MÉTODOS DIFERENCIADOS: UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASTARDO, Ana Paula Borges
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BARBOSA, Magda Ribeiro de França, DAL FORNO, Letícia Fleig, BEHREND, Rômulo Diego de Lima
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4094
Resumo: Este projeto refere-se a uma proposta pedagógica em desenvolvimento no curso de licenciatura em pedagogia na modalidade presencial de ensino, e que vislumbra a aplicação de um processo avaliativo, denominado trabalho avaliativo, que proporciona aos estudantes do ensino superior um reconhecimento sobre a aprendizagem colaborativa e a experiência de metodologias de ensino que sejam diferenciadas. O presente projeto conta com dois objetivos 1) Envolver os estudantes em tarefas e desafios para resolver e desenvolver projetos relacionados à sala de aula; 2) Desenvolver habilidades, pensamento crítico, criativo e competência, variáveis necessárias para a formação profissional. E a metodologia do mesmo estrutura-se na diversificação de estratégias de ensino e de metodologias para a promoção do desenvolvimento do trabalho avaliativo bimestral. Espera-se com este projeto o desenvolvimento de estudantes mais ativos e engajados em seu processo de aprendizagem, que vislumbrem a importância de aprenderem propostas e pesquisa no ensino superior para replicarem tais experiências em suas atuações na educação básica.
id UNICESU -1_9ea16180bc5a92d7eb39d155f36b3cd3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4094
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling MÉTODOS DIFERENCIADOS: UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIALEnsino e aprendizagemPedagogiaEste projeto refere-se a uma proposta pedagógica em desenvolvimento no curso de licenciatura em pedagogia na modalidade presencial de ensino, e que vislumbra a aplicação de um processo avaliativo, denominado trabalho avaliativo, que proporciona aos estudantes do ensino superior um reconhecimento sobre a aprendizagem colaborativa e a experiência de metodologias de ensino que sejam diferenciadas. O presente projeto conta com dois objetivos 1) Envolver os estudantes em tarefas e desafios para resolver e desenvolver projetos relacionados à sala de aula; 2) Desenvolver habilidades, pensamento crítico, criativo e competência, variáveis necessárias para a formação profissional. E a metodologia do mesmo estrutura-se na diversificação de estratégias de ensino e de metodologias para a promoção do desenvolvimento do trabalho avaliativo bimestral. Espera-se com este projeto o desenvolvimento de estudantes mais ativos e engajados em seu processo de aprendizagem, que vislumbrem a importância de aprenderem propostas e pesquisa no ensino superior para replicarem tais experiências em suas atuações na educação básica.UniCesumar2020-01-10T16:54:59Z2020-01-10T16:54:59Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4094otherCASTARDO, Ana Paula BorgesBARBOSA, Magda Ribeiro de FrançaDAL FORNO, Letícia FleigBEHREND, Rômulo Diego de Limareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:57Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:00:25.309Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv MÉTODOS DIFERENCIADOS: UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
title MÉTODOS DIFERENCIADOS: UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
spellingShingle MÉTODOS DIFERENCIADOS: UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
CASTARDO, Ana Paula Borges
Ensino e aprendizagem
Pedagogia
title_short MÉTODOS DIFERENCIADOS: UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
title_full MÉTODOS DIFERENCIADOS: UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
title_fullStr MÉTODOS DIFERENCIADOS: UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
title_full_unstemmed MÉTODOS DIFERENCIADOS: UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
title_sort MÉTODOS DIFERENCIADOS: UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
author CASTARDO, Ana Paula Borges
author_facet CASTARDO, Ana Paula Borges
BARBOSA, Magda Ribeiro de França
DAL FORNO, Letícia Fleig
BEHREND, Rômulo Diego de Lima
author_role author
author2 BARBOSA, Magda Ribeiro de França
DAL FORNO, Letícia Fleig
BEHREND, Rômulo Diego de Lima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CASTARDO, Ana Paula Borges
BARBOSA, Magda Ribeiro de França
DAL FORNO, Letícia Fleig
BEHREND, Rômulo Diego de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Pedagogia
topic Ensino e aprendizagem
Pedagogia
dc.description.none.fl_txt_mv Este projeto refere-se a uma proposta pedagógica em desenvolvimento no curso de licenciatura em pedagogia na modalidade presencial de ensino, e que vislumbra a aplicação de um processo avaliativo, denominado trabalho avaliativo, que proporciona aos estudantes do ensino superior um reconhecimento sobre a aprendizagem colaborativa e a experiência de metodologias de ensino que sejam diferenciadas. O presente projeto conta com dois objetivos 1) Envolver os estudantes em tarefas e desafios para resolver e desenvolver projetos relacionados à sala de aula; 2) Desenvolver habilidades, pensamento crítico, criativo e competência, variáveis necessárias para a formação profissional. E a metodologia do mesmo estrutura-se na diversificação de estratégias de ensino e de metodologias para a promoção do desenvolvimento do trabalho avaliativo bimestral. Espera-se com este projeto o desenvolvimento de estudantes mais ativos e engajados em seu processo de aprendizagem, que vislumbrem a importância de aprenderem propostas e pesquisa no ensino superior para replicarem tais experiências em suas atuações na educação básica.
description Este projeto refere-se a uma proposta pedagógica em desenvolvimento no curso de licenciatura em pedagogia na modalidade presencial de ensino, e que vislumbra a aplicação de um processo avaliativo, denominado trabalho avaliativo, que proporciona aos estudantes do ensino superior um reconhecimento sobre a aprendizagem colaborativa e a experiência de metodologias de ensino que sejam diferenciadas. O presente projeto conta com dois objetivos 1) Envolver os estudantes em tarefas e desafios para resolver e desenvolver projetos relacionados à sala de aula; 2) Desenvolver habilidades, pensamento crítico, criativo e competência, variáveis necessárias para a formação profissional. E a metodologia do mesmo estrutura-se na diversificação de estratégias de ensino e de metodologias para a promoção do desenvolvimento do trabalho avaliativo bimestral. Espera-se com este projeto o desenvolvimento de estudantes mais ativos e engajados em seu processo de aprendizagem, que vislumbrem a importância de aprenderem propostas e pesquisa no ensino superior para replicarem tais experiências em suas atuações na educação básica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-10T16:54:59Z
2020-01-10T16:54:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4094
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4094
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948613027954688