2017-09-19T14:03:08Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores na escola básica: desafios cotidianos na atuação
title Formação de professores na escola básica: desafios cotidianos na atuação
spellingShingle Formação de professores na escola básica: desafios cotidianos na atuação
Proença, Heloísa Martins
Formação de professores. Coordenador pedagógico. Cotidiano escolar.
title_short Formação de professores na escola básica: desafios cotidianos na atuação
title_full Formação de professores na escola básica: desafios cotidianos na atuação
title_fullStr Formação de professores na escola básica: desafios cotidianos na atuação
title_full_unstemmed Formação de professores na escola básica: desafios cotidianos na atuação
title_sort Formação de professores na escola básica: desafios cotidianos na atuação
author Proença, Heloísa Martins
author_facet Proença, Heloísa Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Proença, Heloísa Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Coordenador pedagógico. Cotidiano escolar.
topic Formação de professores. Coordenador pedagógico. Cotidiano escolar.
description O artigo apresenta alguns apontamentos sobre a formação de professores que ocorre no interior da escola básica, alicerçados na experiência de um grupo de professoras coordenadoras que atuam nas redes pública e privada de ensino, que se reúne para dialogar e refletir sobre o próprio trabalho. A realidade multifacetada e desafiadora da instituição escolar atravessa o papel da professora coordenadora e influencia as ações de formação que decorrem de sua função. Para compor os apontamentos, as professoras-coordenadoras rememoram e constroem uma narrativa de seu trabalho, apresentando quais princípios norteiam seus saberes e fazeres.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645728
10.20396/resgate.v20i23.8645728
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645728
identifier_str_mv 10.20396/resgate.v20i23.8645728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645728/13028
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Heloísa Martins Proença
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Heloísa Martins Proença
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 20 No. 1 (2012): jan./jun. [23]: Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades; 56-65
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 20 Núm. 1 (2012): jan./jun. [23]: Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades; 56-65
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 20 n. 1 (2012): jan./jun. [23]: Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades; 56-65
2178-3284
reponame:Resgate (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Resgate (Online)
collection Resgate (Online)
repository.name.fl_str_mv Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||resgate@unicamp.br
_version_ 1800216870083624960