MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALING, Simoni Cristina
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: RAUBER, Izamara Maria Fachim, ZIEMNICZAK, Kaline, BAUMGATNER, Lucas, AZEVEDO, Simone Garcia de, RIBEIRO, Lucinéia Chasko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6870
Resumo: Conhecer e entender o funcionamento e a morfologia do corpo humano não deve ser prioridade apenas de profissionais das áreas da saúde, afinal estudar anatomia é nos descobrirmos como ser vivo. A preparação anatômica com finalidade cientifica voltou a se intensificar nos últimos séculos sendo que as peças anatômicas se tornaram muito úteis para complementação da aula teórica. Devido à falta de peças anatômicas sentimos a necessidade de conhecer as técnicas de preparação desses materiais, para o desenvolvimento de modelos alternativos que possam ser empregados nas aulas práticas. Neste contexto foram desenvolvidos seis modelos didáticos com objetivo de ampliar o acervo do laboratório de Anatomia para proporcionar aos estudantes uma melhor visualização e entendimento das estruturas anatômicas. Os modelos didáticos foram produzidos através da técnica de osteotécnica sendo aplicada em um mamífero (morcego) e um anfíbio (sapo), da angiotécnica para repleção dos vasos e estruturas tubulares do pulmão e coração de suínos e, a preparação de articulações da pelve e ombro, com modelagem com massa de “biscuit” colorido. A utilização destes recursos didáticos foi avaliada como facilitador da aprendizagem, mostrando-se eficaz, no processo ensino-aprendizagem.
id UNICESU -1_cd3bf5458a83b9d2beb6239d844593a6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6870
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADOAnatomiaEnsino-aprendizagemModelos didáticosConhecer e entender o funcionamento e a morfologia do corpo humano não deve ser prioridade apenas de profissionais das áreas da saúde, afinal estudar anatomia é nos descobrirmos como ser vivo. A preparação anatômica com finalidade cientifica voltou a se intensificar nos últimos séculos sendo que as peças anatômicas se tornaram muito úteis para complementação da aula teórica. Devido à falta de peças anatômicas sentimos a necessidade de conhecer as técnicas de preparação desses materiais, para o desenvolvimento de modelos alternativos que possam ser empregados nas aulas práticas. Neste contexto foram desenvolvidos seis modelos didáticos com objetivo de ampliar o acervo do laboratório de Anatomia para proporcionar aos estudantes uma melhor visualização e entendimento das estruturas anatômicas. Os modelos didáticos foram produzidos através da técnica de osteotécnica sendo aplicada em um mamífero (morcego) e um anfíbio (sapo), da angiotécnica para repleção dos vasos e estruturas tubulares do pulmão e coração de suínos e, a preparação de articulações da pelve e ombro, com modelagem com massa de “biscuit” colorido. A utilização destes recursos didáticos foi avaliada como facilitador da aprendizagem, mostrando-se eficaz, no processo ensino-aprendizagem.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-28T13:36:33Z2007-10-232021-01-28T13:36:33Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6870porSALING, Simoni CristinaRAUBER, Izamara Maria FachimZIEMNICZAK, KalineBAUMGATNER, LucasAZEVEDO, Simone Garcia deRIBEIRO, Lucinéia Chaskoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-29T06:01:22ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADO
title MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADO
spellingShingle MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADO
SALING, Simoni Cristina
Anatomia
Ensino-aprendizagem
Modelos didáticos
title_short MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADO
title_full MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADO
title_fullStr MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADO
title_full_unstemmed MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADO
title_sort MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADO
author SALING, Simoni Cristina
author_facet SALING, Simoni Cristina
RAUBER, Izamara Maria Fachim
ZIEMNICZAK, Kaline
BAUMGATNER, Lucas
AZEVEDO, Simone Garcia de
RIBEIRO, Lucinéia Chasko
author_role author
author2 RAUBER, Izamara Maria Fachim
ZIEMNICZAK, Kaline
BAUMGATNER, Lucas
AZEVEDO, Simone Garcia de
RIBEIRO, Lucinéia Chasko
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SALING, Simoni Cristina
RAUBER, Izamara Maria Fachim
ZIEMNICZAK, Kaline
BAUMGATNER, Lucas
AZEVEDO, Simone Garcia de
RIBEIRO, Lucinéia Chasko
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia
Ensino-aprendizagem
Modelos didáticos
topic Anatomia
Ensino-aprendizagem
Modelos didáticos
description Conhecer e entender o funcionamento e a morfologia do corpo humano não deve ser prioridade apenas de profissionais das áreas da saúde, afinal estudar anatomia é nos descobrirmos como ser vivo. A preparação anatômica com finalidade cientifica voltou a se intensificar nos últimos séculos sendo que as peças anatômicas se tornaram muito úteis para complementação da aula teórica. Devido à falta de peças anatômicas sentimos a necessidade de conhecer as técnicas de preparação desses materiais, para o desenvolvimento de modelos alternativos que possam ser empregados nas aulas práticas. Neste contexto foram desenvolvidos seis modelos didáticos com objetivo de ampliar o acervo do laboratório de Anatomia para proporcionar aos estudantes uma melhor visualização e entendimento das estruturas anatômicas. Os modelos didáticos foram produzidos através da técnica de osteotécnica sendo aplicada em um mamífero (morcego) e um anfíbio (sapo), da angiotécnica para repleção dos vasos e estruturas tubulares do pulmão e coração de suínos e, a preparação de articulações da pelve e ombro, com modelagem com massa de “biscuit” colorido. A utilização destes recursos didáticos foi avaliada como facilitador da aprendizagem, mostrando-se eficaz, no processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-28T13:36:33Z
2021-01-28T13:36:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6870
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771932421390336