EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Catiane de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: CARNIEL, Fabiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2261
Resumo: É fato que a educação, em especial a educação pública, encontra-se carente de atenção, de novos métodos e práxis; precisando assim, renovar-se, tornar-se mais atrativa, mais eficaz e efetiva, sendo que para isso é necessário entender, entre outros aspectos, o que faz com que o aluno se interesse pela aprendizagem e tenha um bom desempenho escolar. Pesquisas com o propósito de investigar novas possibilidades e apontar novos horizontes no âmbito da educação, tornam-se valiosas a medida que possam proporcionar um novo fôlego e abrir caminhos antes desconhecidos. Nesse cenário, a Educação Positiva desponta como um novo paradigma para a educação. Em vista disso, o presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a educação positiva (com o impacto dos resultados na educação formal) por acreditar que esta formará a base de uma nova prosperidade para a educação. A pesquisa sistemática identificou um total de 124 artigos na base de dados eletrônicos PORTAL CAPES, e após a seleção foram removidos os artigos por duplicidade, posteriormente os não elegíveis, com texto incompleto e em outro idioma. Cinco estudos foram selecionados e incluídos na presente revisão. Os impactos na educação formal foram: maior eficácia docente, melhor desempenho acadêmico, comportamento positivo em sala de aula, maior engajamento escolar, aumento no comportamento pró-social e aumento no comportamento positivo em sala de aula.
id UNICESU-1_469f7fc66bfa06d4dc67b9dc404f6284
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2261
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURAAprendizagemEnsinoPsicologia PositivaÉ fato que a educação, em especial a educação pública, encontra-se carente de atenção, de novos métodos e práxis; precisando assim, renovar-se, tornar-se mais atrativa, mais eficaz e efetiva, sendo que para isso é necessário entender, entre outros aspectos, o que faz com que o aluno se interesse pela aprendizagem e tenha um bom desempenho escolar. Pesquisas com o propósito de investigar novas possibilidades e apontar novos horizontes no âmbito da educação, tornam-se valiosas a medida que possam proporcionar um novo fôlego e abrir caminhos antes desconhecidos. Nesse cenário, a Educação Positiva desponta como um novo paradigma para a educação. Em vista disso, o presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a educação positiva (com o impacto dos resultados na educação formal) por acreditar que esta formará a base de uma nova prosperidade para a educação. A pesquisa sistemática identificou um total de 124 artigos na base de dados eletrônicos PORTAL CAPES, e após a seleção foram removidos os artigos por duplicidade, posteriormente os não elegíveis, com texto incompleto e em outro idioma. Cinco estudos foram selecionados e incluídos na presente revisão. Os impactos na educação formal foram: maior eficácia docente, melhor desempenho acadêmico, comportamento positivo em sala de aula, maior engajamento escolar, aumento no comportamento pró-social e aumento no comportamento positivo em sala de aula.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-27T13:44:27Z2019-08-27T13:44:27Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2261porGONÇALVES, Catiane de OliveiraCARNIEL, Fabianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:08:59Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2261Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:08:59Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
spellingShingle EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
GONÇALVES, Catiane de Oliveira
Aprendizagem
Ensino
Psicologia Positiva
title_short EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_full EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_fullStr EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_sort EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
author GONÇALVES, Catiane de Oliveira
author_facet GONÇALVES, Catiane de Oliveira
CARNIEL, Fabiane
author_role author
author2 CARNIEL, Fabiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Catiane de Oliveira
CARNIEL, Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino
Psicologia Positiva
topic Aprendizagem
Ensino
Psicologia Positiva
description É fato que a educação, em especial a educação pública, encontra-se carente de atenção, de novos métodos e práxis; precisando assim, renovar-se, tornar-se mais atrativa, mais eficaz e efetiva, sendo que para isso é necessário entender, entre outros aspectos, o que faz com que o aluno se interesse pela aprendizagem e tenha um bom desempenho escolar. Pesquisas com o propósito de investigar novas possibilidades e apontar novos horizontes no âmbito da educação, tornam-se valiosas a medida que possam proporcionar um novo fôlego e abrir caminhos antes desconhecidos. Nesse cenário, a Educação Positiva desponta como um novo paradigma para a educação. Em vista disso, o presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a educação positiva (com o impacto dos resultados na educação formal) por acreditar que esta formará a base de uma nova prosperidade para a educação. A pesquisa sistemática identificou um total de 124 artigos na base de dados eletrônicos PORTAL CAPES, e após a seleção foram removidos os artigos por duplicidade, posteriormente os não elegíveis, com texto incompleto e em outro idioma. Cinco estudos foram selecionados e incluídos na presente revisão. Os impactos na educação formal foram: maior eficácia docente, melhor desempenho acadêmico, comportamento positivo em sala de aula, maior engajamento escolar, aumento no comportamento pró-social e aumento no comportamento positivo em sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-27T13:44:27Z
2019-08-27T13:44:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2261
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098714837811200