A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E A EDUCAÇÃO: PODE O TRABALHO INFANTIL INTERFERIR NA APRENDIZAGEM?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2742 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo identificar na relação entre trabalho infantil e educação, problemas ocasionados pelas várias formas de exploração de crianças que trabalham durante seu processo de aprendizagem. Nesta proposta de pesquisa, através da averiguação de estudos históricos e sociológicos encontrados em documentos oficiais, sites especializados, livros, artigos e vídeos relacionados ao tema, pretende esclarecer as formas de trabalho infantil existentes na atualidade, assim como também existe a aspiração de relacionar os impactos do ofício na educação de uma criança. Em face desta discussão, interroga-se: Pode o trabalho infantil interferir no desenvolvimento cognitivo de uma criança? O trabalho infantil afeta no desenvolvimento dela? Ao analisar dados como os da Convenção n. 138 sobre Idade Mínima de Admissão ao Emprego (OIT, 2001) definindo que a idade mínima para o trabalho seria de 15 anos e 18 anos para trabalhos perigosos, observamos que, apesar da tentativa de regulamentação, o exercício do trabalho infantil ainda perdura. Atualmente, a idade mínima para o trabalho não deverá ser inferior à idade correspondente a escolaridade, e, em nenhum caso, poderá ser inferior a 14 anos. Contudo, é evidente que falta muito para o controle e erradicação dessa prática. Como a exploração está em vigor, também está presente a dificuldade das crianças em se desenvolver cognitivamente, o que justifica este estudo. Na educação, o Brasil apresenta um aumento na taxa de matriculas e uma redução, segundo o Plano Nacional por Amostra a Domicílio, de 2012, no trabalho infantil em todas as faixas etárias. Além disto, apesar de os estudos que analisam as consequências do trabalho na educação ser poucos, é possível perceber que o trabalho precoce tem implicações diretas sobre o aprendizado, como a dificuldade na aquisição de habilidades e compreensão de conteúdos que podem levar a reprovação, o desinteresse na escola e a evasão. Desta forma, cabe a esta pesquisa averiguar, por meio de estudos analíticos segundo o materialismo histórico, quais são as interferências que o trabalho ocasiona na formação educacional da criança, e se há beneficio na associação entre trabalho e a escolarização. |
id |
UNICESU -1_9ddd82e96f26ffa10dbf8c88ba2ae584 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2742 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E A EDUCAÇÃO: PODE O TRABALHO INFANTIL INTERFERIR NA APRENDIZAGEM?AprendizagemEducaçãoTrabalho infantil.Esta pesquisa tem por objetivo identificar na relação entre trabalho infantil e educação, problemas ocasionados pelas várias formas de exploração de crianças que trabalham durante seu processo de aprendizagem. Nesta proposta de pesquisa, através da averiguação de estudos históricos e sociológicos encontrados em documentos oficiais, sites especializados, livros, artigos e vídeos relacionados ao tema, pretende esclarecer as formas de trabalho infantil existentes na atualidade, assim como também existe a aspiração de relacionar os impactos do ofício na educação de uma criança. Em face desta discussão, interroga-se: Pode o trabalho infantil interferir no desenvolvimento cognitivo de uma criança? O trabalho infantil afeta no desenvolvimento dela? Ao analisar dados como os da Convenção n. 138 sobre Idade Mínima de Admissão ao Emprego (OIT, 2001) definindo que a idade mínima para o trabalho seria de 15 anos e 18 anos para trabalhos perigosos, observamos que, apesar da tentativa de regulamentação, o exercício do trabalho infantil ainda perdura. Atualmente, a idade mínima para o trabalho não deverá ser inferior à idade correspondente a escolaridade, e, em nenhum caso, poderá ser inferior a 14 anos. Contudo, é evidente que falta muito para o controle e erradicação dessa prática. Como a exploração está em vigor, também está presente a dificuldade das crianças em se desenvolver cognitivamente, o que justifica este estudo. Na educação, o Brasil apresenta um aumento na taxa de matriculas e uma redução, segundo o Plano Nacional por Amostra a Domicílio, de 2012, no trabalho infantil em todas as faixas etárias. Além disto, apesar de os estudos que analisam as consequências do trabalho na educação ser poucos, é possível perceber que o trabalho precoce tem implicações diretas sobre o aprendizado, como a dificuldade na aquisição de habilidades e compreensão de conteúdos que podem levar a reprovação, o desinteresse na escola e a evasão. Desta forma, cabe a esta pesquisa averiguar, por meio de estudos analíticos segundo o materialismo histórico, quais são as interferências que o trabalho ocasiona na formação educacional da criança, e se há beneficio na associação entre trabalho e a escolarização.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-13T19:39:29Z2019-11-13T19:39:29Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2742porCHIARATO, Ana ClaudiaBORDIN, Reginaldo Aliçandroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:49:03ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E A EDUCAÇÃO: PODE O TRABALHO INFANTIL INTERFERIR NA APRENDIZAGEM? |
title |
A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E A EDUCAÇÃO: PODE O TRABALHO INFANTIL INTERFERIR NA APRENDIZAGEM? |
spellingShingle |
A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E A EDUCAÇÃO: PODE O TRABALHO INFANTIL INTERFERIR NA APRENDIZAGEM? CHIARATO, Ana Claudia Aprendizagem Educação Trabalho infantil. |
title_short |
A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E A EDUCAÇÃO: PODE O TRABALHO INFANTIL INTERFERIR NA APRENDIZAGEM? |
title_full |
A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E A EDUCAÇÃO: PODE O TRABALHO INFANTIL INTERFERIR NA APRENDIZAGEM? |
title_fullStr |
A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E A EDUCAÇÃO: PODE O TRABALHO INFANTIL INTERFERIR NA APRENDIZAGEM? |
title_full_unstemmed |
A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E A EDUCAÇÃO: PODE O TRABALHO INFANTIL INTERFERIR NA APRENDIZAGEM? |
title_sort |
A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E A EDUCAÇÃO: PODE O TRABALHO INFANTIL INTERFERIR NA APRENDIZAGEM? |
author |
CHIARATO, Ana Claudia |
author_facet |
CHIARATO, Ana Claudia BORDIN, Reginaldo Aliçandro |
author_role |
author |
author2 |
BORDIN, Reginaldo Aliçandro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CHIARATO, Ana Claudia BORDIN, Reginaldo Aliçandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Educação Trabalho infantil. |
topic |
Aprendizagem Educação Trabalho infantil. |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo identificar na relação entre trabalho infantil e educação, problemas ocasionados pelas várias formas de exploração de crianças que trabalham durante seu processo de aprendizagem. Nesta proposta de pesquisa, através da averiguação de estudos históricos e sociológicos encontrados em documentos oficiais, sites especializados, livros, artigos e vídeos relacionados ao tema, pretende esclarecer as formas de trabalho infantil existentes na atualidade, assim como também existe a aspiração de relacionar os impactos do ofício na educação de uma criança. Em face desta discussão, interroga-se: Pode o trabalho infantil interferir no desenvolvimento cognitivo de uma criança? O trabalho infantil afeta no desenvolvimento dela? Ao analisar dados como os da Convenção n. 138 sobre Idade Mínima de Admissão ao Emprego (OIT, 2001) definindo que a idade mínima para o trabalho seria de 15 anos e 18 anos para trabalhos perigosos, observamos que, apesar da tentativa de regulamentação, o exercício do trabalho infantil ainda perdura. Atualmente, a idade mínima para o trabalho não deverá ser inferior à idade correspondente a escolaridade, e, em nenhum caso, poderá ser inferior a 14 anos. Contudo, é evidente que falta muito para o controle e erradicação dessa prática. Como a exploração está em vigor, também está presente a dificuldade das crianças em se desenvolver cognitivamente, o que justifica este estudo. Na educação, o Brasil apresenta um aumento na taxa de matriculas e uma redução, segundo o Plano Nacional por Amostra a Domicílio, de 2012, no trabalho infantil em todas as faixas etárias. Além disto, apesar de os estudos que analisam as consequências do trabalho na educação ser poucos, é possível perceber que o trabalho precoce tem implicações diretas sobre o aprendizado, como a dificuldade na aquisição de habilidades e compreensão de conteúdos que podem levar a reprovação, o desinteresse na escola e a evasão. Desta forma, cabe a esta pesquisa averiguar, por meio de estudos analíticos segundo o materialismo histórico, quais são as interferências que o trabalho ocasiona na formação educacional da criança, e se há beneficio na associação entre trabalho e a escolarização. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-13T19:39:29Z 2019-11-13T19:39:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2742 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771933348331520 |