ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2473 |
Resumo: | Este trabalho busca compreender as práticas escolares de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no ensino fundamental, a partir da análise de erros ortográficos presentes em enunciados escritos por crianças em processo de aquisição ortográfica. Para cumprir com o objetivo proposto, analisamos 63 enunciados escritos por alunos do sexto ano do ensino fundamental, coletados em uma escola pública, na cidade de Maringá - PR. A partir disso, investigamos a influência do entrelaçamento de práticas de oralidade e letramento no aparecimento das ocorrências ortográficas não convencionais. Logo, com base nos registros ortográficos não convencionais, analisamos as práticas escolares de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, enfatizando o desenvolvimento do letramento escolar. Pudemos, então, constatar que os registros não convencionais recebem influência da circulação dos escreventes por práticas sociais de oralidade e letramento. Com isso, os professores de Língua Portuguesa precisam reformular suas práticas para obter resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem. |
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ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTALAquisição ortográficaEnsino e aprendizagemEnunciados escritosEste trabalho busca compreender as práticas escolares de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no ensino fundamental, a partir da análise de erros ortográficos presentes em enunciados escritos por crianças em processo de aquisição ortográfica. Para cumprir com o objetivo proposto, analisamos 63 enunciados escritos por alunos do sexto ano do ensino fundamental, coletados em uma escola pública, na cidade de Maringá - PR. A partir disso, investigamos a influência do entrelaçamento de práticas de oralidade e letramento no aparecimento das ocorrências ortográficas não convencionais. Logo, com base nos registros ortográficos não convencionais, analisamos as práticas escolares de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, enfatizando o desenvolvimento do letramento escolar. Pudemos, então, constatar que os registros não convencionais recebem influência da circulação dos escreventes por práticas sociais de oralidade e letramento. Com isso, os professores de Língua Portuguesa precisam reformular suas práticas para obter resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem.Unicesumar2019-09-13T13:19:19Z2019-09-13T13:19:19Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2473otherNotari, Viviane Favaroreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:21Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:33.253Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
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Este trabalho busca compreender as práticas escolares de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no ensino fundamental, a partir da análise de erros ortográficos presentes em enunciados escritos por crianças em processo de aquisição ortográfica. Para cumprir com o objetivo proposto, analisamos 63 enunciados escritos por alunos do sexto ano do ensino fundamental, coletados em uma escola pública, na cidade de Maringá - PR. A partir disso, investigamos a influência do entrelaçamento de práticas de oralidade e letramento no aparecimento das ocorrências ortográficas não convencionais. Logo, com base nos registros ortográficos não convencionais, analisamos as práticas escolares de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, enfatizando o desenvolvimento do letramento escolar. Pudemos, então, constatar que os registros não convencionais recebem influência da circulação dos escreventes por práticas sociais de oralidade e letramento. Com isso, os professores de Língua Portuguesa precisam reformular suas práticas para obter resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem. |
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