AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1590 |
Resumo: | O presente projeto pretende investigar sobre a teoria Histórico-Cultural, bem como a aplicação de sua prática pedagógica por professores da rede municipal de ensino de uma cidade do norte do estado do Paraná. O objetivo geral consiste em compreender como a teoria elaborada por Lev Semionovich Vygotsky é conhecida pelos docentes e quais os reflexos desses entendimentos em suas práticas pedagógicas. Para que seja possível identificar os conceitos elaborados, faremos uma entrevista semiestruturada e utilizaremos a Teoria das Representações Sociais, que investiga como se formam e como funcionam os sistemas de referência que utilizamos para classificar objetos, além de interpretar os acontecimentos da realidade cotidiana. Essa teoria norteará nossa pesquisa. A análise dos dados será quali-quantitativa, com base na análise do discurso. Também será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a teoria elaborada por Lev S. Vygotsky, a fim de constatarmos os conceitos estabelecidos pelo autor e suas contribuições para o campo da Educação. O estudo justifica-se pela relevância em mostrar aos futuros profissionais da Educação a importância de conhecer a teoria norteadora dos trabalhos pedagógicos, bem como os reflexos desse desconhecimento na maneira de mediar o ensino e a aprendizagem na educação escolar. Para tanto, tentaremos responder a seguinte problemática: qual é a representação social dos professores sobre a teoria Histórico-Cultural? Assim, poderemos identificar os reflexos desses conceitos no cotidiano escolar. Espera-se contribuir com a formação crítica e reflexiva do futuro educador, quanto a sua prática pedagógica, no entendimento da criança como ser em constante desenvolvimento. |
id |
UNICESU-1_1a385a74d9facd294da46e56ca2c934b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1590 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURALEducação escolarPsicologiamediaçãoconceitosO presente projeto pretende investigar sobre a teoria Histórico-Cultural, bem como a aplicação de sua prática pedagógica por professores da rede municipal de ensino de uma cidade do norte do estado do Paraná. O objetivo geral consiste em compreender como a teoria elaborada por Lev Semionovich Vygotsky é conhecida pelos docentes e quais os reflexos desses entendimentos em suas práticas pedagógicas. Para que seja possível identificar os conceitos elaborados, faremos uma entrevista semiestruturada e utilizaremos a Teoria das Representações Sociais, que investiga como se formam e como funcionam os sistemas de referência que utilizamos para classificar objetos, além de interpretar os acontecimentos da realidade cotidiana. Essa teoria norteará nossa pesquisa. A análise dos dados será quali-quantitativa, com base na análise do discurso. Também será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a teoria elaborada por Lev S. Vygotsky, a fim de constatarmos os conceitos estabelecidos pelo autor e suas contribuições para o campo da Educação. O estudo justifica-se pela relevância em mostrar aos futuros profissionais da Educação a importância de conhecer a teoria norteadora dos trabalhos pedagógicos, bem como os reflexos desse desconhecimento na maneira de mediar o ensino e a aprendizagem na educação escolar. Para tanto, tentaremos responder a seguinte problemática: qual é a representação social dos professores sobre a teoria Histórico-Cultural? Assim, poderemos identificar os reflexos desses conceitos no cotidiano escolar. Espera-se contribuir com a formação crítica e reflexiva do futuro educador, quanto a sua prática pedagógica, no entendimento da criança como ser em constante desenvolvimento.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T13:07:59Z2019-08-14T13:07:59Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1590porMARINHO, Amanda Cristina FerreiraCORDEIRO, Suzi Maria NunesFERREIRA, Helaine Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:26:55Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1590Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:26:55Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURAL |
title |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURAL |
spellingShingle |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURAL MARINHO, Amanda Cristina Ferreira Educação escolar Psicologia mediação conceitos |
title_short |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURAL |
title_full |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURAL |
title_fullStr |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURAL |
title_full_unstemmed |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURAL |
title_sort |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURAL |
author |
MARINHO, Amanda Cristina Ferreira |
author_facet |
MARINHO, Amanda Cristina Ferreira CORDEIRO, Suzi Maria Nunes FERREIRA, Helaine Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
CORDEIRO, Suzi Maria Nunes FERREIRA, Helaine Patrícia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARINHO, Amanda Cristina Ferreira CORDEIRO, Suzi Maria Nunes FERREIRA, Helaine Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação escolar Psicologia mediação conceitos |
topic |
Educação escolar Psicologia mediação conceitos |
description |
O presente projeto pretende investigar sobre a teoria Histórico-Cultural, bem como a aplicação de sua prática pedagógica por professores da rede municipal de ensino de uma cidade do norte do estado do Paraná. O objetivo geral consiste em compreender como a teoria elaborada por Lev Semionovich Vygotsky é conhecida pelos docentes e quais os reflexos desses entendimentos em suas práticas pedagógicas. Para que seja possível identificar os conceitos elaborados, faremos uma entrevista semiestruturada e utilizaremos a Teoria das Representações Sociais, que investiga como se formam e como funcionam os sistemas de referência que utilizamos para classificar objetos, além de interpretar os acontecimentos da realidade cotidiana. Essa teoria norteará nossa pesquisa. A análise dos dados será quali-quantitativa, com base na análise do discurso. Também será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a teoria elaborada por Lev S. Vygotsky, a fim de constatarmos os conceitos estabelecidos pelo autor e suas contribuições para o campo da Educação. O estudo justifica-se pela relevância em mostrar aos futuros profissionais da Educação a importância de conhecer a teoria norteadora dos trabalhos pedagógicos, bem como os reflexos desse desconhecimento na maneira de mediar o ensino e a aprendizagem na educação escolar. Para tanto, tentaremos responder a seguinte problemática: qual é a representação social dos professores sobre a teoria Histórico-Cultural? Assim, poderemos identificar os reflexos desses conceitos no cotidiano escolar. Espera-se contribuir com a formação crítica e reflexiva do futuro educador, quanto a sua prática pedagógica, no entendimento da criança como ser em constante desenvolvimento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-14T13:07:59Z 2019-08-14T13:07:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1590 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098715153432576 |